top of page

Por que a customização da acessibilidade digital é tão importante?


Ilustração de uma engrenagem rodeada por ícones de ferramentas de acessibilidade e pequenas figuras humanas, destacando a customização como essencial para atender às variadas necessidades de acessibilidade digital.

A acessibilidade digital oferece soluções sob medida para facilitar o uso e manuseio de recursos online.


Um dos pilares centrais da inclusão digital é a entrega de experiências bem personalizadas.



Neste texto, você vai entender o conceito de customização da acessibilidade digital.


Além disso, o texto apresentará a definição de modelo biomédico e modelo social, gerando insights sobre a inclusão digital.


O que é a customização?


Ofereça uma solução alinhada com as necessidades dos usuários. Até porque construir relacionamentos com os clientes é imprescindível. Modelos de negócios precisam sempre entregar inovações ajustadas com as características das pessoas.


O mercado está cada vez mais crítico e cada perfil de cliente tem exigências específicas. Esse cenário pede por recursos customizados.


O artigo “O conceito de customização e sua importância para o mercado atual” fornece insights e ideias nesse sentido. Customização é uma palavra derivada do termo “custom made”.


É uma oferta com elementos exclusivos e específicos que atendem as preferências dos consumidores.


O propósito de entregar esse tipo de proposta de valor é oferecer uma experiência única. Assim, projetos são executados sob demandas e com funcionalidades especiais para suprir os objetivos dos clientes.


Assim, a customização guarda muita relação com a flexibilidade. As vantagens são:


  • responder aos requisitos do público-alvo;

  • gerar um ambiente de total autenticidade;

  • potencializar a conquista e a fidelização de clientes.


Como a customização potencializa a acessibilidade digital?


O acesso digital agrega muito valor para soluções customizáveis. 

Os ganhos trazidos com a inclusão digital podem ser:

  • Melhora e aprimoramento do modelo de negócios;

  • Desenvolvimento da Inovação;

  • Agrega qualidade no produto e/ou serviço.


O foco do seu modelo de empresa deve estar no DNA empreendedor alinhado com inovação acessível. Até porque existe uma incrível diversidade na diversidade.


Uma pessoa com catarata enxerga as coisas de um modo diferente do que uma pessoa com glaucoma, por exemplo.


Assim, um site que incorpora a inclusão digital precisa ser bastante customizável e adaptável ao contexto do usuário. Imagine se uma pessoa com deficiência realiza um cadastro no seu site.


Se esse site não for acessível, a pessoa precisará compartilhar a senha com terceiros para acessar o cadastro.


Essa prática não é recomendável, porque pode significar problemas envolvendo privacidade. Esse é só um exemplo de como a customização e a inclusão digital agregam valor para o público com deficiência.


Por isso, a validação de produtos e serviços digitais significa coletar feedbacks de pessoas com deficiência e melhorar essas soluções.


Canais de comunicação com o cliente são imprescindíveis para coletar opiniões e melhorar a acessibilidade digital. Além disso, essas sugestões de melhoria ampliam a performance da solução. 


É seguir a premissa básica "Nada sobre nós sem nós". Qualquer solução sobre acessibilidade deve acolher a participação social dos usuários com deficiência.

A customização está baseada numa percepção da deficiência como diferença natural do ser humano.


O modelo médico ou biomédico entende a deficiência como doença, lesão ou consequência de algum fenômeno biológico. O problema é que o modelo médico desconsidera todo o contexto social da pessoa com deficiência.

 O foco está só no fenômeno biológico. 


Já o modelo social é interdisciplinar, completo e analisa todo o contexto da pessoa, não somente a deficiência em si.


Esse raciocínio do modelo social se aplica ao design inclusivo.  É a compatibilidade entre produto e pessoa, por exemplo. A aceitação da diversidade e a customização de ofertas comerciais obedece ao modelo social de deficiência.


Gere impacto no seu mercado com a acessibilidade digital


Como você pode incorporar o acesso digital nas suas soluções?


Existem muitos perfis de pessoas, assim como exigências e preferências! É a tal “diversidade dentro da diversidade”. Cada caso de cliente requer atenção específica, por isso que a customização agrega tanto valor.


O Perto Digital oferece recursos, funcionalidades e plugins específicos para que seu negócio seja inclusivo.


Assim, você vai apresentar soluções bastante personalizadas e customizadas para atender os diferentes perfis e demandas dos seus clientes. Seja uma marca inesquecível!


Converse com nossa equipe agora mesmo.










Comments


© 2022 Perto Digital. Todos os direitos reservados

bottom of page