top of page

Quais os 7 principais tipos de acessibilidade?


Ilustração com o ícone de acessibilidade mundial.

A acessibilidade é fundamental para promover a inclusão social. Neste artigo, você descobrirá os diversos tipos de acessibilidade que facilitam a inclusão de diferentes perfis de pessoas, atendendo às suas necessidades específicas.


Segundo o artigo 2º da Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13.146, de 6 de julho de 2015), pessoas com deficiência são aquelas com impedimentos de longa duração de natureza física, mental, intelectual ou sensorial.


Tais impedimentos podem limitar sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.


Por exemplo, uma pessoa que utiliza cadeira de rodas e se depara com calçadas mal conservadas enfrenta barreiras físicas que dificultam sua inclusão social.


Deste modo, neste texto, abordaremos os 7 principais tipos de acessibilidade.


Acessibilidade Atitudinal


Adotar atitudes proativas é crucial para criar um mundo mais acessível e acolhedor. Respeitar e tratar com educação pessoas com deficiência, superando preconceitos, é fundamental para construir uma sociedade ideal.


Promover o respeito e erradicar a discriminação são pilares essenciais para avançar em outras formas de acessibilidade e impulsionar mudanças sociais significativas.


Nas empresas, a diversidade deve ser uma questão central, engajando todos os setores e equipes. É importante cultivar uma cultura que valorize a inclusão e reconheça as diferenças como um ativo.


Dialogar para compreender as necessidades alheias é uma prática que contribui positivamente para o ambiente coletivo.


Redefinir processos, melhorar a comunicação, adaptar estruturas físicas, atualizar tecnologias e aprimorar a gestão de pessoas são medidas que decorrem dessa abordagem. Tais ações enriquecem o ambiente de trabalho com um toque de humanização e elevam a qualidade de vida no trabalho.


Desse modo, fica evidente a interconexão entre os diferentes tipos de acessibilidade, reforçando a importância de uma postura atitudinal inclusiva.


 Acessibilidade Arquitetônica


Espaços projetados com acessibilidade arquitetônica oferecem conforto e praticidade a todos. Inclusões como rampas, braille em elevadores e barras de apoio em banheiros exemplificam isso.


Esta abordagem arquitetônica visa acolher públicos variados, satisfazendo demandas específicas.


A aplicação de padrões técnicos adequados e a observação detalhada das características de cada ambiente promovem uma conscientização ampla. Dessa forma, é viável implementar soluções que melhoram significativamente o cotidiano de pessoas com deficiência.


Acessibilidade Programática


Engloba leis, normas e regulamentos que definem os direitos das pessoas com deficiência, sublinhando a importância da acessibilidade legal.


Esses dispositivos permitem que o Estado promova e garanta a igualdade de direitos, fomentando a inclusão social e a expansão da cidadania.


A implementação dessas diretrizes facilita a melhoria da qualidade de vida, além de empoderar as pessoas com deficiência, reconhecendo-as como cidadãs plenamente ativas..  


Acessibilidade Metodológica


Também conhecida como acessibilidade pedagógica, é vital para reduzir as desigualdades educacionais e econômicas. Envolve a adaptação de metodologias, processos e materiais educativos para facilitar o aprendizado de estudantes com deficiência.


Práticas inclusivas incluem o uso de textos com letras ampliadas, coloridas ou em braille.


No contexto corporativo, a adaptação dos critérios de seleção para incluir profissionais diversos demonstra um compromisso com a diversidade e inclusão. 


Acessibilidade Comunicacional


Envolve adaptação dos meios de comunicação para atender variadas audiências e necessidades. O emprego de intérpretes de língua de sinais e a audiodescrição em imagens e filmes exemplificam estratégias eficazes para garantir a compreensão clara e inclusiva por todos os públicos. 


Acessibilidade Natural


A acessibilidade natural foca em superar ou eliminar obstáculos presentes em ambientes ao ar livre, visando tornar praias, trilhas, paisagens naturais e áreas de conservação plenamente acessíveis a todos.


Esse tipo de acessibilidade envolve a criação de caminhos adaptados, passarelas sobre areia, trilhas guiadas com sinalização tátil e outras infraestruturas que permitam a exploração segura e independente da natureza por pessoas com diversas capacidades.


Acessibilidade Digital


A acessibilidade digital refere-se ao conjunto de práticas e tecnologias que garantem que pessoas com deficiência possam usar a internet e outros meios digitais de forma independente e eficaz.


Com a Perto Digital, todas as necessidades de acessibilidade digital são atendidas. A plataforma oferece soluções abrangentes, como:


Perto Plugin: Um plugin para sites que inclui mais de 40 recursos automáticos para tornar a navegação mais acessível.


Perto Docs: Uma ferramenta que torna arquivos em PDF acessíveis para pessoas com deficiências visuais, auditivas, motoras ou cognitivas.


Perto Texto em Fala: Uma solução que converte conteúdos em áudio, facilitando o acesso para quem tem dificuldades de leitura.


Perto Texto Acessível: Um facilitador que melhora a escrita dos textos, corrigindo erros gramaticais e simplificando a complexidade.


Perto Libras: Uma solução que oferece aos usuários digitais a opção de um intérprete virtual em 3D que utiliza a Língua Brasileira de Sinais, facilitando a comunicação e o acesso a conteúdos para pessoas surdas ou com deficiência auditiva.


Perto Texto Alternativo: Uma ferramenta que gera automaticamente textos alternativos para imagens, permitindo que pessoas com deficiência visual compreendam o conteúdo visual através de leitores de tela.


Perto Monitor de Acessibilidade: Uma funcionalidade que fornece um diagnóstico mensal da acessibilidade do seu site, ajudando a identificar e corrigir problemas para garantir uma experiência de navegação inclusiva para todos os usuários.


Conheça a solução da Perto Digital e transforme seu negócio


A proposta da Perto Digital é fornecer todos os recursos necessários que seu site necessita para ser mais inclusivo. Afinal, o acesso à informação conduz para um cotidiano independente, mais autonomia e satisfação do cliente.


Seu modelo de negócios pode abraçar uma base muito maior do mercado se contar com a tecnologia certa.



Comments


© 2022 Perto Digital. Todos os direitos reservados

bottom of page