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Por que seguir o Estatuto da Pessoa com Deficiência pode ser um diferencial competitivo?


Ilustração de uma balança de justiça com o símbolo de acessibilidade em um prato e pequenos edifícios no outro, destacando a importância da inclusão como diferencial competitivo para empresas

O Estatuto da Pessoa com Deficiência possui pontos que podem representar importantes insight para o seu empreendimento.


Afinal, empresas que seguem a lei que institui o Estatuto impactam o mercado com maior efetividade. Nesse contexto, cumprir as obrigações legais não deve ser encarado como um custo desnecessário.


É uma forma de agregar inovações e acessibilidade no seu site, o que significa oferta de melhores experiências para o usuário.


Assim, você conhecerá os principais conceitos trazidos pelo estatuto que podem refletir positivamente no seu desempenho empresarial. Além disso, será apresentado os principais detalhes e características de um diferencial competitivo.


Desse modo, ficará mais fácil entender as conexões entre o empreendedorismo e a inclusão digital.  


Quais os principais tópicos do Estatuto da Pessoa com Deficiência?


Há muitos insights e ideias do Estatuto da Pessoa com Deficiência que podem ativar o crescimento do seu empreendimento.


A Lei 13146 de 6 de julho de 2015 institui tal estatuto e traz pontos indispensáveis para agregar em sites. Já no Capítulo II intitulado “Do acesso à informação e à comunicação”, o artigo 63 menciona que: 


  • é obrigatória a acessibilidade em sites mantidos por empresas com sede ou representação comercial no Brasil ou órgãos governamentais;

  • o foco está em oferecer navegação e usabilidade para pessoas com deficiência;

  • assim, usuários podem acessar informações, conforme diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente;

  • sites devem dar destaque a símbolos de acessibilidade.


A lei estabelece o conceito de barreira na comunicação e informação. É um obstáculo que dificulta ou impossibilita a comunicação executada através de sistemas e tecnologias da informação.


Há a definição de desenho universal, que são produtos, ambientes, programas e serviços elaborados para o uso de qualquer pessoa.


No caso de um site, ele já apresenta todos os requisitos e recursos necessários para acolher diferentes perfis de usuários. Então, sites mais acessíveis para pessoas com deficiência vão entregar um uso fácil para toda a população. 


Além disso, é uma obrigatoriedade estabelecida em lei.


As características de um diferencial competitivo


Uma estratégia para seu empreendimento vencer a concorrência e lidar melhor com as tendências do mercado podem envolver:


  1. Problemas: identificação de problemas ainda não resolvidos e oportunidades. Se seu site apresentar uma solução capaz de atender uma dor ainda não resolvida, seu empreendimento ganhará autoridade. Se ele for acessível, uma fatia ainda maior do mercado poderá visualizar o potencial dos seus serviços e/ou produtos.

  2. Relevância do problema: apresente números e dados quantitativos que comuniquem a relevância da dor que sua solução resolve. É uma questão de educar o mercado e agregar valor para a conexão entre marca e usuários.

  3. Competidores: analisar o mercado, fornecedores, competidores e demais negócios que lidam com essa dor pode gerar insights.

  4. Barreiras de mercado e fatores de produção: Quais são os principais obstáculos impostas pelo cenário econômico que podem impedir seu empreendimento em alcançar mercado? Um bom exemplo é a falta de maturidade tecnológica que encarece a produção de mercadorias. Entender esse cenário pode ajudar você a se planejar e traçar caminhos alternativos. Mapeando esses obstáculos, seu empreendimento pode saber lidar com eles.


  1. Atributos de valor dos concorrentes: identificar as características dos serviços e produtos entregues pela concorrência pode ativar muitas ideias para lidar com ela.


  1. Condições da demanda e poder de compra dos clientes: como os clientes se comportam no mercado? Por que eles preferem a concorrência? Qual é o poder de compra dos consumidores? Essas questões podem fazer com que sua empresa aprenda a identificar oportunidades. Afinal, vencer a concorrência significa saber se relacionar com ela e os atributos de valor dela.


  1. Oportunidades identificadas para para reduzir custo de produção: um produto e/ou serviços precisam ter custos de produção reduzidos. Novas tecnologias podem baratear processos, agregar qualidade e reduzir preços para o consumidor final.

  2. Criação de novos atributos de valor: seu empreendimento deve apresentar características superiores e melhores do que a proposta de valor da concorrência. Mapeando os atributos de outras empresas, você terá um maior direcionamento para executar um marketing que comunique os seus diferenciais.

  3. Oportunidade para ampliar a percepção de valor: como você comunica o valor dos atributos e características do seu modelo inovador? Seu marketing e comunicação devem enfatizar como esses atributos são superiores aos da concorrência. Um blog que comunica esses pontos importantes da sua proposta de valor pode ampliar a percepção de valor. As chances disso acontecer aumentam com sites acessíveis e feitos para atender as necessidades de todas as pessoas.


  1. Mapeamento de estratégias de inovação: Uma ideia inovadora só é interessante se pode atender às demandas do mercado. Por isso, conheça os atributos da concorrência para saber criar novos atributos e oportunidades de ampliar a percepção de valor. Esse é o melhor caminho para entregar inovações que estejam alinhadas com as expectativas do mercado.

  2. Barreiras de adoção: Um bom exemplo é a oferta de uma tecnologia cujos consumidores têm pouca familiaridade. Nesse caso, um bom trabalho de marketing e um conteúdo relevante podem fazer muita diferença para educar os clientes.


Como conectar seu diferencial competitivo com o Estatuto da Inclusão?


Seguir as exigências do Estatuto da inclusão pode otimizar seu site.

Afinal, a acessibilidade é um fator que melhora o seu ranqueamento.


Seu conteúdo ganha maior visibilidade. Seu marketing pode:


  1. comunicar melhor a dor do cliente e a relevância dele;

  2. ser uma diferenciação quando seus clientes compararem seus atributos com a concorrência;

  3. ampliar a percepção de valor dos clientes. Eles ficarão apaixonado pela sua marca;

  4. Reduzir barreiras de adoção.


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