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Quais os tipos de dores do mercado resolvidos pela acessibilidade digital?


Arte em 2D com diversas peças de quebra-cabeça com mãos segurando.

O acesso digital pode alavancar a performance do seu marketing. 

Afinal, o papel da sua empresa é educar o mercado. Assim, isso significa detalhar e especificar os tipos de problemas que seu consumidor tem.


Estudar as dores do mercado resolvidos pela acessibilidade digital pode gerar boas ideias para o seu marketing. Afinal, a estratégia de um nicho pode ser incorporada em outro, não importa qual seja o seu negócio.


Sua mensagem deve explorar 3 tipos bem definidos de problemas, o que pode ser desdobrado em:


  • conteúdo para blogs;

  • pitches;

  • marketing para redes sociais;

  • argumentos para vendas;

  • e-mail marketing;

  • conteúdo para sites empresariais;

  • conteúdo promocional como e-books


Nesse texto, você vai conhecer os 3 tipos de problemas e como criar mensagens persuasivas para o seu público alvo. O segredo é a personalização do seu jeito de comunicar para alcançar efetividade.


Quem é o vilão da história?


A sua marca empresarial, sua solução e seu cliente têm uma história compartilhada.


Se você investir em relacionamento, diferenciação e boas entregas, essa história terminará em vendas e clientes apaixonados. Portanto, é possível entender o relacionamento entre marcas e pessoas como um roteiro de filme.


Se o cliente é o protagonista, sua marca é o guia, o mentor. 

Nos filmes, o mentor sempre oferece direcionamentos e soluções para o protagonista.


Um bom exemplo é o herói Luke Skywalker e o mestre Yoda, ambos personagens da franquia Star Wars.


O propósito da marca sempre é apoiar as decisões de consumo do cliente, o personagens principal da história. Essa comparação entre histórias e relacionamentos comerciais é a ideia principal de um livro de Donald Miller.



Toda a boa narrativa tem um vilão que entra em conflito com o herói. Em outras palavras:


  • o cliente é o protagonista da história, o personagem principal;

  • ele enfrenta um desafio, o vilão da história;

  • sua marca deve fornecer a solução ideal para que o cliente supere os problemas desencadeados pelo vilão.


Um vilão representa os seguintes tipos de problemas:


  1. Problema externo: é físico e tangível.

Por exemplo: um restaurante que resolve o problema da fome.


  1. Problema interno: as frustrações e emoções negativas desencadeadas pelo vilão;

Por exemplo: a Starbucks que vende sofisticação e um ambiente confortável para clientes relaxarem;


  1. Problemas filosóficos: é algo que não deveria existir;

Por exemplo: animais de estimação não deveriam ser tratados com injustiça. Por isso, uma marca de pet shop poderia aproveitar essa questão moral para vender comida saudável para donos de animais. Afinal, alimentação saudável é um modo de tratar animais com amor e cuidado.


Assim, um produto pode resolver um problema externo do seu cliente. Só que é o problema interno que estimula o consumidor a procurar a sua marca. 


Já o problema filosófico agrega personalidade para o seu empreendimento. 

O pet shop que vende comida saudável promove a saúde de animais de estimação. 


Logo, a doença dos animais é um problema filosófico resolvido pelo pet shop.

Seu marketing deve explorar 1 problema externo, 1 interno e 1 filosófico. 


Dessa forma, sua mensagem consegue ser clara, objetiva, simples e específica. 


Protagonismo do cliente e as dores do mercado resolvidos pela acessibilidade digital


A acessibilidade digital pode gerar um marketing mais efetivo para educar o mercado.


Com uma mensagem poderosa, sua marca pode ajudar o consumidor a identificar os próprios problemas e desafios. É um esforço para educar o mercado. Por exemplo:


  1. O vilão que o Perto Digital combate é a falta de acessibilidade digital em negócios;

  2. O problema externo provocado pela falta de acessibilidade digital é a perda de lucratividade;

  3. O problema interno é a dificuldade da marca em comunicar uma identidade autêntica para o mercado (ganho de status);

  4. Já o problema filosófico é o impacto social negativo deixado pela falta de inclusão digital. Afinal, a internet é para todas as pessoas.


O Perto Digital oferece soluções em acesso digital para empresas, o que gera maior número de vendas para essas marcas.


Esses empreendimentos que oferecem uma experiência digital acessível conquistam maior credibilidade e carinho dos consumidores.


Esse sentimento de pertencimento e conexão supre uma importante necessidade emocional do empreendedor: a busca por reconhecimento.

Todas as organizações têm responsabilidade em construir uma internet mais acessível e focada em inclusão.


É mais do que uma necessidade de mercado: é uma questão moral, filosófica.

Esse processo de identificar problemas simplifica toda a estratégia de educar o mercado.


Apresente uma promessa mais consistente e alinhada com as dores do seu público.


Seja uma marca inesquecível para o seu mercado com a acessibilidade digital


Sua marca oferece uma experiência acessível digitalmente? 

Você pode impulsionar o engajamento do seu público com os recursos digitais alinhados com as necessidades das pessoas com deficiência.


Identificar os problemas dos consumidores é uma dos passos mais importantes trazidos pelo livro de Storybrand.


Mesmo havendo outras etapas, esse texto do blog Perto Digital já forneceu alguns poderosos insights para sua comunicação. A mensagem do seu marketing pode ganhar ainda mais efetividade se combinar esses insights com inclusão digital. 


Converse com nossa equipe de vendas e conheça mais sobre os diferenciais do Perto Digital.


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