top of page

Inclusão digital é inovação?


Símbolo de lâmpada rodeado por ícones digitais representando a conexão entre inovação e inclusão digital.

Qual é o diferencial competitivo que a inclusão digital agrega na sua empresa?

Todo o investimento em tecnologia e novas soluções mercadológicas precisam significar retorno financeiro.


Além disso, os empreendimentos precisam gerar conexão entre o público e a marca, assim como atrair clientes e fidelizar.


Com essas estratégias bem executadas, o ciclo da prosperidade é ativado, bem como o marketing boca a boca. Num mundo onde empreender está na moda, o que é, de fato, inovação?


Quais são os conceitos que fundamentam essa palavra? Como diferenciar a inovação verdadeira do mero hype?


Precisamos consultar qual fonte para entender a real natureza do termo “inovação”? Quais insights e ideias novas surgem quando temos uma resposta para a pergunta “o que é inovação?”.


Como a sua estratégia empresarial pode se embasar nesse fundamento conceitual para alcançar melhores resultados?


Afinal, lidar com informações aprofundadas pode gerar diversos novos direcionamentos para os seus negócios! Agora, será que a inclusão digital pode ser considerada uma inovação?


Será que o estudo sobre inovação pode gerar encaminhamentos para agregar a inclusão digital nos negócios e ter mais performance?


A partir da leitura deste texto, você vai descobrir as respostas para todas essas questões! O propósito é combinar teoria e estratégia para você ter mais sucesso financeiro agregando o acesso online!


O que é inovação?


A Lei nº 10.973 de 2 de dezembro de 2004 dispõe sobre incentivos à inovação e demais aspectos relacionados. Há um trecho que traz definições interessantes:


IV - inovação: introdução de novidade ou aperfeiçoamento no ambiente produtivo e social que resulte em novos produtos, serviços ou processos ou que compreenda a agregação de novas funcionalidades ou características a produto, serviço ou processo já existente que possa resultar em melhorias e em efetivo ganho de qualidade ou desempenho.


Nesse ponto, recursos que agregam acessibilidade em sites, documentos eletrônicos, transformam textos em áudios e vive-versa são inovações? Sim! Porque:


  • agregam novas funcionalidades e características ao produto: um exemplo é um plugin agregado num site que amplia o tamanho das letras de um texto. Além de não reduzir a qualidade visual do texto, simplifica a leitura de pessoas com baixa visão. 


  • resultam em melhorias e em efetivo ganho de qualidade: sites mais acessíveis oferecem uma experiência digital otimizada. A acessibilidade no online é projetada com o objetivo de melhorar a navegação para todas as pessoas com deficiência. Dessa forma, acaba acolhendo usuários sem deficiência, pois a simplificação da jornada do usuário beneficia a todos! É a entrega de muito mais qualidade para todos os perfis de audiência.

  • Geram alcance de um desempenho superior: O aspecto citado aqui é o financeiro e o fechamento de vendas. Mesmo assim, outros pontos podem ser englobados como processos de vendas mais efetivos, fidelização e ampliação da base de clientes. É um crescimento sustentado. Ora, se um site incorpora inclusão digital e acolher pessoas com deficiência, ele acaba ampliando o desempenho! Marcas empreendedoras conectadas com os clientes obtêm um desempenho ampliado!


Essas definições sobre a inovação a partir da Lei 10.973 trazem importantes reflexões sobre a incorporação de recursos inclusivos.


A partir dessa fonte de estudos, você pode agregar muito mais profissionalismo no seu modelo de empreendedorismo. Não adianta somente agregar alguma funcionalidade que transforma textos em áudios, por exemplo, sem ações específicas e claras.


É preciso conhecer os reais benefícios em inovação trazidos com essa tecnologia.


Desse jeito, seu negócio terá como fundamentar estratégias mais claras e executáveis para impactar positivamente o mercado.


Aproveite todo o potencial do diferencial competitivo e traga transformação para o seu mercado!


Inove o relacionamento com sua clientela e incorpore a inclusão digital!


Os fatos, características e atributos da inovação já foram definidos. 


Acessibilidade tecnológica é um elemento inovador no ambiente empresarial. Por isso mesmo, a proposta da Perto Digital é oferecer funcionalidades específicas para agregar acesso online.


Sites, documentos eletrônicos, textos e áudios serão bem mais acolhedores e alinhados com as necessidades das pessoas com deficiência.


Esses aspectos trazem mais qualidade e desempenho para o seu empreendimento!


Sua oferta mercadológica vai cativar e encantar um número cada vez maior de clientes! Converse com nossa equipe de vendas e conheça os diferenciais da Perto Digital.

























Comentários


© 2024 Perto Digital. Todos os direitos reservados

bottom of page