A inclusão digital pode impactar positivamente na sua inovatividade.
Os objetivos deste texto é apresentar o conceito de inovatividade e exemplificar o impacto do acesso online neste tema.
O que é a inovatividade?
Antes de apresentar esse termo, é pertinente mencionar outros tópicos.
Esta seção do texto será focada em analisar tudo o que você precisa saber antes de entender a inovatividade.
Para tanto, será usado uma boa base científica e a linha argumentativa está baseada num artigo acadêmico.
O título do artigo é “O desempenho inovador de agências de publicidade e sua relação com a gestão do conhecimento e condições organizacionais de inovatividade e criatividade”.
Os autores são Cícero Aparecido Bezerra e André José Ribeiro Guimarães.
As ideias partilhadas pelos autores e que são úteis para entender a inovatividade estão listadas abaixo:
A gestão do conhecimento (GC) é um conjunto de boas práticas capazes de favorecer a criação e o compartilhamento de conhecimento;
A gerência deve estar comprometida com a ampliação da informação, conhecimento e experiência. Assim, a gestão do conhecimento pode gerar resultados para as empresas;
A gestão do conhecimento gera o crescimento do capital intelectual e agrega valor para soluções empresariais;
Esse conhecimento gerado de maneira compartilhada pode otimizar processos, recursos e o desempenho das equipes. Além disso, melhores decisões podem ser tomadas;
A GC está associada à inovação. É um meio para incrementar a capacidade de reação das empresas às demandas de inovação;
Já a inovação abrange cinco aspectos principais:
introdução de uma nova solução ou acréscimo de algum atributo num produto ou serviço;
Uso de um novo método de produção;
abertura de um novo nicho de mercado;
aquisição de novos fornecedores;
estabelecimento de uma organização capaz de romper com um monopólio;
Já a inovatividade é o conjunto de condições organizacionais que ampliam a capacidade da organização em inovar. Na prática, a inovatividade tem essas dimensões:
Estratégia: é quando a empresa prioriza ações específicas para inovar;
Liderança: líderes que estimulam o comportamento e ideias inovadoras dos times;
Cultura: uma empresa precisa ter uma cultura que abrace o desempenho inovador dos colaboradores;
Estrutura organizacional: coordenação de unidades administrativas que conduzem à inovação;
Processos: implementação de planos para identificar oportunidades alinhadas com tecnologia;
Recursos humanos: gestão de talentos para fomentar a capacidade inovativa das organizações;
Relacionamentos: conexão da empresas com redes de contatos pode facilitar a inovação;
Infraestrutura tecnológica: são processos inovadores que reduzem riscos, falhas e tempo de desenvolvimento de soluções inovadoras;
Mensuração: é a capacidade de medir o desempenho de recursos úteis para a inovação como saídas, processos ou entradas;
Aprendizagem: ações, colaboradores, lideranças e processos responsáveis por transformar informação em conhecimento e inovação.
Como a inclusão digital está conectada com a inovatividade?
A inclusão digital fornece um bom exemplo prático de como entender a inovatividade em um contexto real.
Funcionalidades que agregam acessibilidade para sites conectam o seu modelo de negócios com novos consumidores, as pessoas com deficiência. Isso já é uma inovação, pois é o acréscimo de algum novo atributo na sua oferta.
Priorizar o acesso digital é executar ações específicas que visam a entrega de inovações para o mercado.
Só esse aspecto já satisfaz a dimensão “estratégia” da inovatividade. Perceba que o acesso digital é uma inovação. Já a estratégia responsável por agregar esse caráter inovador é um aspecto da inovatividade. São processos e resultados.
Líderes que estimulam as equipes a coletar opiniões dos clientes podem impulsionar o desempenho inovador.
Assim, se sites foram acessíveis, maior será a credibilidade do seu modelo de negócios. Isso é sinônimo de mais interações entre suas equipes e audiência, o que facilita ter contato com sugestões de clientes.
Essa abertura para aperfeiçoar o modelo de negócios com as sugestões dos clientes satisfaz a dimensão “liderança” da inovatividade.
A inclusão digital pode ser uma oportunidade para consolidar uma cultura empresarial alinhada com o desempenho inovador dos colaboradores. Estruturas organizacionais, processo, recursos humanos e relacionamentos podem acelerar a inovação se empresas souberem usar a inclusão digital estrategicamente.
São dimensões da inovatividade que conduzem ao desempenho inovador.
O empreendedor só valida uma proposta de valor se conhecer bem o mercado.
Nesse sentido, a inclusão digital pode agregar para que seu empreendimento ganhe relevância e conquiste consumidores. A partir disso, você precisa estruturar processos para realizar a gestão do conhecimento e dos insights dos seus times.
Conte com a Perto Digital para implementar a inclusão digital na sua empresa!
A tecnologia da Perto Digital pode ativar a inclusão digital na sua organização empresarial.
Você e seu time poderão trabalhar para alinhar estrategicamente o acesso online, inovatividade, inovação e gestão do conhecimento. Sua entrega de boas soluções será aprimorada cada vez mais.
Converse com nossa equipe e conheça os diferenciais competitivos da nossa proposta.
Comments