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Inclusão digital e engajamento de stakeholders


"Ilustração representando a inclusão digital com pessoas de diversos perfis conectadas por meio de tecnologias digitais, simbolizando o engajamento entre stakeholders.

Como a Inclusão digital e engajamento de stakeholder potencializam o seu negócio?


Fornecedores, mentores, clientes, instituições promotoras do empreendedorismo e atores do ecossistema de inovação podem estar alinhados numa mesma estratégia empresarial.


Com a ajuda certa, apoio e conhecimento compartilhado, o contexto econômico pode acelerar a maturação das empresas e startups!


Os efeitos esperados são menor probabilidade de quebras, falências, maior número de validações de inovações e contatos com o mercado.

A experiência de trabalhar num negócio se torna menos frustrante e com um risco menor!


Essa linha de raciocínio serve tanto para modelos tradicionais quanto para startups e demais empresas inovadoras.


Este texto vai explorar a definição de parceiro-chave empresarial e os ganhos que a inclusão digital traz para as parcerias. Afinal, com tanta novidade tecnológica, fica difícil saber quem merece nossa atenção, apoio e conexão.


Parcerias empresariais precisam gerar ganhos para todas as partes envolvidas.


Modelos empresariais que apoiam uns aos outros com know-how, mentoria e acesso a rede de contatos alcançam maior efetividade!


A transformação digital só pode acontecer com a participação de todos os atores da economia 4.0.


O que são stakeholders?


O blog Rock Content apresenta uma definição de stakeholder em “Stakeholders: o que são, quais os tipos e como gerenciá-los”. Os stakeholders têm as seguintes características e atributos:


  • Stakeholders são pessoas ou organizações que são impactadas pelas ações do seu empreendimento. O termo “stakeholders” significa “parte interessada”.

  • Os stakeholders podem ser clientes, funcionários, fornecedores, investidores, comunidades e demais exemplos.


  • Assim, a sua empresa deve se preocupar com instituições e indivíduos impactados. O propósito para um gestor empresarial é conectar todos esses stakeholders. É um jogo de equilíbrio entre interesses. A insatisfação de uma parte pode impactar outra. Se sua empresa entregar pouco valor para o mercado, isso vai repercutir negativamente para acionistas, investidores e bancos.

  • Stakeholders primários têm um maior grau de dependência. Investidores fazem parte desta comunidade, pois exercem influência direta sobre o modelo empresarial. Outros exemplos podem ser funcionários, clientes, fornecedores, proprietários e concorrentes.

  • Exemplos de Stakeholders secundários podem ser comunidade, imprensa, analistas financeiros, governo e demais instituições. São partes impactadas, porém, não são determinantes para que a organização alcance o propósito estabelecido. 


Inclusão digital e engajamento de stakeholder geram maior impacto empresarial


Com seu site mais acessível e acolhedor para pessoas com deficiência, sua relevância digital tende a aumentar.


Dessa forma, um negócio com uma capacidade de abocanhar mais mercado se torna mais impactante. Com tanto potencial de transformar vidas, sua empresa terá maiores conexões com stakeholders.


A comunicação se torna mais efetiva. Existe mais colaboração entre seu empreendimento e partes interessadas.


Agora, a estratégia está clara. Sua marca precisa atingir stakeholders primários para chegar em stakeholders secundários. Por exemplo:


  • Uma boa proposta de valor atinge consumidores e garante uma melhor performance. A inclusão digital pode acelerar ainda mais esse impacto. Assim, a imprensa, stakeholder secundário, terá maior interesse em divulgar seu case de sucesso.

  • Empresas que oferecem uma experiência digital acolhedora e inclusiva entregam muito valor para pessoas com deficiência. Desse jeito, instituições da comunidade que lidam com inclusão e corporações podem colaborar em projetos de forte transformação social.

  • Empreendedores iniciais podem contar com o know-how compartilhado de mentores e instituições promotoras da inovação empresarial. Após a validação e a consolidação do modelo de negócios, eles podem chegar até os clientes e fornecedores. A adoção de sites inclusivos e recursos de acessibilidade garantem maior credibilidade no meio digital. O resultado é o alcance de mais contatos, clientes e fechamento de vendas.


São diversas camadas de influência e tipos de stakeholders. 


Conquistar cada ator do ecossistema de inovação deve ser feito de maneira estratégica com passos inteligentes e propósito combinados. Assim, essa colaboração e maneiras de harmonizar interesses tendem a gerar ganhos compartilhados. 


Logicamente, cada empresa passa por uma situação específica e tem stakeholders diferentes.


Só que o raciocínio que sustenta a estratégia aqui descrita é válido para todas as circunstâncias. Além do mais, empresas com sites acessíveis e promotoras da inclusão digital acabam se tornando exemplos.


São boas práticas que merecem compartilhamento, pois o acesso a internet é um debate plural e de interesse coletivo.


A inclusão digital pode gerar maiores conexões e contatos com stakeholders!


A oferta da startup Perto Digital envolve plugins e funcionalidades que agregam acessibilidade para sites, documentos eletrônicos, textos e áudios.


É uma maneira de contemplar todas as pessoas com deficiência. Até porque o usuário pode personalizar o acesso, manuseio e uso de acordo com o contexto dele.


Portanto, converse com nossos consultores e equipe de vendedores. Conheça nossos diferenciais e invista em seu próprio negócio.













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