O assunto deste post é acessibilidade digital! Confira os principais insights debatidos na live #5 Tempo de Sucesso | Garantir acessibilidade na Sua Loja Virtual.
Os participantes da live foram:
Tamiris
Lucas Arigoni
Bruno Brauns
João Santos
Acesse a live Tempo de Sucesso.
Qual é o impacto ativado pela acessibilidade digital?
Todas as pessoas já estão inclusas e fazem parte da sociedade. O desafio é entregar o mesmo nível de acesso para todas as pessoas usuárias.
Assim, o propósito da Perto é garantir que todo mundo tenha acesso. A tecnologia permite jornadas iguais para pessoas com e sem deficiência.
As soluções devem priorizar uma experiência digital confortável para o público.
Uma maior quantidade de ferramentas acessíveis garante a equidade no acesso ao mundo digital.
A equipe da Perto, então, compilou todos os modos de consumir uma informação em recursos exclusivos.
Há pessoas, por exemplo, que:
preferem ler;
apenas leem porque tem deficiência auditiva;
gostam mais de ouvir;
apenas ouvem porque tem deficiência visual;
etc.
São variados modos de lidar com conteúdo digital, o que demanda uma jornada apropriada para cada condição. A oferta de especificidade garante uma melhor experiência!
Atender essa demanda de um modo tão específico garante uma marca empresarial mais atrativa. Fidelize seu público!
O foco é, então, resolver todos os problemas entre tela e pessoa de ponta a ponta.
Milhões de razões para investir em acessibilidade digital!
Há duas frases bastante impactantes ditas durante a live que comunicam o tamanho dessa oportunidade:
“Imagina que se nós pegássemos as pessoas com deficiência no Brasil, nós conseguiríamos povoar Portugal e a Espanha” - Bruno Brauns.
"O conceito de acessibilidade, na sua universalidade, é tornar acessível para todos." - João Santos.
A população com deficiência no Brasil tem muito poder de compra interno. O faturamento médio deste audiência é de R$10 bilhões mensais. Logo, cada real é um bom motivo para sua marca explorar esse enorme poder de compra.
Além disso, o próprio Estatuto da Pessoa com Deficiência exige que sites sejam acessíveis e adaptados.
Os estudos confirmam que:
60 milhões de brasileiros precisam de algum tipo de recurso de acessibilidade digital para navegar na web;
45 milhões de brasileiros apresentam algum grau de dificuldade ou possuem deficiência intelectual/mental (IBGE 2010).
Esses números são muito representativos para a acessibilidade digital.
Não são apenas pessoas com deficiência que necessitam desses recursos.
Pessoas semianalfabetas, analfabetas ou idosas também necessitam de apoio para cumprir uma jornada online.
Um caso ajuda a exemplificar e facilita entender esse contexto. As pessoas que aumentam a fonte do whatsapp podem ser as mesmas que lidam com dificuldades para comprar num e-commerce.
São várias formas de consumir conteúdo e que exigem maneiras e meios adequados para estas tantas finalidades.
Oportunidades de novos negócios são ativadas com essas ferramentas!
Construir com a pessoa usuária significa levar o lema “nada sobre nós, sem nós” bastante a sério.
Esse esforço em encurtar distâncias digitais incrementam a performance.
Outros números tornam os desafios da acessibilidade ainda mais significativos:
60 milhões de pessoas precisam de acessibilidade para usar a internet;
74% das pessoas com deficiência afirmam realizar compras online (Pesquisa SISVC);
86% comprariam mais se os sites fossem mais acessíveis (Click-Away Pound);
28% dos usuários não conseguiram concluir uma compra devido a falta de acessibilidade antes ou durante o processo de pagamento;
67% não tiveram outra chance de realizar troca ou devolução por falta de acessibilidade (fere outra lei, do direito do arrependimento).
São dados que impactam no crescimento empresarial!
A tecnologia da acessibilidade digital
As soluções acessíveis facilitam, simplificam e otimizam a jornada do usuário.
Assim, a experiência completa digital pode ser ofertada da melhor forma possível.
Esse fato significa aumento na performance do SEO e tráfego.
Toda essa inovação posiciona a Perto Digital como a maior plataforma de acessibilidade digital do mundo!
A oferta de plugins, dashboard, solução para libras e comunicação acessível contribuem para facilitar o cotidiano de todas as pessoas.
Afinal, a criação de recursos acessíveis focam bastante na navegação e usabilidade. O recurso é só um meio para alcançar um uso mais atrativo e fluído.
Portanto, as tecnologias assistivas são desenvolvidas com base nas necessidades e condição da pessoa usuária. O compromisso é sempre trazer maior equidade.
Além disso, a própria Perto é parceira de várias instituições para acessar um volume maior de dados. Essa amostragem permite aperfeiçoar as nossas soluções com critério e profissionalismo.
Conte com a Perto Digital para acelerar suas vendas
Marcas humanizadas e que sabem lidar com o mercado acolhem a condição das pessoas usuárias.
Por isso, a acessibilidade é um dos valores prioritários das marcas empresariais do futuro. Até porque elas são mais recomendadas para o círculo social das pessoas que foram bem atendidas.
Empreendimentos assim conseguem:
posicionamento digital;
melhorar receitas;
ampliar vendas;
diminuir custos associados às devoluções;
melhoramento do ranqueamento.
A proposta de valor da Perto Digital é agregar acessibilidade digital para negócios e empreendimentos.
Seja uma marca empresarial próxima do coração dos clientes. Converse com nosso time de vendas e conheça nossos diferenciais.
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