top of page

Quais os impactos indiretos da acessibilidade tecnológica?


Efeito de ondulação partindo de uma tela de smartphone, simbolizando os impactos indiretos e amplamente disseminados da acessibilidade tecnológica.

A acessibilidade tecnológica pode fazer bem mais do que promover a inclusão digital! É que algumas pessoas com deficiência podem contar com uma rede de apoio.


São amigos, vizinhos e familiares que auxiliam nas tarefas cotidianas. Um exemplo é quando uma pessoa com deficiência visual é auxiliada por vizinhos para aprender a pegar ônibus!


Afinal, a responsabilidade pela inclusão é coletiva e um avanço cidadão. Sites mais acessíveis têm um impacto indireto tremendo na qualidade de vida desses variados contatos.


 Saiba mais como seu site pode descomplicar o dia a dia das pessoas com deficiência e a rede de apoio delas! São poderosos impactos indiretos!


O acolhimento da diversidade é uma tarefa que exige muito esforço, dedicação, tempo e energia emocional. A acessibilidade tecnológica pode ampliar a autonomia da usuária e do usuário com deficiência.


É um excelente tipo de suporte para simplificar a vida de todas as pessoas!


O que é uma rede de apoio?


O cuidado com as pessoas com deficiência deve enfatizar a ampliação da autonomia e vida independente. 


Apesar disso, em algumas situações, elas precisam de auxílio específico. Isso acontece com qualquer um dos indivíduos. Por isso que vivemos em sociedade! Somos seres sociais!


No site da ASID Brasil, na aba de biblioteca digital, temos a obra “Rede: Conceitos, serviços e dinâmica”. 


Neste documento, aparece o conceito de “rede espontânea”. Considerada como “rede de apoio” , ela é constituída por:


  • Família;

  • Vizinhos;

  • Comunidades;

  • Organizações sociais.


Todos esses grupos se “conectam” numa única rede em função da afetividade, proximidade, colaboração e solidariedade.  


Apesar de existirem mais tipos de redes, o foco do texto será o impacto da acessibilidade tecnológica na rede espontânea. Uma família pode dividir tarefas necessárias para apoiar o desenvolvimento de uma filha ou filho com deficiência com tais contatos. 


Dessa forma, por exemplo, um adolescente com deficiência visual pode aprender a caminhar pela cidade com um vizinho.


 Posteriormente, ele pode executar a mesma atividade sozinho. Logo, o acolhimento por uma rede espontânea consolidada é ideal para estimular a inclusão em muitos aspectos!


O impacto da acessibilidade tecnológica na rede de apoio


Infelizmente, nem todas as pessoas com deficiência podem contar com redes espontâneas.

 

Isso significa um verdadeiro retrocesso na qualidade de vida e acesso à cidadania. A família não pode ficar com todas as responsabilidades pelo desenvolvimento da pessoa com deficiência!


O acolhimento deve ser um debate coletivo e cidadão! No Brasil, a PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) de 2022 revela dados interessantes sobre as populações. 


Temos um total uma estimativa de 18,6 milhões de pessoas com deficiência com 2 ou mais anos.


Imagine o total de pessoas incluídas nas redes espontâneas dessa diversidade! A internet é um elemento sempre presente na vida de todos nós.


Sites mais acessíveis podem ampliar a autonomia e a independência das pessoas usuárias com deficiência. Coloque mais poder de decisão nas mãos da sua persona!


Uma navegação e manuseio mais fáceis podem colaborar muito para que tarefas na web sejam feitas sem a rede espontânea.


Um acesso facilitado à internet pode simplificar a vida das pessoas com deficiência. Elas não precisarão depender dos contatos para interagir com conteúdo, fazer compras e consumir informações. A acessibilidade tecnológica é um avanço em praticidade e comodidade.


A tecnologia precisa servir ao ser humano e ser uma facilitadora! Relacionamento humano e ajuda mútua sempre serão fundamentais.


Só que contar com apoio da acessibilidade tecnológica pode ampliar o grau de independência de qualquer indivíduo.


Os ganhos da acessibilidade tecnológica para o seu negócio!


Empreendedorismo que incorpora o acesso e a inclusão digital não gera ganhos somente para as equipes empresariais. São muitos benefícios para a pessoa com deficiência e a rede espontânea dela!


É uma economia de tempo, menor burocracia, sistemas amigáveis e marcas inovadoras bem posicionadas no coração dos consumidores.


Pense na transformação que sua proposta de valor vai deixar na vida de tantas pessoas. Como seu site vai incorporar tantas tecnologias para servir a tantas diversidades e tipos de deficiência?


Acessibilidade tecnológica é com a Perto Digital!



A Perto Digital reúne um conjunto de recursos que agregam acessibilidade digital no seu modelo de negócios. Não importa seu nicho de mercado!


Com nossa tecnologia, seu empreendimento vai inovar e entregar muito impacto social. Converse com nosso time e se prepare! Sua marca estará muito mais perto de todas as pessoas!


Comments


© 2022 Perto Digital. Todos os direitos reservados

bottom of page