A inclusão digital deve ser pauta de todas as organizações.
Assim, mesmo que seu modelo de empreendimento seja convencional ou uma startup, ele deve acolher pessoas com deficiência.
Seu marketing pode ter como principal propósito vender sua solução, sem focar no impacto social.
Da mesma forma, se sua empresa incorporar a inclusão digital, ela será um exemplo indireto para todo o ecossistema.
Muitos benefícios e ganhos podem ser alcançados com negócios que servem como “vitrine” de boas práticas inclusivas. Pessoas trabalham em empresas. Portanto, o marketing da sua proposta de valor comunica toda a cultura e personalidade da sua organização.
É a história do seu sonho empreendedor que está sendo apresentado para o público.
Sendo assim, se seu blog, por exemplo, for acessível, a inclusão digital só reforça sua postura de empresa exemplar. Nesse caso, a história que você apresenta para a audiência se conecta com a questão das pessoas com deficiência.
O presente texto, então, tem dois objetivos principais.
O primeiro é mencionar os ganhos conquistados com a disseminação de boas práticas de inclusão digital.
Já o segundo diz respeito a examinar como seu marketing impacta as demais organizações.
Afinal, o seu marketing que dialoga sobre acessibilidade transforma o ecossistema como se uma poderosa mensagem fosse comunicada.
O seu sonho empresarial opera uma mudança bastante significativa se expor a importância da inclusão digital.
O que a sua marca e a inclusão digital comunicam?
Ser um exemplo empresarial de boas práticas de inclusão digital garante uma maior credibilidade. Imagine uma pessoa com distúrbios de habilidades motoras tendo acesso ao seu blog ativando navegação por teclado.
Só esse detalhe já estimula que esse usuário fale bem da sua solução empresarial e da sua estratégia digital acolhedora.
Sua oferta e a boa prática em inclusão digital ganharam maior relevância. A história de conexão entre sua marca e sua audiência impactam os demais atores e stakeholders como uma potente mensagem.
O livro de Carmine Gallo explica sobre a estrutura do storytelling, a técnica de contar histórias envolventes.
A obra é “Storytelling: aprenda a contar histórias com Steve Jobs, Papa Francisco, Churchill e outras lendas da liderança”. É através dessa estrutura que as histórias envolvem o protagonista e a audiência numa profunda transformação.
Se empresas são constituídas por pessoas, logo, a estrutura da história deve impulsionar a mudança de forma semelhante.
Seu marketing e a disseminação de boas práticas em inclusão digital funcionam desse modo e dentro dessa estrutura. Essa estrutura de mensagem é mencionada num capítulo sobre a trajetória pessoal e profissional de Oprah Winfrey.
Caso você digite “Oprah Winfrey” no google, o motor de busca apresentará que ela é apresentadora de talk show.
Só que ela não se define como uma “apresentadora de talk show”, pois seu real propósito é bem mais abrangente. A missão dela é ampliar a consciência humana, realizando a conexão entre ideias e pessoas.
Assim, ela estimula pessoas a buscar uma vida melhor por meio de histórias bem contadas no programa dela. É uma contribuição genuína para a sociedade.
De forma semelhante, seu marketing comunica seu propósito empresarial e a inclusão digital em blogs, sites ou redes sociais.
Sua marca se importa com a clientela e isso faz toda a diferença no mundo!
Oprah apresenta uma estrutura de história, storytelling, bastante simples e eficaz:
A narrativa inicia com um fato comum que ajuda a plateia se identificar com o contador de histórias;
No meio da narrativa, o protagonista aprende uma profunda lição que modifica a percepção dele;
O protagonista entende a missão e conquista uma vida melhor.
Essa estrutura pode ser resumida em três itens básicos:
evento-gatilho;
transformação;
lição aprendida.
A sua solução empresarial alinhada com a inclusão digital apresenta seu sonho de transformar a vida dos clientes.
Acrescente personalidade, propósito e um jeito próprio de empreender para virar uma lenda nos negócios. É dessa forma que mais e mais empreendedores vão assimilando lições a partir da sua história envolvendo a inclusão digital!
Quais os benefícios de apoiar essa transformação inovadora?
Ser um exemplo no ramo do empreendedorismo significa ser liderança nos negócios!
Deixe que sua proposta de valor alcance mais e mais clientes com um marketing poderoso e uma história bem contada. Conte com os recursos de acessibilidade digital para abocanhar mais mercado e consolidar fama de uma marca acolhedora.
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