A acessibilidade para sites impacta diretamente na navegação de diferentes perfis de usuários.
O público 50+ é constituído por pessoas com idade maior do que 50 anos. As ferramentas que promovem a inclusão digital são úteis para diversas audiências.
Não são somente colaboradores com deficiência que podem se beneficiar de um site acessível, por exemplo.
A versatilidade e a flexibilidade que as soluções digitais trazem para o universo online facilitam o acesso de qualquer usuário.
Os usuários 50+ só são um exemplo de caso de conexão entre empresa, sites acolhedor e talento. É um caso que apresenta muito bem os ganhos compartilhados entre seu empreendimento e times trazidos pela acessibilidade para sites.
Por isso, o propósito deste texto é apresentar e exemplificar esses ganhos e vantagens.
Seu site empresarial pode ser bem mais atrativo se implantar ferramentas de acessibilidade. Dessa maneira, você vai entender rapidamente o porquê da inclusão digital ser um diferencial competitivo importante.
Além disso tudo, você vai saber mais sobre as características do público 50+. Afinal, é uma fatia da população com habilidades bem específicas e experiências diferenciadas. Saiba mais sobre esse conteúdo nas linhas abaixo!
Quais são os talentos da economia prateada?
Por que as empresas devem focar em atrair colaboradores com diferentes perfis?
Como colaboradores 50+ podem colaborar com times corporativos?
A entrevista concedida pela jornalista Márcia Monteiro para a EA Magazine desperta muitos insights. O novo cenário da economia 4.0 é assim descrito:
demanda por habilidades tecnológicas e socioemocionais;
trabalho mais flexíveis com modelos de ensino/aprendizado e de prestação de serviço;
home office;
mudanças na carreira ao longo da vida;
Todas essas características do cenário atual afetam pessoas de maneira intergeracional. Ou seja: são impactados sentidos por todas as gerações e idades.
Profissionais 50+ apresentam esses atributos:
muito conhecimento acumulado;
inteligência emocional bastante desenvolvida;
adaptabilidade;
resiliência;
experiência.
Mesmo em certas circunstâncias, basta um bom programa de desenvolvimento para que colaboradores 50+ se adaptem aos tempos digitais.
Programas de recrutamento precisam de estratégia para não julgar candidatos em função de idade, raça, gênero ou orientação sexual. Afinal, um enorme potencial pode estar sendo desperdiçado por conta de processos de gestão de talentos com pouco critério técnico.
Há espaços para novas formas de contratação e trabalho.
Modelos de contrato podem priorizar tarefas, prazos determinados e horários flexíveis para aproveitar talentos específicos. É saudável e lucrativo promover mentorias e trocas de ideias entre profissionais jovens e maduros.
Essa combinação de diferentes conhecimentos, perfis e habilidades é a chamada “inteligência intergeracional”. Ninguém pode saber de tudo!
Por causa desses fatores todos, o domínio da tecnologia é importantíssimo.
Habilidades digitais podem fazer a diferença no mercado de trabalho.
A acessibilidade para sites pode potencializar a inteligência intergeracional
A acessibilidade para sites entrega uma experiência simples e fácil para o usuário. Assim, um conteúdo no seu blog pode ser transformado em áudio, por exemplo.
Isso facilita que um colaborador 50+ tenha ideias para novos posts. Até porque ele pode navegar pelo blog do jeito que quiser.
Sites que incorporam a acessibilidade priorizam o atendimento de variadas necessidades dos usuários. Dessa forma, programas corporativos que tem o propósito de desenvolver habilidades digitais podem ser oferecidos com a inclusão digital.
Todas as pessoas e perfis de colaboradores têm a ganhar! Tecnologia que promove o acesso no online podem ser usados de formas infinitas!
Afinal, o progresso das soluções e das formas de uso digital só são limitadas pela imaginação humana. Essa maior praticidade em acessar sites e desenvolver habilidades digitais é um estímulo para engajamento de times e inteligência intergeracional.
A área do RH pode impulsionar o crescimento profissional a partir de sites mais navegáveis.
Da mesma forma, muitas outras áreas empresariais podem ter a performance profissional otimizada com essas tecnologias:
Programação: facilidades para lidar com o site permitem que a execução do trabalho dos programadores seja melhor;
Marketing: melhor usabilidade e navegabilidade são estímulos para o colaborador manusear o site e fazer os ajustes necessários. Assim, passando por constantes revisões e adaptações, a proposta de valor comunicada fica mais clara;
A essência da estratégia que promove a acessibilidade para sites é impactar e trazer mais equidade.
Por isso que a inclusão digital, a pauta das pessoas com deficiência e o debate intergeracional são complementares. A tecnologia pode servir como uma ferramenta para atender as necessidades de todas as pessoas, não importando deficiência ou idade.
Sites acessíveis potencializam empreendimentos
Um site mais acessível pode fazer a diferença para a sua empresa como um todo.
Afinal, essas vantagens trazidas com a solução tecnológica combinam com qualquer departamento ou área empresarial. A Perto Digital tem uma proposta de valor que agrega acessibilidade para negócios através de plugins e funcionalidades bem específicas.
Converse com nossa equipe e nossos consultores para conhecer nossa oferta.
Comments