top of page

Quais são os benefícios de monitorar a acessibilidade do seu site?


Arte em 2D com diversas peças de quebra-cabeça com mãos segurando.

Monitorar e adequar a web para que ela seja inclusiva exige que conteúdos estejam disponíveis para todas as audiências. 


O foco deve ser apresentar uma experiência digital de fácil uso para aceitar pessoas com deficiência. Cada usuário tem um contexto específico e necessidades que precisam ser satisfeitas com tecnologias adequadas. 


É transformar a internet num espaço mais acolhedor. A preocupação com a equidade no ambiente digital é uma questão ética.


Assim, o propósito deste texto é apresentar a importância do monitoramento da acessibilidade, assim como o impacto nos negócios. Recursos acessíveis exercem uma função de extrema relevância para que marcas consigam um melhor desempenho.


As diferenças entre as pessoas precisam ser celebradas.


Uma web inclusiva feita de humanos para humanos


O desenvolvimento de sites, aplicativos e espaços web deve oferecer uma navegabilidade e usabilidade amigáveis. Dessa forma, a tecnologia digital pode fornecer acesso para todos os públicos.


Afinal, pessoas com deficiência podem desempenhar um papel seguro como consumidores se puderem lidar com recursos online.


A economia global pode se beneficiar tremendamente da inclusão econômica fruto da acessibilidade na web. Para que isso aconteça, equipes devem monitorar continuamente o conteúdo digital e buscar falhas na experiência oferecida para o usuário. 


Pense nisso como um alerta que permite a identificação e a remoção de obstáculos.


Assim, o monitoramento pode ser manual ou automático:


a) Monitoramento automatizado: consiste no uso de automatizações para identificar problemas de acessibilidade em aplicativos ou sites. Podem ser exemplos:

  • ausência de texto alternativo em imagens;

  • inadequação de cores e contrastes;

  • falta de título em estruturas adequadas.

Esta estratégia permite que equipes de programadores resolvem problemas com maior agilidade. Porém, as ferramentas do monitoramento automatizado não podem resolver todos os problemas de acessibilidade. Assim, os testes manuais são complementares e agregam no resultado final.


b) Monitoramento manual: sites e aplicativo são avaliados por testadores humanos. Eles usam tecnologias assistivas como leitores de tela para avaliar a qualidade dos recursos de acessibilidade digital. Os testadores humanos podem relatar como usuários com deficiência interagem com a web, o que fornece direcionamentos valiosos. Dessa maneira, problemas bem mais específicos são identificados. O teste manual ajuda a entender as interações e a jornada do usuário. 


A combinação entre monitoramento automatizado e manual unifica a empatia humana e a eficiência da máquina.



Quais os critérios do monitoramento e da inclusão web?



O monitoramento se fundamenta nas Diretrizes de acessibilidade de Conteúdo da Web para avaliar aspectos de sites. Essa diretrizes são conhecidas como WCAG (Web Content Accessibility Guidelines).


Elas são válidas internacionalmente e apoiam a criação de um conteúdo acessível. 


As diretrizes abrangem aspectos como:


  • texto alternativo;

  • teclado acessível;

  • conteúdo com estrutura de fácil assimilação;

  • animações nas interações.


A avaliação de sites com base nos padrões WCAG garante que a web seja inclusiva de forma abrangente. Times de desenvolvedores e programadores podem ter maior clareza sobre pontos fortes e fracos da web. 


A rotina desses profissionais pode ser otimizada com esses processos, pois problemas podem ser identificados com métodos mais precisos. 


Essas análises fornecem valiosas ideias e informações para que times consigam tomar decisões mais assertivas e priorizar demandas do trabalho. Empreendimentos podem melhorar continuamente a experiência digital oferecida para os clientes e usuários!


Esse movimento se traduz em:


  • incorporação da inovação no modelo de negócio;

  • performance econômica;

  • acréscimo em credibilidade.


Diversos profissionais podem colaborar para executar a estratégia, incluindo desenvolvedores, designers e criadores de conteúdo.


Essa atuação em equipe impacta na escolha do design e na tomada de decisão mais alinhadas com o mercado. Conforme já foi dito, usuários com deficiência podem colaborar com essa tarefa de monitoramento e análise. 


Por isso, é fundamental que se frise o papel da diversidade na criação de uma web cada vez mais inclusiva.


Afinal, o próprio movimento das pessoas com deficiência é pautado pelo lema “nada sobre nós, sem nós”. Criar aplicações tecnológicas exige ouvir as demandas de todas as audiências!


Quais são os benefícios de monitorar a acessibilidade na web?


Monitorar a conformidade de sites e aplicativos às Diretrizes de Acessibilidade da Web traz ganhos variados:


  • respeitar legislação como a Lei nº 13.146;

  • sites acessíveis garante que seu negócio se expanda, fechando mais vendas;

  • a oferta de uma experiência digital inclusiva facilita o uso e a navegação para todas as pessoas.

O Perto Digital fornece um serviço especializado em monitorar a acessibilidade do seu site. Você vai receber um relatório periódico com a análise do seu site com base em diretrizes de acessibilidade e conformidade.


Isso garante que seu modelo de negócio seja ainda mais profissional, criterioso e inclusivo.


Saber as demandas de acessibilidade do seu negócio é o primeiro passo. A partir dessa análise, o Perto Digital oferece recursos e soluções para sua marca ser mais acessível.


Converse com nossa equipe, conheça nossos diferenciais e promova a transformação digital inclusiva no seu nicho. 

 




Comments


© 2022 Perto Digital. Todos os direitos reservados

bottom of page