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O que os super-heróis podem ensinar sobre marketing acessível?


Time de super-heróis contra um fundo digital azul. A ilustração enfatiza a atenção, a empatia, a conectividade e a acessibilidade na tecnologia.

O que pode ampliar a efetividade do marketing acessível? Como sua marca empresarial pode praticar a inclusão digital? De que forma sua solução transforma a vida das pessoas com deficiência?


As respostas para tantos tópicos serão desenvolvidas no presente texto.

 Os insights foram retirados da obra “Isso é marketing: Para ser visto é aprender a enxergar” de Seth Godin.


Você entenderá conceitos bem avançados do marketing a partir de exemplos do cotidiano.


O principal exemplo citado pelo autor, um super-herói, pontua como seu empreendimento pode agregar muito valor para o mercado.

A obra consultada não menciona diretamente o marketing inclusivo. 


Porém, os conceitos trazidos pelo livro podem ser aplicados em negócios que se posicionam como acessíveis. 


Como seu marketing é percebido pelo cliente?


Todas as pessoas usufruem de status, uma posição específica na hierarquia da sociedade. Tais status influenciam na cultura, funções sociais e no modo como compramos das marcas.


Por isso, o status influencia até nossas decisões e percepções sobre grupos e as demais pessoas.


Além disso, o contexto social modifica nosso modo de perceber.

Um médico de desempenho mediano de um famoso hospital pode ter muito status.


Seria um prestígio muito maior do que o caso do habilidoso cirurgião de um hospital não tão conhecido.


Os principais insights sobre status e marketing podem ser assim resumidos:


  • O especialista em marketing sempre apresenta uma oferta que pode modificar o status de uma pessoa;

  • O cliente pode comprar ou não. A decisão acontece sempre em função da percepção e do status da pessoa. 


  • Pessoas podem preferir serviços ou produtos que reduzem, ampliam ou mantêm o status dela. No presente texto, vamos enfatizar soluções que agregam para o status do cliente. 


Pessoas com poder aquisitivo maior podem preferir o atendimento do hospital de grande prestígio mencionado acima. 


Eles querem manter o status. Já pessoas com recursos financeiros mais escassos podem preferir o hospital mais modesto porque ele oferece preços menores.


Então, chegamos na questão que sintetiza toda a ideia do texto. Como ter um projeto empreendedor campeão com credibilidade, status e resultados sustentáveis?


A estratégia do marketing e das marcas heroicas


O exemplo do super-herói pode facilitar o entendimento do questionamento anterior. 


O super-herói é alguém com um imenso status e que apoia as demais pessoas. São ações consistentes. 


As palavras do autor Seth Godin definem bem esse contexto:


“Uma pessoa que procura melhorar seu status com os outros, demonstrando o poder de se concentrar naqueles com status baixo em vez de si mesmo. É certamente assim que o Super-Homem passou a ser entendido por nós. Ele poderia roubar bancos, mas decidiu salvar vidas.”


Logo, se o Super-Homem fosse um produto, ele atenderia um público-alvo que necessitaria subir de status.


O “produto super-homem” apoia pessoas e conquista a confiança do consumidor. Ele opta por elevar os demais e não difamar ou rebaixar.   


Como esses fatos se aplicam no marketing acessível?


Do mesmo modo, se o marketing for mais acessível, sua comunicação empresarial e o diálogo com o mercado vão incorporar:


  • recursos que tornam seu site mais inclusivo. Isso já serve para ampliar sua credibilidade nas redes sociais e impulsionar o engajamento;

  • o compromisso de transformar a vida das pessoas de modo sustentável e concreto;


  • o comprometimento de praticar a inclusão digital e promover a qualidade de vida de todos os perfis de audiências.


O especialista em marketing inclusivo é como um super-herói que amplia a qualidade de vida das comunidades, pessoas e público. Qualquer produto ou serviço tem o potencial de transformar o cotidiano do mercado. 

Mesmo um negócio mais convencional como uma padaria pode fazer a diferença se adotar acessibilidade nos anúncios e site.


Com a oferta de uma experiência digital de fácil acesso, mais pessoas vão entrar conhecer os produtos da padaria. Assim, o fato incrementa a autoridade, credibilidade e relevância da padaria no mundo físico e virtual.


Com anúncios impactantes, a padaria vai apresentar como os produtos e as delícias vendidas atendem a paladares sofisticados. 


Mexer com os sentimentos do público com uma linguagem inteligente e envolvente é imprescindível! Com as palavras certas, o cliente vai associar a comida da padaria com requinte e sofisticação.


Esse jeito de comunicar modifica percepções, status e hábitos de consumo. É uma forma de trazer alegria para a mesa dos clientes! 


Agora, como lidar com as diversas necessidades de acessibilidade das pessoas com deficiência?


Salve o dia do seu cliente!


A proposta da Perto Digital consiste num conjunto de plugins que agregam acessibilidade no seu negócio. Seu site vai oferecer uma navegação mais fácil, prática e intuitiva.


Sua mensagem empresarial pode tocar o coração das pessoas de maneira profunda e consistente. 


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