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Insights do setor farmacêutico e da inclusão digital para inovar seu negócio


Esta é uma ilustração de uma farmacêutica ou assistente de farmácia em seu local de trabalho. A personagem aparece atrás de um balcão com um computador à frente dela, segurando um medicamento ou frasco de prescrição. No fundo, há prateleiras com diversos frascos e caixas que parecem ser medicamentos ou suprimentos de farmácia. A personagem está vestindo um jaleco branco, que é típico do traje de profissionais de farmácia, e óculos. A imagem também conta com um símbolo da cruz, que é comum em farmácias e simboliza saúde ou assistência médica. O estilo geral da imagem é limpo e moderno, com linhas simples e uma paleta de cores suave.


Uma análise do setor farmacêutico de 2010 traz um relevante estudo de caso sobre inovação.


O principal objetivo deste texto é apresentar ideias deste caso e explorar as conexões da inovação com a inclusão digital. Entender a situação geral do mercado é identificar oportunidades de gerar valor e diferenciação para o cliente.


Por isso, exercitar a leitura dos contextos envolve descobrir tendências para ultrapassar os concorrentes. A leitura das tendências do segmento farmacêutico dos anos 2010 fornece um exemplo prático sobre como prospectar tendências.

A partir dessa análise, você pode adaptar e aplicar essas ideias no seu negócio com o propósito de inovar.


Nessa jornada rumo à inovação, você precisa apresentar seu modelo de negócio diferenciado com um site acessível e acolhedor. Até porque essa tecnologia pode atrair mais clientes para o seu sonho empreendedor. São temas complementares.


Confira mais informações nas linhas abaixo.


Onde as oportunidades de inovação estavam escondidas?


O livro “Dez tipos de inovação: a disciplina de criação de avanços de ruptura” fornece muitas respostas.


Este estudo de caso é um poderoso exemplo. Em primeiro lugar, é necessário entender o cenário geral do mercado. Os picos de investimentos podem indicar oportunidades ou não. 


A situação da indústria farmacêutica é assim descrita:


  • havia a possibilidade de inovar o modelo de gerar lucro. Assim, o “modelo de pagamento por serviços” mudou para “pagamento por valor”. Isso acontecia porque é mais viável pagar médicos pelos resultados entregues do que exames solicitados.

  • Havia cada vez mais pressão e custos que impediam lançar medicamentos, pois certos nichos estavam saturados. Esse fato serviu como um obstáculo para incrementar o desempenho em produtos. Não compensava apesar incrementar os resultados entregues pelos remédios. Com isso, a indústria precisou inovar em processos e não somente produtos.

  • Havia uma tendência para construir novos canais de vendas e comunicação com o mercado. Já em 2010, representantes de vendas poderiam lidar com as demandas dos médicos eletronicamente. Do mesmo modo, o envio eletrônico de receitas dos médicos para um farmacêutico significaria uma mudança em termos de canais.

  • Oferecer uma experiência completa e satisfatória. Em 2010, os serviços de compartilhamento de voz possibilitam que as empresas farmacêuticas impactassem clientes de forma inovadora.


Esse panorama geral das mudanças e das tendências em inovações exemplifica brevemente a situação da indústria farmacêutica em 2010.


As perguntas a seguir ajudarão você a adequar esses insights para o seu negócio:


  • Onde as empresas do seu segmento estão ou não investindo? Saiba que essas lacunas e picos de investimento podem apontar possibilidades de ganho!

  • Como você pode inovar seu modelo de lucro?

  • Como você pode mudar seus processos empresariais?

  • Somente incrementar o desempenho de produtos pode não ser suficiente para apresentar diferenciais competitivos. Como você pode pensar além da inovação de desempenho de produtos?

  • Como você pode ativar a conexão entre seu público e canal de forma diferenciada?

  • De que forma você pode oferecer uma experiência inesquecível para seus clientes?


Ative a inclusão digital para apresentar suas soluções inovadoras


Esse estilo de analisar o mercado, observando picos e lacunas de investimentos pode gerar muitos direcionamentos para seu negócio.


A observação atenta sobre aspectos externos do mercado e pontos internos do seu empreendimento é fundamental para identificar tendências consistentes.

Apresentar inovações através de um site inclusivo e acessível pode impactar ainda mais sua audiência e agregar na sua visibilidade.


A inclusão digital pode elevar seu número de vendas efetuadas, já que pessoas com deficiência são parte significativa do mercado. Sites acessíveis oferecem uma experiência personalizada e adaptada para qualquer pessoa, pois focam numa usabilidade fácil e simples.


Seu conteúdo digital alcançará um melhor ranqueamento no google, relevância online e vai  fidelizar os consumidores.


Além desses ganhos, você evitará ações legais, já que a acessibilidade para sites deve ser incorporada em todas as organizações.


A Perto Digital oferece um conjunto de soluções para que sua empresa seja mais acolhedora digitalmente. A jornada digital da pessoa usuária no seu site será bem mais satisfatória, facilitada e direta ao ponto.


Seja uma organização posicionada mais perto do coração das pessoas!

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