top of page

Qual a diferença entre inclusão e acessibilidade?


Arte em 2D com uma mulher de costas apontando para dois papéis com rostos desenhados.

Quando lidamos com a diversidade, surgem muitos termos, definições e nomes específicos.


Por isso, o propósito deste artigo será responder essas questões principais:


- O que é inclusão?

- O que é acessibilidade?

- Qual é o objetivo da acessibilidade?

- Acessibilidade na sua empresa: por onde começar?


Conheça mais sobre o significado desses conceitos e faça com que seu modelo de negócios esteja mais sintonizado com a pauta das pessoas com deficiência.


O que é inclusão?


Antes de trazer a definição da palavra “inclusão”, uma outra palavra será analisada, pois ela têm um peso muito grande na luta das pessoas com deficiência.


A exclusão acontece quando pessoas não acessam espaços, grupos e não podem exercer direitos ou cumprir deveres.


A exclusão assume muitas faces. Quando uma criança não é aceita em uma escola só porque a instituição não conta com estruturas adequadas ela é excluída do direito de estudar.


No âmbito digital, por exemplo, existem sites que não contam com recursos necessários e acabam restringindo o acesso das pessoas com deficiência, inviabilizando a inclusão digital.


Dificuldades financeiras que desestimulam famílias a comprar celulares pode ser considerada uma “exclusão digital”. Já que o progresso das tecnologias digitaliza muitos aplicativos e serviços governamentais, essas famílias não poderiam acessar políticas públicas, o que ampliaria as desigualdades sociais.


Agora, se algum integrante desse núcleo familiar fosse alguma pessoa com deficiência, o cotidiano delas teria ainda mais problemas e desafios.


A inclusão envolve interação: pessoas com deficiência podem exercer direitos e deveres em igualdade como os outros cidadãos. É a equiparação das oportunidades de participar da vida social de uma forma plena.


Esses 2 exemplos podem facilitar o entendimento:

  • escolas com estruturas adequadas para incluir crianças com deficiência física permitem que elas aprendam, exerçam o direito à educação, façam amizades e se socializem.

  • Um site com as adaptações necessárias significa que suas páginas virtuais serão mais convidativas e inclusivas. Mais pessoas com deficiência poderão interagir com suas informações online.

O que é acessibilidade?


A Constituição de 1988 traz a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência. Já no artigo 1, é definido o termo “pessoa com deficiência”:


“Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.”


Por sua vez, a Lei 10.098, de 19 de Dezembro de 2000, apresenta a “acessibilidade” nas seguintes palavras:


“I - acessibilidade: possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos transportes e dos sistemas e meios de comunicação, por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida;”


Sendo assim, uma pessoa com deficiência precisa que espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, transportes, edificações e meios de comunicação sejam de fácil acesso e manuseio. Até porque a própria Constituição diz que o indivíduo com deficiência sempre estará em interação com o ambiente, o que exige que ele seja adequado e adaptado para atender as necessidades de todas as pessoas.


Qual é o objetivo da acessibilidade?


Garantir que os itens e estruturas usadas pela pessoa com deficiência sejam:


  • seguros;

  • possibilitem um manuseio autônomo;

  • proporcionem igualdade de oportunidades.


O site da sua empresa é um ótimo exemplo. Se seu espaço virtual incorporar o acesso como parâmetro fundamental, seus usuários com deficiência poderão navegar e interagir de maneira segura, autônoma e conhecer mais sobre a sua marca.


Assim, eles estariam usufruindo do direito de consumir e de conhecer as soluções do mercado como qualquer outra pessoa. É a igualdade de oportunidades, direitos e deveres.


Mesmo que o seu negócio seja acessível para todas as necessidades específicas da sua audiência e visa lucro, é inegável que essa acessibilidade incorporada no mercado tem uma forte dimensão cidadã.


Acessibilidade na sua empresa: por onde começar?

O Perto Digital oferece diversas soluções para que o seu site seja mais acessível e comunique sua ideia de negócios para uma ampla audiência e as pessoas com deficiência.


Não permita que haja barreiras comunicacionais entre você e seu cliente. Priorize a qualidade de uma navegação fácil e intuitiva para todos os usuários e em qualquer contexto.


Converse com nossos consultores e conheça nossas soluções.




Comentarios


© 2022 Perto Digital. Todos os direitos reservados

bottom of page