top of page

Insights sobre acessibilidade digital na live #5 Tempo de Sucesso



Esta imagem parece ser uma ilustração digital mostrando uma pessoa com fones de ouvido sentada em frente a um laptop, possivelmente participando de um webinar ou gravando um podcast. A pessoa parece estar falando e tem uma expressão relaxada e satisfeita. Ao lado dela, há ícones que podem representar funcionalidades de áudio ou mídia, como um microfone, botões de reprodução e um balão de fala, que sugere comunicação. No centro superior, há um grande número "#5", que pode indicar que esta é a quinta parte de uma série ou o episódio número cinco de um programa. O estilo da imagem é limpo e minimalista, com linhas simples e uma paleta de cores suaves.


O assunto deste post é acessibilidade digital! Confira os principais insights debatidos na live #5 Tempo de Sucesso | Garantir acessibilidade na Sua Loja Virtual. 

Os participantes da live foram:


Tamiris

Lucas Arigoni

Bruno Brauns

João Santos


Acesse a live Tempo de Sucesso.


Qual é o impacto ativado pela acessibilidade digital?


Todas as pessoas já estão inclusas e fazem parte da sociedade. O desafio é entregar o mesmo nível de acesso para todas as pessoas usuárias.


Assim, o propósito da Perto é garantir que todo mundo tenha acesso. A tecnologia permite jornadas iguais para pessoas com e sem deficiência.

As soluções devem priorizar uma experiência digital confortável para o público.


Uma maior quantidade de ferramentas acessíveis garante a equidade no acesso ao mundo digital.


A equipe da Perto, então, compilou todos os modos de consumir uma informação em recursos exclusivos.

Há pessoas, por exemplo, que:


  • preferem ler;

  • apenas leem porque tem deficiência auditiva;

  • gostam mais de ouvir;

  • apenas ouvem porque tem deficiência visual;

  • etc.


São variados modos de lidar com conteúdo digital, o que demanda uma jornada apropriada para cada condição. A oferta de especificidade garante uma melhor experiência!


Atender essa demanda de um modo tão específico garante uma marca empresarial mais atrativa. Fidelize seu público! 


O foco é, então, resolver todos os problemas entre tela e pessoa de ponta a ponta.


Milhões de razões para investir em acessibilidade digital!


Há duas frases bastante impactantes ditas durante a live que comunicam o tamanho dessa oportunidade:



“Imagina que se nós pegássemos as pessoas com deficiência no Brasil, nós conseguiríamos povoar Portugal e a Espanha” - Bruno Brauns.



"O conceito de acessibilidade, na sua universalidade, é tornar acessível para todos." - João Santos.


A população com deficiência no Brasil tem muito poder de compra interno. O faturamento médio deste audiência é de R$10 bilhões mensais. Logo, cada real é um bom motivo para sua marca explorar esse enorme poder de compra.


Além disso, o próprio Estatuto da Pessoa com Deficiência exige que sites sejam acessíveis e adaptados.


Os estudos confirmam que:


  • 60 milhões de brasileiros precisam de algum tipo de recurso de acessibilidade digital para navegar na web;


  • 45 milhões de brasileiros apresentam algum grau de dificuldade ou possuem deficiência intelectual/mental (IBGE 2010).


Esses números são muito representativos para a acessibilidade digital.

Não são apenas pessoas com deficiência que necessitam desses recursos.

Pessoas semianalfabetas, analfabetas ou idosas também necessitam de apoio para cumprir uma jornada online.


Um caso ajuda a exemplificar e facilita entender esse contexto. As pessoas que aumentam a fonte do whatsapp podem ser as mesmas que lidam com dificuldades para comprar num e-commerce.


São várias formas de consumir conteúdo e que exigem maneiras e meios adequados para estas tantas finalidades.


Oportunidades de novos negócios são ativadas com essas ferramentas!

Construir com a pessoa usuária significa levar o lema “nada sobre nós, sem nós” bastante a sério.


Esse esforço em encurtar distâncias digitais incrementam a performance. 


Outros números tornam os desafios da acessibilidade ainda mais significativos:


  • 60 milhões de pessoas precisam de acessibilidade para usar a internet;

  • 74% das pessoas com deficiência afirmam realizar compras online (Pesquisa SISVC);

  • 86% comprariam mais se os sites fossem mais acessíveis (Click-Away Pound);

  • 28% dos usuários não conseguiram concluir uma compra devido a falta de acessibilidade antes ou durante o processo de pagamento;

  • 67% não tiveram outra chance de realizar troca ou devolução por falta de acessibilidade (fere outra lei, do direito do arrependimento).


São dados que impactam no crescimento empresarial!


A tecnologia da acessibilidade digital


As soluções acessíveis facilitam, simplificam e otimizam a jornada do usuário. 

Assim, a experiência completa digital pode ser ofertada da melhor forma possível.


Esse fato significa aumento na performance do SEO e tráfego. 

Toda essa inovação posiciona a Perto Digital como a maior plataforma de acessibilidade digital do mundo!


A oferta de plugins, dashboard, solução para libras e comunicação acessível contribuem para facilitar o cotidiano de todas as pessoas.


Afinal, a criação de recursos acessíveis focam bastante na navegação e usabilidade. O recurso é só um meio para alcançar um uso mais atrativo e fluído. 


Portanto, as tecnologias assistivas são desenvolvidas com base nas necessidades e condição da pessoa usuária. O compromisso é sempre trazer maior equidade. 


Além disso, a própria Perto é parceira de várias instituições para acessar um volume maior de dados. Essa amostragem permite aperfeiçoar as nossas soluções com critério e profissionalismo.


Conte com a Perto Digital para acelerar suas vendas


Marcas humanizadas e que sabem lidar com o mercado acolhem a condição das pessoas usuárias.


Por isso, a acessibilidade é um dos valores prioritários das marcas empresariais do futuro. Até porque elas são mais recomendadas para o círculo social das pessoas que foram bem atendidas.


Empreendimentos assim conseguem:


  • posicionamento digital;

  • melhorar receitas;

  • ampliar vendas;

  • diminuir custos associados às devoluções;

  • melhoramento do ranqueamento.


A proposta de valor da Perto Digital é agregar acessibilidade digital para negócios e empreendimentos.


Seja uma marca empresarial próxima do coração dos clientes. Converse com nosso time de vendas e conheça nossos diferenciais.


Comments


© 2024 Perto Digital. Todos os direitos reservados

bottom of page