top of page

Igualdade e Equidade: entenda a diferença e a importância de cada uma



No nosso cenário 4.0, onde o mercado está cada vez mais faminto por inovações e nós vivemos na sociedade do conhecimento, as diferenças provocadas pela exclusão digital e social podem afetar muito a pessoa com deficiência! Por isso, no nosso texto de hoje, você vai conhecer as respostas para as seguintes dúvidas:


- Qual é a diferença entre igualdade e equidade?

- Quando priorizar a igualdade?

- Quando se aplica a equidade?

- Como praticar a equidade na sua empresa?


Diferença entre igualdade e equidade


O artigo “Diferença entre Igualdade e Equidade" do site “Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios” escrito por Vicente Junqueira de Morais oferece definições jurídicas para esses dois termos.

Confira:


  1. Igualdade: tem como base o princípio da Universalidade. Todas as pessoas são regidas pelas mesmas leis, tendo os mesmos direitos e deveres.

  2. Equidade: É reconhecer que nem todas as pessoas são iguais. Portanto, é necessário alguns ajustes para vencer esse “desequilíbrio” e permitir que cada cidadão desfrute dos mesmos direitos.


A priorização da igualdade


Com inovações e novas tecnologias, é possível automatizar certos pontos de contato com o cliente, gerando escalabilidade, agilidade e praticidade no atendimento. Um site pode ser acessado de qualquer lugar por qualquer pessoa em qualquer horário, desde que haja internet.


No site “Rádio Senado”, no texto “Senado aprova PEC que torna inclusão digital um direito fundamental” escrito por Roberto Fragoso em 02/06/2022, cita uma proposta de emenda constitucional aprovada pelo Senado.


Tal proposta institui o acesso à internet como um direito fundamental, cabendo ao poder público investir na infraestrutura de comunicação e incentivar a redução de preços das assinaturas de computadores e celulares.


Com essas medidas, todos os cidadãos poderão acessar uma internet mais acolhedora e sob condições mais igualitárias.


Os efeitos para os seus negócios são bem perceptíveis:


  • Mais pessoas acessando seu site por conta do investimento em infraestrutura digital e barateamento de equipamentos;

  • Maiores oportunidades de atender clientes virtualmente;

  • Incentivo à inovação;

  • Estímulo à criação de sites mais amigáveis, intuitivos e convidativos;

  • Empresas que colocam o usuário no centro do processo de ideação, criação e construção de um site.


A empresa que agregar um diferencial competitivo no modelo de negócios dela e praticar a escuta ativa vai se sobressair no mercado, já que a internet chegou para mais lares, empresas e clientes.


A priorização da equidade


Já que a inclusão digital se tornou um direito, será que todos terão as mesmas condições de acessar o seu site? Não! Pessoas com deficiência terão maiores dificuldades para interagir com seu site se ele não tiver as devidas adaptações.


Uma pessoa com deficiência visual não vai, por exemplo, conseguir acessar as informações escritas no seu site sem um recurso que transforma o escrito em áudio.


Pode ser que haja um mal entendido se o seu site apresentar gráficos do crescimento da sua empresa para um usuário com daltonismo, já que diferenciar cores são fundamentais para interpretar gráficos. Os exemplos se multiplicam! Há muitos casos de pessoas que necessitam de apoios específicos para navegar no espaço online.


Esses recursos que melhoram a usabilidade do seu site e acolhem usuários com deficiência são exemplos de equidade. É uma “ajuda extra” para todos os seus clientes usufruírem do direito à inclusão digital.


Até mesmo o Instagram apresenta o recurso “texto alternativo” para o dono do perfil descrever as fotos do post para pessoas com deficiência visual.


Por isso, o princípio da equidade é uma condição fundamental para o princípio da igualdade! Ambos são indissociáveis.


Como a inovação concilia equidade e igualdade?


As praticidades oferecidas pelo progresso tecnológico ampliam a nossa capacidade de unir igualdade e equidade, já que a inovação deve estar à serviço das pessoas.


As soluções da Perto Digital consistem em plugins que melhoraram a acessibilidade e a navegabilidade do seu site, possibilitando que todas as pessoas consumam o seu conteúdo. Não importa a deficiência, porque nossa tecnologia é adaptada para cada contexto.


Aliás, o próprio usuário vai poder selecionar o recurso mais alinhado com a deficiência e as características dele. Sua marca empresarial vai proporcionar uma experiência inédita em se tratando de usabilidade, facilidade e autonomia!.


Esteja mais perto da sua persona e faça a diferença na vida de muitas pessoas!


Comments


© 2024 Perto Digital. Todos os direitos reservados

bottom of page