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O que é acessibilidade digital e por que é fundamental?


Chave abrindo um cadeado integrado com ícones digitais, simbolizando a acessibilidade digital.

A acessibilidade digital é imprescindível para acolher a pessoa com deficiência. 

Neste post, o tema “acessibilidade online” será exemplificado com a apresentação dos benefícios para o mercado.


Cada subtítulo vai explorar um aspecto diferente para você adequar seu conteúdo.


No universo digital, a marca empresarial campeã é aquela que fornece acesso para o maior número de usuários. A acessibilidade acaba virando um potencializador para o seu marketing.


Confira boas práticas no texto abaixo e gere uma tremenda transformação no modo como seu conteúdo é consumido pela audiência. 


O que é acessibilidade digital?


O acesso à informação é fundamental para pessoas com deficiência participarem da vida econômica. Por isso, a acessibilidade digital vai ser definida conforme conceitos extraídos de sites governamentais. Afinal, textos oficiais que mencionam direitos dão maior credibilidade.


No artigo “Acessibilidade digital”, é comentado sobre a eliminação de barreiras web para que todas as pessoas possam navegar na internet.


A experiência de navegabilidade digital exige informações perceptíveis, compreensíveis e interativas. Todas as páginas devem oferecer um fácil e intuitivo acesso. 


Um bom marketing digital e propostas de valor atrativas são comunicados sem a presença de barreiras web. 


Encante seus públicos e consolide conexões genuínas com as pessoas seguindo critérios estratégicos para agregar acessibilidade nas suas páginas web. O desejo de transformar a vida da sua audiência com suas soluções inovadoras precisa de estratégias para educar o mercado!


Garanta maior visibilidade e atratividade para sua marca empreendedora!


Quais os benefícios de um conteúdo digital mais acessível?


  • Acesso para todas as pessoas: a acessibilidade digital garante a democratização da internet, facilita o entendimento e o controle da navegação pelo usuário. Pessoas com diferentes deficiências poderão consumir seu marketing!

  • Inclusão digital e social: sites projetados inclusivos facilitam o acesso à informação. Promovem uma verdadeira transformação na vida cotidiana de diferentes públicos.

  • Aumentam a relevância do seu marketing: conteúdos acessíveis têm maiores chances de alcançar melhores posicionamentos nos motores de busca.

  • Cumprimento da legislação: há leis que obrigam sites empresariais ou de serviço público a serem acessíveis. Um exemplo é a Lei 13.146


Quais as barreiras que impedem a acessibilidade digital plena?


Seu modelo de negócios e seu site podem contar com a validação da sua persona. Assim, valide com uma usuária ou um usuário com deficiência se suas páginas web estão suficientemente acessíveis.


Confira algumas barreiras que dificultam o pleno acesso:


  1. Falta de ferramentas para transformar textos em áudios;

  2. Ausência de vídeos legendados ou com tradução de libras;

  3. Linguagem complexa demais que acaba afugentando pessoas com deficiência intelectual;

  4. Sites sem recursos para que pessoas com deficiência motoras possam acessar. Neste caso, se o usuário quiser acessar por comando de voz, ele pode ficar sem usufruir de uma experiência digital positiva.  


Através de testes com usuários com deficiência, você vai entender quais as funcionalidades que são:


  1. fundamentais para seu site;

  2. agregam um valor adicional;

  3. neutras;

  4. prejudicam a navegabilidade e o manuseio.


Textos adaptados usam fontes legíveis, tamanho e espaçamento adequados. Já imagens e vídeos acessíveis priorizam descrição de imagens, legendas e transcrições.


Cores e contrastes específicos garantem maior legibilidade para pessoas com daltonismo ou baixa visão.


Um site que apresenta uma estrutura clara, teclado navegável e funcionalidades acessíveis garantem uma melhor usabilidade e navegação. Para descobrir quais são as funcionalidades fundamentais e aquelas que agregam um valor adicional, você pode incorporar tecnologias assistivas, leitores de telas, plugins e widgets de acessibilidade.  


Outro ponto importante é seguir os parâmetros e dicas da WCAG 2.2 (Web Content Accessibility Guidelines).


São diretrizes que abarcam recomendações com o propósito de tornar o seu conteúdo web acessível. 



Agregue acessibilidade digital no seu negócio


Oferta de formações para que sua equipe desenvolva uma cultura inclusiva é fundamental! Ouvir feedbacks das áreas do seu empreendimento sobre como seu marketing pode atingir pessoas com deficiência é uma ótima prática. 


Para tanto, é necessário o envolvimento de toda a equipe nos processos de adaptação do conteúdo e comunicação da mensagem empresarial.


Com rotinas e funções bem definidas, ficará mais fácil para cada pessoa opinar e fornecer bons insights. Foi pensando nestas demandas das empresas que a Perto Digital criou uma solução que facilita a incorporação da acessibilidade digital no seu site.


Nossos plugins são uma solução sob medida para que sua marca empresarial e seu conteúdo atinja uma maior fatia das suas personas. 


Converse com nossa equipe e garanta que sua mensagem envolva seu público com a tecnologia certa. 





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