As Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo da WEB (WCAG) 2.2 são recomendações para agregar acessibilidade no seu conteúdo. Uma web acessível é um ganho para todos os públicos e a sua empresa.
O texto de hoje vai apresentar alguns conceitos para você entender como sua marca avança se implementar essas Diretrizes.
Potencialize sua performance empresarial com nossas dicas e definição sobre a WCAG.
Acompanhe nosso texto:
Por que seu negócio alcança mais mercado se seguir a WCAG?
Seguir as diretrizes fará com que seu conteúdo seja mais acessível para uma ampla gama de pessoas com deficiência.
São vários os públicos que sua marca pode atingir. Seu conteúdo será adaptado para:
cegueira;
visão subnormal (chamada também de baixa visão. É a alteração na capacidade de enxergar. Ela não pode ser corrigida com lentes de contato, medicamentos, cirurgia ou óculos convencionais);
surdez;
perdas auditivas;
dificuldades de movimentação e de fala;
fotossensibilidade (reação incomum de sensibilidade da pele quando exposta a fontes de luz artificial ou à luz do Sol. É uma reação induzida por substâncias químicas);
dificuldade da aprendizagem;
limitações cognitivas (disfunções em habilidades cognitivas como atenção, memória, tomada de decisão, concentração e raciocínio).
Um conteúdo web acessível facilita a conexão entre sua marca e o público. Sua organização oferecerá uma jornada digital mais personalizada, o que atrai mais visitantes para seu site.
Como consequência, sua empresa fechará mais vendas, já que acessará um mercado maior e um público mais diversificado.
Dessa forma, seu modelo de negócio vai gerar mais lucro e conquistará credibilidade e autoridade.
Com a WCAG, seu conteúdo será mais acessível em laptops, desktops, dispositivos móveis e tablets. Além disso tudo, usuários em geral poderão acessar seu site com mais facilidade!
Qual é a definição técnica da WCAG?
O propósito central da WCAG é tornar o conteúdo da Web acessível para pessoas com deficiência.
Assim, a acessibilidade atinge a deficiência visual, auditiva, de fala, cognitivas, de fala, de linguagem, neurobiológicas e de aprendizagem.
Infelizmente, essas diretrizes não abordam as necessidades das pessoas com todos os tipos, combinações e graus de deficiência.
Por outro lado, o conteúdo web fica mais utilizável para pessoas com idades avançadas. Com a WCAG, a web oferece uma melhor usabilidade para todos os utilizadores.
A WCAG pode ser utilizada por desenvolvedores, web designers, agentes de compras, formuladores de políticas, estudantes e professores. Em outras palavras, ela fornece direcionamentos para públicos bem amplos.
Ela é dividida em camadas específicas que orientam a adequação da internet à acessibilidade. Essas camadas são:
Princípios: são 4 princípios básicos para a acessibilidade na web. São eles: perceptível; operável; compreensível; robusto.
Diretrizes: São 13 diretrizes que fornecem objetivos básicos que agregam acessibilidade e alcançam pessoas com diferentes deficiências. Essas diretrizes não são testáveis. Porém, fornecem objetivos gerais e estrutura para times compreenderem os critérios de sucesso e implementarem técnicas.
Critério de sucesso: Cada diretriz engloba critérios de sucesso. Esses critérios garantem o uso da WCAG onde requisitos e testes de conformidade são necessários. Dessa forma, a WCAG pode ser usada em especificações de compras, projetos, acordos contratuais e regulamentações. Há três níveis de conformidade para atender diferentes públicos: A (mais baixo); AA (intermediário); AAA (mais alto).
Técnicas suficientes e consultas: As técnicas se encaixam em duas categorias. Há técnicas que são suficientes para atender critérios de sucesso. Por outro lado, há técnicas de consultoria que vão além das exigências dos critérios de sucesso individuais. Essas técnicas de consultoria permitem uma melhor abordagem das diretrizes.
Todas essas camadas de orientações (princípios, diretrizes, critérios de sucesso, critérios suficientes e consultivas) agem em conjunto para agregar acessibilidade.
Assim, seu conteúdo pode abranger uma maior audiência e gerar impacto no mercado.
Levar em consideração todas as camadas na criação de conteúdo e comunicação digital tem muitas vantagens. Sua empresa vai atender um maior número de necessidades de uma maior variedade possível de usuários.
Mesmo conteúdo em conformidade com o nível mais alto (AAA) não será acessível a públicos com todos os tipos, graus ou combinação de deficiências. Isso é particularmente verdade nas áreas cognitiva, aprendizagem e linguística. Em virtude disso, times empresariais necessitam de atendimento e direcionamento ainda mais específico.
Mesmo assim, a WCAG é um excelente ponto de partida para alinhar a inclusão digital e seu modelo empreendedor.
O que sua empresa pode fazer para se conectar com a WCAG?
As nossas soluções estão de acordo com os padrões nacionais e internacionais como a WCAG e muitos outros.
Sua empresa pode optar por um dos nossos planos de soluções sob medida para estar em conformidade com a WCGA.
Inclua mais clientes no seu atendimento, fortaleça sua marca e entregue uma jornada digital mais prática para sua audiência.
Esteja mais perto do seu público.
Converse com nossa equipe de vendas.
Teste grátis: https://plataforma.pertodigital.com.br/cadastro
תגובות