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Prepare seu e-commerce para a Black Friday com as Soluções de Acessibilidade da Perto Digital


Ilustração de uma mulher com sacolas clicando em um ícone de acessibilidade em uma interface de busca na internet.

Quais as boas práticas para ativar a boa performance do seu negócio?

Prepare seu e-commerce para a Black Friday com as boas dicas do nosso blog Perto Digital!

Assim, o objetivo deste texto é apresentar bons insights para que seu empreendimento possa aproveitar todas as oportunidades da Black Friday.

Afinal, a data pode estimular conexões inéditas entre sua loja virtual e o público.

Vamos conversar mais sobre o assunto? Siga acompanhando nosso texto para saber mais sobre essas dicas!


Prepare seu e-commerce para a Black Friday com as dicas abaixo


Ilustração de duas pessoas discutindo uma lista de tarefas em um quadro, com itens marcados como concluídos.

As principais estratégias para aproximar o seu e-commerce do seu mercado são:


  • Invista pesado em SEO: Otimize as páginas do seu e-commerce para alcançar novos posicionamentos nos motores de busca. Assim, você qualifica o seu público. 

    Um bom posicionamento agrega na confiança e na credibilidade da sua loja. As pessoas usuárias vão se sentir mais confortáveis ao navegar e usar seu site.

    A estratégia do seu SEO deve lidar com pontos como:


  1. conteúdo e número de palavras de cada texto;

  2. uso e aplicação de palavras-chave;

  3. linkagem;

  4. título interno;

  5. SEO title.


Aliás, o seu e-commerce pode ser beneficiado com a sobreposição entre Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web e o SEO. 

Conteúdo com tamanho de fonte adequado, bom contraste, texto alternativo e vídeos com transcrição ajudam muito o posicionamento do seu site.

A navegação por teclado é outro aspecto igualmente importante para oferecer uma boa experiência à pessoa usuária. Desse modo, os recursos do Perto Plugin atendem todas essas necessidades, proporcionando uma jornada digital inclusiva e acessível.

Ainda, em se tratando de SEO, links posicionados em sites simplificam a navegação. 

Isso promove uma jornada contínua pelo conteúdo. 


  • O conteúdo visual é o grande diferencial do e-commerce: seu site necessita de bons elementos visuais. Assim, boas fotos de produtos, edição certa e preocupação com fatores técnicos qualificam a experiência de compra. A imagem aproxima seu público da realidade. O visual pode oferecer um encantamento diferenciado! 


Atenção: cada nicho tem seus atributos específicos. Fotos de um e-commerce de roupas

não seguem a mesma linha estratégica do varejo, por exemplo. Ferramentas como zoom

imagens em 360º e panorâmicas são excelentes soluções para agregar no seu e-commerce.

Um bom texto alternativo para descrever suas fotos atinge diretamente o coração das pessoas com deficiência visual. Aliás, o texto alternativo ajuda no ranqueamento nos motores de busca. A inclusão de palavras-chave relevantes no texto alternativo melhora seus resultados nas pesquisas de imagem. A solução Perto Texto Alternativo é a solução perfeita para essa demanda. 


  • Um site acessível e inclusivo atrai mais a atenção. Por tanto, se você destacar a avaliação dos compradores, seu e-commerce entrega uma melhor experiência de compra. A inclusão digital consegue colocar sua marca na memória afetiva do seu cliente. Expor os benefícios e as implicações do uso de um produto constrói relacionamentos. Exemplificar os ganhos de um produto diferenciado e com desempenho superior envolve investir pesado em acessibilidade. Seu time de vendas precisa ter muita atenção mesmo com comentários e clientes insatisfeitos. Apresentar propostas de melhoria sempre será a melhor alternativa. A construção de processos de confiança leva tempo e demanda cuidados.  


