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Profissionais liberais e o marketing inclusivo - Parte 3


Ilustração minimalista de um profissional liberal interagindo com um grupo diversificado de pessoas através de uma tela digital, simbolizando o alcance e engajamento do marketing inclusivo, com uso das cores da marca Perto Digital.

Este artigo é o terceiro da série “profissionais liberais e o marketing inclusivo”.

Você pode acessar a primeira parte e a segunda.


O objetivo é apresentar algumas dicas para agregar na performance do seu marketing com um roteiro enxuto e bem elaborado. Além do mais, seu marketing digital focado na inclusão da pessoa com deficiência apresenta maior efetividade do que o tradicional.


Com esses direcionamentos estratégicos, profissionais liberais e pequenos negócios conquistarão mais mercado.


Neste texto, você vai descobrir como implementar marketing viral, selecionar um nicho, aprender com erros, acertos e ativar mídias específicas. 


Interagir com o público-alvo de forma criteriosa é útil para agregar diferencial competitivo e é um tema das linhas abaixo. Implementação e execução de pesquisas sobre o cliente é outro ponto citado, assim como observar os movimentos dos concorrentes.


Monitoramento de ações, resultados, uso de palavras-chaves e criação de anúncios certeiros são assuntos finais descritos. Todas essas estratégias no ramo digital podem incorporar acessibilidade e inclusão para ganhar efetividade.


Deixar de se conectar com seu cliente com deficiência é deixar uma fatia do mercado desassistida do seus serviços.


A partir das linhas abaixo, todos os pontos e aspectos citados anteriormente serão explorados e aprofundados. O propósito é combinar acessibilidade e marketing digital!


Acesso para o marketing digital!


O texto “Acessibilidade digital” do governo Federal traz uma rápida definição do termo.


Assim, é possível alinhar essa conceituação com o marketing inclusivo. Em palavras simples, a acessibilidade é a projeção e construção de sites que possibilitam uma fácil navegação.


Nesse ponto, são incluídas ações como interação e uso dos recursos digitais de maneira simples e intuitiva.


Agora, algumas boas e efetivas práticas de marketing digital inclusivo serão citadas:


  • Marketing viral: é uma mensagem que gera um grande impacto e engajamento. Para gerar um marketing viral, você precisa conhecer bem as dores e comportamentos dos clientes. Além disso, sua marca deve fornecer um motivo para seu marketing viral ser compartilhado e divulgado pelo boca a boca. Esse é o chamado efeito de rede. Se seu blog for bastante acessível para pessoas com deficiência, suas postagens terão maiores chances de alcançarem repercussão. Afinal, seus posts atingirão uma maior fatia de mercado por ser inclusivo.


Conheça o efeito de rede no nosso texto “Use o efeito de rede e a inclusão digital para expandir seu mercado!”


  • Escolha um nicho: para gerar um marketing viral, seu marketing inclusivo deve estar presente nas redes sociais que seu usuário utiliza. Ele pode preferir o tiktok se ele for mais jovem, por exemplo. Agora, pense: por que seus clientes falariam e espalhariam a mensagem do seu marketing? Na maioria das vezes, é por conta de status. O lançamento de uma nova marca de camisas de luxo pode atrair clientes com alto poder de compra. Assim, eles acabam “vestindo” a ideia que a camisa representa: luxo. Assim, os adotantes iniciais, podem ficar ansiosos para comunicar que estão adquirindo roupa de luxo para a tribo deles. O profissional liberal que atua no ramo de moda pode seguir essa estratégia básica para alavancar as vendas.

  • Aprendizagem: tente compreender o porquê das suas campanhas de marketing viral alcançarem êxito ou fracasso.

  • Pesquise! Entenda o perfil e o comportamento dos clientes. Um arquiteto pode achar muita informação útil em sites sobre arquitetura. Acompanhar a movimentação da concorrência e saber onde os clientes estão procurando dicas facilita a pesquisa.

  • Fazer perguntas pode fornecer ideias e insights para gerar um diferencial competitivo para o seu negócio.

  • Utilize soluções em acessibilidade digital para que seu marketing digital seja inclusivo.

  • Mensure os resultados das suas ações em se tratando de marketing digital inclusivo. Como mais pessoas vão entrar no seu site graças a acessibilidade digital, você terá mais contato com o mercado. Mais dados significa mais informações para você lidar com a efetividade das suas estratégias e aprimorar sempre.


Transforme e impulsione seu marketing inclusivo!


A oferta da Startup Perto Digital é agregar acessibilidade em sites através de plugins e funcionalidades. Dessa forma, você investe em entregar valor para uma fatia muito maior do mercado!


Você, profissional liberal, poderá transformar a vida das pessoas com deficiência com sua proposta de valor e know-how.


Converse com nossa equipe de vendas e conheça a nossa proposta de valor.








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