top of page

Quais os impactos da tecnologia do ano 2041 para a inclusão de pessoas com deficiência?


A imagem apresenta uma ilustração estilizada com tema tecnológico. No centro, destaca-se uma mão robótica preta e cinza que se estende para a direita, com dedos articulados sugerindo tecnologia avançada em robótica. Ao redor da mão, flutuam vários ícones e elementos gráficos que evocam inovação e ciência. Entre eles, há representações estilizadas de elementos como engrenagens azuis, que simbolizam mecânica ou engenharia; um grafeno tridimensional, transmitindo ideia de novos materiais; um foguete, que pode representar exploração espacial ou avanço; e estruturas que lembram edifícios, aludindo ao desenvolvimento urbano ou corporativo.  O fundo da imagem consiste em círculos concêntricos em tons variados de verde e azul, criando a sensação de profundidade e movimento ao redor dos elementos centrais. As linhas tracejadas e pontos conectam os ícones, sugerindo redes e conexões digitais. A imagem transmite uma sensação futurista, focada em temas de progresso e interconectividade tecnológica.


Como a inovação tecnológica de 2041 vai influenciar a inclusão de pessoas com deficiência e a sociedade? 


Este texto apresenta alguns insights do livro 2041 - Como a inteligência artificial vai mudar sua vida nas próximas décadas. Os autores Kai-Fu Lee e Chen Qiufan narram contos de ficção científica que exemplificam prováveis impactos trazidos pela inteligência artificial.


Além disso, a obra traz aprofundadas explicações sobre a inteligência artificial e seus usos. Desse modo, neste artigo, você vai entender sobre este tema a partir de um exemplo fornecido pelos escritores.


O propósito é ilustrar como os veículos autônomos (VAS) impactam a sociedade no presente e os prováveis efeitos dela. A partir desse exemplo fornecido pelo livro, o nosso artigo vai apresentar muitas reflexões.


Daí, sua imaginação será ativada por esses insights! Vamos refletir sobre a inclusão de pessoas com deficiência no presente e futuro. Investir em acessibilidade é um diferencial competitivo hoje e sempre.


O que o livro diz sobre Veículos Autônomos e inteligência artificial?


No conto “O motorista abençoado” trazido pela obra, um cenário futurístico com Veículos Autônomos (VA) é apresentado. O VA é um veículo controlado por um computador que se dirige a si mesmo.


A sociedade de Engenheiros Automotivos classifica os níveis de autonomia da seguinte forma:


N0 (sem automação): o motorista faz toda a condução. A inteligência artificial só observa a estrada e faz alertas quando achar apropriado.


N1 (Com as mãos): A IA (Inteligência Artificial) pode realizar uma tarefa específica se for ativada. Por exemplo: controlar o volante.


N2 (sem as mãos): A IA realiza múltiplas tarefas como controlar o volante, frear e acelerar. Neste caso, a IA ainda depende da ativação do motorista.


N3 (sem os olhos): A IA pode assumir a direção. O carro precisa de um motorista caso a IA peça para ele assumir o volante.


N4 (sem a mente): A IA assume a direção completa por todo uma trajetória apenas em ambientes que ela conhece.


N5 (volante opcional): Nenhum humano é necessário.


O uso de IA leva a uma maior eficiência, menores custos e maior produtividade.

Essa tecnologia pode salvar muitas vidas e reduzir acidentes no trânsito. No entanto, como ficarão taxistas, motoristas de ônibus, caminhoneiros e entregadores? 


O conserto e manutenção de carros exigirá conhecimentos de softwares e eletrônica. Postos de combustíveis, revendedoras de veículos e estabelecimentos serão reduzidos significativamente, assim como seus colaboradores. Logo, o uso de VA moldará uma nova economia, empregos, maneiras de consumir e vender.


Esse exemplo do VA é para ilustrar o tremendo impacto trazido pela inovação nos mais diversos aspectos.


Como sua proposta de valor impacta a inclusão de pessoas com deficiência?


O VA mudará significativamente o mundo. Nesta mesma linha de raciocínio, cabe a pergunta: como o futuro da tecnologia transformará a inclusão das pessoas com deficiência? 


Mais perguntas podem ser feitas a partir desse insight inicial:


  1. Como a sua inovação pode impactar ou vai impactar a vida das pessoas com deficiência?

  2. Como você pode apresentar esses benefícios da sua inovação para esta audiência?

  3. Essa sua inovação é sustentável?

  4. De que forma a acessibilidade para sites pode facilitar que sua inovação mude a vida das pessoas com deficiência?


Seu negócio precisará de ferramentas para oferecer jornadas digitais acessíveis para pessoas com deficiência, mesmo se ele for mais tradicional.


Imagine que, por exemplo, um restaurante entregue pratos inovadores para amantes de boas receitas. Concorda que este é um exemplo de negócio que inovou dentro de um nicho tradicional?


Esse modelo de empreendimento precisará de um site acolhedor e inclusivo para que esta inovação transforme a vida dos clientes.


O mesmo acontece com startups que entregam tecnologia de ponta para o mercado. Elas precisarão de sites inclusivos para que novidades tecnológicas cheguem até um número maior de consumidores.


Em ambos os casos, o time de empreendedores precisará entender como essas inovações beneficiam a população com deficiência. A acessibilidade digital entrega um conjunto de benefícios para qualquer negócio!


Seu empreendimento alcançará uma maior fatia do mercado e comunicará uma forte imagem positiva. Além disso, você terá um desempenho melhor nos motores de busca e vai fidelizar clientes.


Mapear esses ganhos da acessibilidade digital facilita que você compreenda o impacto da sua proposta no cotidiano do seu público. 


Então: você já parou para pensar em como seu empreendimento vai mudar a vida do seu público?

Qual é o futuro da sua empresa e do relacionamento com seus clientes?


O futuro da inclusão digital está conectado com seu sonho empreendedor?


Seu negócio pode contar com a tecnologia da Perto Digital para oferecer sempre uma experiência digital acolhedora e inclusiva.


Investir em acessibilidade digital será um diferencial competitivo hoje e no futuro.

Afinal, a humanidade vai demandar cada vez mais inovação, tecnologia e disrupção. Seu site pode ser um espaço web inclusivo com as soluções da Perto Digital.


Converse com nossa equipe e conheça nossa proposta.


Comments


© 2024 Perto Digital. Todos os direitos reservados

bottom of page