  • A combinação entre esforços do seu e-commerce, atuação em redes sociais e acessibilidade digital é imbatível! Um canal nas redes sociais bem trabalhado e inclusivo pode ser um fator de divulgação da sua marca. Sua página nas redes sociais deve ser bastante interativa e ativa. Portanto, escolha a rede que mais combina com seu público. Crie um calendário de publicações segmentado e periódico para profissionalizar seu marketing. Agregar acessibilidade em redes sociais é imprescindível para alcançar mais resultados com uma comunicação marcante. Portanto, descreva as imagens do seu post, acerte no texto simples, utilize a audiodescrição e fale pausadamente em vídeos.


  • Foque num atendimento ágil. As soluções em acessibilidade digital não devem dificultar o carregamento de sua página web. A oferta de velocidade digital e um bom SAC fortalecerão as bases de um bom relacionamento com o cliente.


  • Agregue valor com Inbound Marketing. A produção de conteúdo passa obrigatoriamente por um site acessível. Aliás, um espaço web pode ganhar ainda mais autoridade e credibilidade com acesso. Seu modelo de negócios será sinônimo de resolução de problemas. Sendo relevante e acessível na internet, sua loja será encontrada por pessoas que procuram por soluções online. A combinação entre mídia paga, conteúdo e acessibilidade fará seu negócio conquistar muitos clientes!


  • Crie alianças com marketplaces. Um marketplace reúne vários e-commerces. Assim, o marketplace utiliza a credibilidade de uma grande empresa para passar confiança ao consumidor.  O marketplace amplia o alcance de pequenos lojistas dessa forma.  

    Ele é um grande shopping virtual que reúne diversas lojas virtuais! Ao cadastrar seus produtos em um marketplace, suas vendas podem aumentar, pois seu negócio conquista maior visibilidade. Essa estratégia consiste em usar o canal do marketplace para ampliar a base de clientes. Sendo assim, você fideliza sua audiência e leva-a para sua plataforma de compra. Neste ponto, é importante oferecer uma jornada de compra acessível. O seu foco em incluir clientes com deficiência pode gerar tremendos resultados. 

São alguns dos principais marketplaces:


  1. Mercado Livre;

  2. Magazine Luiza;

  3. Amaricanas.com;

  4. Submarino;

  5. Dafiti.



  • Ative a força da sua marca com um bom pós-venda. Através de cuidados na etapa do pós-venda, você garante a satisfação da clientela. Essas ações fazem com que existam mais possibilidades para compras futuras. Assim, uma ótima experiência de compra motiva seus clientes a recomendar sua loja para a rede de contato deles.

    Desse modo, você cria um e-commerce tendo como base modelo de receita recorrente. Em outras palavras: um negócio em que compras são feitas periodicamente pelos mesmos clientes. Esse atributo garante a previsibilidade de receita e minimiza os riscos. Nesse aspecto, você pode convidar pessoas a realizarem compras usando e-mail marketing, por exemplo. Criar ofertas personalizadas a partir do perfil da sua persona com os dados do seu público é outra boa prática. Também é válido pedir feedbacks, dicas e avaliação de clientes. A própria tecnologia da Perto Digital permite que você saiba quantas vezes uma mesma funcionalidade foi usada. Com isso, você pode investir estrategicamente na acessibilidade das suas páginas! Já com o Perto Monitor de Acessibilidade,  você descobre se seu site está de acordo com padrões e leis. Todos esses recursos agregam valor na experiência do seu cliente de forma contínua.  



  • Faça melhorias no seu modelo de negócios com dados. Contar com histórico de vendas, cadastros e demais informações podem ativar melhoras no seu e-commerce. Uma boa base de dados significa ideias para realizar análises qualificadas. Dados podem revelar quais são as ações de marketing que são mais efetivas, assim como entender o perfil do cliente. Tenha indicadores para os diversos setores do seu negócio para mensurar o seu desempenho.


Ative a força do seu negócio com a nossa tecnologia


Nós oferecemos um conjunto de soluções em acessibilidade digital para seu negócio atingir um mercado maior.

Nossas ferramentas foram especialmente desenvolvidas para que sua empresa atenda a diversas necessidades das pessoas com deficiência.

O ambiente da internet pode ser um local inclusivo e acessível para todos os perfis de audiência.

Participe dessa transformação digital e ofereça uma jornada inigualável para seu público.

Converse com nossa equipe de vendas.


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