top of page

Inclusão digital: seu modelo de negócios promove avanço cidadão?


Ilustração de pessoas em ambiente corporativo com ícones de tecnologia e inovação ao fundo.



A inclusão digital é de extrema importância para que pessoas com deficiência saibam lidar com a internet.


Jovens quando alcançam a idade adulta iniciam a vida profissional. Portanto, uma web mais inclusiva é imprescindível para desenvolver habilidades digitais! Como o site do seu negócio pode apoiar a inclusão no universo online?


Sua marca empreendedora pode promover este avanço cidadão mesmo se não tiver o propósito de impactar positivamente a sociedade?


Como a acessibilidade pode ser um acréscimo para seu modelo empresarial apoiar a pauta da diversidade?


Sua empresa pode colaborar com debates coletivos como a empregabilidade e o acesso ao mercado de trabalho? Qual será o futuro do relacionamento entre crianças e jovens com a tecnologia?


Todas essas perguntas serão respondidas! Você vai perceber que apoiar o avanço cidadão é sinônimo de ótima performance econômica.


Acessibilidade, oportunidade e a inclusão digital!


Um site que oferece uma experiência digital simples, fácil e intuitiva atrai diferentes perfis de audiências.


Assim, é natural que pessoas com deficiência queiram acessar seu site para comprar sua solução comercial! A entrega de uma navegação online memorável ajuda pessoas com deficiência a acessar informações e desenvolver habilidades digitais.


Por isso, mesmo que seu modelo de negócio não foque no propósito social, ele estará apoiando a inclusão digital!


Isso acontece só pelo simples fato de seu site ter funcionalidades acessíveis e acolhedoras. Marcas com espaços web inclusivos:


  • alcançam um mercado maior;

  • ajudam pessoas com deficiência a se aproximar do universo web;

  • empoderam a usuária e o usuário;

  • estimulam o avanço cidadão;

  • atingem um maior desempenho financeiro;

  • estão mais perto do coração das pessoas!

Desenvolver e cultivar habilidades digitais é primordial para acessar informações e naturalizar a acessibilidade tecnológica. 


Esse fato tem repercussões importantíssimas para o cotidiano das pessoas com deficiência! Conseguir acessar a web e manusear a tecnologia são ótimas formas de incrementar a empregabilidade das pessoas com deficiência.


De uma forma bem indireta, sua marca está apoiando a conexão entre oportunidades e a diversidade.


A facilidade em acessar sites e informações auxilia as pessoas com deficiência a acompanhar a inovação tecnológica.


Números do avanço cidadão


O propósito deste tópico é aprofundar ainda mais como as marcas estão alinhadas com a inclusão digital. Por isso, inicialmente, será definido o conceito de educação escolar especial.


É uma modalidade focada em incluir alunos com deficiência no ensino regular através de serviços especializados. O fato é que as crianças de hoje serão os adultos de amanhã.


Elas precisam desenvolver habilidades digitais mínimas para incrementar gradativamente saberes e conhecimentos. 


Assim, nossas crianças conseguirão cultivar uma maior independência e empregabilidade nos dias futuros! Afinal, o amanhã precisa ser inclusivo, acessível e acolhedor.


O site Diversa apresenta porcentagens e indicadores sobre o número de alunos com deficiência no sistema escolar de 2022.


De acordo com o site, há 47.382.074 estudantes na educação básica. Nisso, há 1.527.794 estudantes na educação especial. A proporção de matrículas na educação especial é de 3,2%. 


A tecnologia não é neutra! A exclusão digital pode piorar as diferenças sociais, econômicas e culturais.


Essa sequência de impactos severos pode ser desencadeada se a acessibilidade tecnológica não for considerada nos negócios. Por isso, falar em crianças, educação, futuro e empregabilidade são pontos conectados com a sua marca!


Além do mais, sites que incorporam a inclusão digital tornam a navegação mais facilitada para qualquer pessoa.


De uma forma ou de outra, você estará entregando benefícios para toda a sociedade.


Pense no futuro! O acesso digital é a pauta de hoje e amanhã


Imagine que sua empresa tem uma performance econômica tão boa que resiste ao tempo e à concorrência. Empresas que incorporam a acessibilidade tecnológica estão pensando em acolher o mercado de hoje e de amanhã!


Até porque a expectativa de vida aumenta e as pessoas estão mais propensas a desenvolver dificuldades em realizar certas tarefas.


Como sua marca vai lidar com contextos futuros? Todos esses fatos citados não são isolados! Tudo está conectado com a evolução do mercado e os hábitos de consumo.


Negócios convencionais e nichos tradicionais podem apoiar a inclusão digital como um todo só por terem sites mais acessíveis.


Como incorporar a acessibilidade nas suas páginas web? Quer combinar acréscimo de credibilidade, acessibilidade e desempenho financeiro?


A Perto Digital vai apoiar seu empreendimento


O Perto Digital tem um conjunto de ferramentas que impulsionam a inclusão no seu negócio. Sua marca vai estar associada com empatia e conexão com o mercado. Fique mais perto de quem está alinhado com sua proposta de valor.


Surpreenda seu cliente com recursos fáceis e atrativos. Converse com nosso time de vendas para entender nossa tecnologia.
























Comments


© 2024 Perto Digital. Todos os direitos reservados

bottom of page