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Profissionais liberais e o marketing inclusivo - Parte 2


Ilustração minimalista de um profissional liberal trabalhando em seu laptop, com gráficos de marketing inclusivo na tela, em um ambiente de trabalho moderno e simplificado, utilizando as cores da marca Perto Digital.

Este texto é a segunda parte da série “profissionais liberais e o marketing inclusivo”.


Acesse a primeira parte da série. O propósito desta coletânea de textos é apresentar o roteiro básico para o profissional liberal alcançar mercado com comunicação acessível.


Neste segundo artigo, você vai avançar ainda mais e conhecer os demais passos do roteiro.


Afinal, uma variedade de públicos pode procurar seus serviços! Se você for, por exemplo, um dentista, como você pode comunicar sua proposta de valor para pessoas com deficiência?


Quais são os passos para você combinar uma forte mensagem, persuasão e acessibilidade digital?


Você precisa priorizar quais tipos de conteúdo para informar seus clientes? É um consistente trabalho focado em educar o seu nicho de mercado! Cada etapa do roteiro oferece um tipo de benefício diferente, tanto para o empreendedor quanto para o cliente.


Então, agora, você vai entender mais sobre o marketing digital inclusivo e os diferenciais competitivos da inclusão digital.


Seja uma liderança empresarial e conquiste a atenção dos clientes certos!

Gere uma comunicação direta, objetiva e simples para atrair a atenção da audiência!


Qual é o foco do seu marketing inclusivo?


O empreendedor não pode criar conteúdo para a web que não seja interessante.

Além disso, não é uma boa prática focar muito em anúncios e materiais comerciais. 


Antes de ser um vendedor, o empreendedor precisa ajudar o cliente a se informar a respeito do serviço ofertado.


O texto online precisa ativar a vontade do cliente em conhecer mais do seu site e da sua oferta! Você precisa se posicionar como uma autoridade no assunto e comunicar todo o seu conhecimento.


A compra será uma consequência da confiança que as pessoas depositam em você.


Por isso, um site e um blog mais acessíveis podem atrair mais pessoas de diferentes perfis.  Assim, você sempre poderá levar em consideração a opinião de pessoas com deficiência e sem deficiência.


Dessa forma, você nunca ficará sem ideias para criar posts com ideias originais e conteúdo bem único.


Um profissional liberal, uma pessoa engenheira, pode considerar a opinião de uma pessoa que se desloca com cadeira de rodas, por exemplo. A partir dessa escuta ativa e opinião de clientes, ela pode mostrar os benefícios de uma rampa para o público.


Até porque a rampa atende as necessidades de acessibilidade de mulheres grávidas, idosos e pessoas que carregam sacolas pesadas.


Percebe como o insights inova o serviço da pessoa engenheira, gerando ideias para posts e melhora na oferta dos serviços dela? É uma questão de acessibilidade e desenho universal:


A lei 13.146 de 6 de julho de 2015 define desenho universal nas seguintes palavras:


“desenho universal: concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou de projeto específico, incluindo os recursos de tecnologia assistiva”.


Já a acessibilidade é definida conforme as palavras:


“possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida;”



Quais seus resultados?


Estude os posts que mais geram engajamento e atraíram consumidores interessados na sua oferta. Assim, você terá as palavras certas e os temas certeiros para aprimorar seu material digital.


Essa estratégia é o marketing de conteúdo. Sua performance é ampliada ainda mais se o atributo “acessível” for incorporado ao seu marketing de conteúdo.


Um blog, por exemplo, é uma ótima ferramenta para manter seu cliente informado sobre seus serviços, projetos e resultados alcançados. Amplie o reconhecimento da sua marca divulgando posts para redes sociais que levam para o seu site e blog.


Esteja onde sua clientela está! Um perfil mais corporativo vai preferir o linkedin, por exemplo.


Outros consumidores vão acompanhar as notícias pelo facebook ou instagram, noutro exemplo. Não há fórmula única para todos os negócios. Você precisa testar. 


A sensibilidade e a empatia cabem bem aqui. Ouça as reclamações e sugestões do seu mercado, interaja quando necessário e responda quando perguntado.


Consumidores querem empresas que validam a opinião deles!


Boas práticas em comunicação


  • Use e-mail marketing com o propósito de estabelecer uma comunicação direta com o cliente. Endereça seu conteúdo para o consumidor mais adequado à sua oferta;

  • Estude os melhores dias e horários para enviar seu e-mail marketing;

  • Crie uma página específica do seu site em que seu cliente deve fornecer algum e-mail. Formulários de cadastro ajudam bastante na hora de conseguir o contato de visitantes do seu site e gerar conexão;

  • Cria campanhas para ativar a curiosidade do mercado. Um exemplo seria promoções para novos cadastros, por exemplo.

  • Fale das suas novidades do seu negócio. Estabeleça uma conversa amistosa e amigável com seus clientes por meio do e-mail marketing. Envie informações úteis para as pessoas certas!

Amplie seu desempenho oferecendo inclusão


A tecnologia da Perto Digital consiste em plugins e funcionalidades que transformam seu site, blog, documentos eletrônicos, textos e áudios.


Assim, eles podem ser acessados por pessoas com qualquer tipo de deficiência sem problemas. Portanto, além do seu marketing ser digital, ele precisa ser inclusivo.


Pequenos negócios e o trabalho dos profissionais liberais podem ganhar ainda mais relevância com essas dicas e a acessibilidade.


Converse com nossa equipe de vendas e conheça os diferenciais da nossa oferta.















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