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Quem são os profissionais que podem trabalham com acessibilidade digital? - Parte 2


Figuras estilizadas de profissionais de diferentes áreas ligadas à acessibilidade digital, incluindo desenvolvimento, design e gestão, ilustrando a colaboração interdisciplinar para promover a inclusão digital.

O texto post do blog continua a citar os profissionais responsáveis pela acessibilidade digital.



Não só duas categorias profissionais que atuam para transformar seu site em um espaço web mais acessível! Todos os profissionais precisam ter essa percepção e essa mentalidade focada na inclusão.


O time como um todo precisa abraçar a diversidade. Já o propósito desses dois textos é exemplificar como conhecimento técnico certo pode atrair o público para seu site.


Assim, seu site poderá ser navegado por pessoas com deficiência sem muita dificuldade.


É hora de construir conexões e derrubar barreiras! Agregar acessibilidade no seu site atrai mais consumidores e reforça seu posicionamento digital. 


É uma audiência bem mais propensa a comprar a sua solução e alinhada com seu negócio. A partir de agora, você vai entender a importância do conhecimento profissional estar à serviço da acessibilidade digital e inclusão.


A conclusão que este texto quer apresentar é que a pauta da pessoa com deficiência é pública. Para tanto, o artigo parte de uma categoria profissional específica para alcançar a universalidade. 


A classificação das categorias profissionais


O site CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) descreve as diversas profissões existentes em solo brasileiro.  


Essas informações serão de extrema relevância para mencionar como as atividades econômicas profissionais estão alinhadas com a acessibilidade digital.


Cada profissão pode agregar muito para cada tipo de acesso. Por isso, mais do que atividades promotoras da inclusão online, o ambiente corporativo exige compromisso com a diversidade!


Uma cultura voltada para o acolhimento exige mais do que somente operações e processos.


É imprescindível que os esforços estejam direcionados para as reais necessidades das pessoas com deficiência. Um exemplo prático pode lançar luzes sobre o debate.


O marketing e a acessibilidade digital


O conteúdo gerado nas redes sociais, blogs e internet pode potencializar a presença da sua marca.


Portanto, um site acessível pode agregar muito na capacidade do seu negócio em ganhar relevância online. Assim, o marketing combina muito com a acessibilidade.


O exemplo de profissão apresentado nas linhas abaixo é o “analista de marketing”. A partir do CBO, algumas áreas de atividades serão analisadas, bem como as algumas atividades mais alinhadas com a acessibilidade.


Confira algumas ações que o analista de marketing pode desenvolver numa empresa:


A área de atividades “Elaborar plano estratégico das áreas de negócios e/ou relacionamentos” envolve as atividades:

  • Estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;

  • Planejar campanhas publicitárias;

  • Planejar campanhas de vendas;

  • Elaborar orçamentos;

  • Detectar expectativas e necessidades;

  • Pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;

  • Participar do planejamento de campanhas promocionais com parceiros e marketplaces.


São atividades que agregam muito para a acessibilidade digital!


Confira algumas maneiras dessas atividades potencializarem o acesso digital. 

Essas estratégias são fundamentais para alinhar conteúdo acessível com as necessidades de audiências variadas:


  • O estabelecimento de políticas e procedimentos de comunicação pode facilitar que a criação de conteúdo siga regras de acessibilidade digital. Afinal, tudo o que o obedece políticas e procedimentos claros facilita a promoção da inclusão;

  • O planejamento de campanhas publicitárias é outra atividade que pode acrescentar muito no conteúdo acolhedor. A audiência com deficiência deve ser levada em consideração no planejamento e execução da sua publicidade;

  • O planejamento de campanhas de vendas precisa garantir o acesso a sites adaptados para diferentes perfis de públicos. Um site de vendas com um contraste que cansa os olhos pode afugentar clientes, por exemplo. Portanto, campanhas de vendas precisam estar bem alinhadas com marketing para gerar engajamento de variadas pessoas. A mensagem bem apresentada pode impactar e atingir o coração do público;

  • A elaboração do orçamento é fundamental para acrescentar recursos que garantem acessibilidade digital no seu conteúdo;

  • Identificar expectativas e necessidades envolve saber as dores da sua persona. Agora, sua persona pode ser uma pessoa com ou sem deficiência. Existem clientes vivenciado variados tipos de contextos. A missão do analista de marketing é adaptar o conteúdo para a situação desses públicos. Acrescentar um áudio que comunica a mensagem de um post é um exemplo de como o marketing atende às demandas. Seu conteúdo deve atingir todas as pessoas;

  • A pesquisa de comportamentos, opiniões e hábitos elaborada pelo analista de marketing pode gerar novas percepções! Com esses insights, muitas adaptações podem ser feitas na comunicação para cativar os mais diversos tipos de clientes. Um site acessível só é fruto de muita construção coletiva e escuta ativa de feedbacks;

  • Os mesmos princípios se aplicam quando o analista de marketing planeja campanhas promocionais em marketplaces. Um anúncio bem elaborado num site com os recursos certos pode facilitar muito a inclusão digital.


Combine a transformação com acessibilidade digital!


A Perto Digital oferece um conjunto de recursos que agregam acessibilidade no seu negócio. 

Estar perto da promoção da inclusão é ser uma marca transformadora! Impacte o mercado! Converse com nossa equipe de vendas e conheça nossa oferta.


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