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Saber entender o cliente envolve ampliar a acessibilidade tecnológica!


Ilustração vetorial minimalista destacando uma figura central que simboliza o cliente, rodeada por elementos tecnológicos como telas de computador, dispositivos móveis e ícones de acessibilidade, como o símbolo universal de acessibilidade ou uma mão digital estendida. Estes elementos representam a adaptação da tecnologia para atender às diversas necessidades dos clientes, utilizando a paleta de cores da marca Perto Digital.

Receber os feedbacks dos clientes pode ser um bom insight para seu site incorporar a acessibilidade tecnológica.


Afinal, qual é o tipo de cliente que sua empresa deve ouvir? Quais são os tipos de críticas construtivas que você deve levar em consideração? Como entregar uma solução sob medida para o mercado e, ainda, oferecer um site acessível e acolhedor?


A digitalização facilitou muito que consumidores apresentassem queixas, informações, reclamações e críticas.


Interpretar as necessidades e as dores que sejam sinônimo de incremento e evolução para o seu negócio é difícil! Envolve priorizar, dar mais atenção para certo perfil de pessoa e ignorar todo o resto.


Portanto, oferecer um site acessível gera conexão imediata com a pauta da diversidade!


Mais conexões consolidam a relevância digital da sua marca empreendedora, o que atrai mais uma maior fatia da clientela. Estas estratégias podem alinhar seu negócio com as críticas imprescindíveis para melhorar sua solução corporativa.


Aposte na acessibilidade do digital e na pauta da pessoa com deficiência. O presente texto tem a finalidade de ser um breve guia com dicas práticas.


Será muito mais fácil perceber possibilidades de melhorias reais na sua solução ouvindo os feedbacks mais certeiros. Aposte na satisfação da sua persona!


Por que alguém se interessaria pela sua solução?


Seu produto e/ou serviço deve ganhar aderência no mercado. Sua oferta deve modificar algum aspecto cotidiano da rotina das pessoas. Então, você deve buscar pessoas interessadas nessa mudança.


É como se o seu empreendimento abraçasse uma causa única e diferenciada. Analise esses dois exemplos:


  • A Perto Digital oferece tecnologia para que negócios incorporem acessibilidade digital;

  • Um hospital pode adotar uma estratégia diferenciada de entrega de serviços para cativar o público-alvo. É a questão de abraçar a defesa intransigente da vida humana;


Mesmo assim, há uma ressalva. O que deve ficar claro é que os perfis de clientes utilizam sua solução por diferentes motivos.


Pessoas diferentes têm expectativas diferentes. Os adotantes iniciais da sua proposta de valor querem diferenciação, novidade, mudança e transformação. Outros perfis desejam apenas preço baixo.


Alguns querem o preço mais elevado porque almejam uma marca que seja símbolo de status.


Há aqueles que compram de você apenas porque querem pertencer a uma comunidade de amantes da tecnologia. Desejam encaixe, filiação, sincronia e reconhecimento. 


Você precisa concentrar esforços num mercado pequeno para coletar feedbacks necessários para incrementar a solução.


Não pense em escalar cedo demais. Foque em melhorar seu protótipo. Mesmo dentro desse diminuto mercado, há vários desejos e hábitos de consumo.

Por conta dessa variedade de focos, a acessibilidade tecnológica garante que sua oferta satisfaça variadas expectativas.


Surpreenda seu consumidor desde já!


Mude o mundo com acessibilidade tecnológica!


O questionamento dos parágrafos introdutórios retorna. Qual é o perfil de cliente que oferece o melhor direcionamento para sua solução?


Um caso merece ser examinado. Imagine que um famoso crítico gastronômico almoçou num restaurante e adorou a comida. Se ele gostou da oferta, é sinal que ele abraçou o propósito do estabelecimento comercial.


Logo, a opinião dele terá muito mais peso do que a fala do consumidor que frequenta poucas vezes o local.


O adotante inicial da sua solução, aquela pessoa que abraça desde cedo a sua causa, pode fornecer insights melhores. Procure pelos neófitos. Um neófito é um principiante, uma pessoa que começou em algo.


Noutras palavras mais simples, os adotantes iniciais da sua solução são as pessoas que fornecem as melhores ideias.


Isso acontece porque eles abraçaram a sua ideia e sua causa desde o começo. Escute essas pessoas e tenha sensibilidade quando lidar com elas! 

Retribua! Gere conexões com essa fatia do mercado!


Em geral, o cliente mais aderiu ao seu produto e/ou serviço:


  • fornece as melhores feedbacks;

  • interage com seus posts e redes sociais, porque está sempre querendo se atualizar sobre seu conteúdo;

  • paga no prazo;

  • valida sua solução comprando;

  • é um fã da sua marca, um comprador recorrente;


  • fala bem de você e da sua marca através de indicações e marketing boca a boca.



Enfim: é um cliente que gera lucro real, recorrente e previsível para a empresa. O entusiasmo dele sustenta seu sonho empreendedor!


Estude o modo como você se comunica com esses neófitos. Agora, você pode usar essa abordagem no marketing para atingir mais pessoas com tecnologia e processos digitais.


Agregue acessibilidade tecnológica no seu site para conquistar maior credibilidade e confiabilidade. 


Uma experiência digital positiva pode causar uma poderosa boa impressão nos adotantes iniciais e estimulá-los a fornecer feedbacks. 


Quer mudar a vida do seu cliente?


Apoie o crescimento do seu negócio com base nas palavras sinceras das críticas construtivas! A Perto Digital oferece um conjunto de recursos e plugins que agregam acessibilidade digital no seu negócio. 


Esteja mais perto das pessoas usando a tecnologia da Perto Digital.

Converse com nosso time comercial e saiba mais sobre os atributos da nossa proposta.




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