top of page

Marketing gamificado acessível: um diferencial para a sua empresa


Arte em 2D com diversas peças de quebra-cabeça com mãos segurando.

Marketing é uma comunicação entre sua empresa e o cliente. Logo, faz total sentido agregar inovação nessa experiência para atrair, reter e engajar a audiência. Agora, que tal se seu marketing incluísse características de jogos para ser mais atrativo?


O marketing gamificado também precisa acolher as pessoas com deficiência. Até porque todos os sistemas, websites, blogs e conteúdos precisam ser planejados e criados tendo o acesso universal como característica. 


No blog post de hoje, veremos sobre:


  • Definição de gamificação e exemplos aplicados no marketing:


  • Como o conteúdo gamificado pode promover a inclusão digital;


  • Como transformar seu marketing gamificado em inclusão digital para pessoas com deficiência?


Marketing gamificado: um diferencial para a sua empresa


O livro “Gamification - princípios e estratégias” do autor Raul Inácio Busarello traz diversas explicações sobre jogos.


Inicialmente, o autor cita que o jogo é como participar ativamente de uma experiência narrativa, porque:


  • gera uma experiência emocional e sensorial;

  • coloca a pessoa fora do mundo comum;

  • os participantes podem interferir no curso da trama através das hipermídias (internet).


Assim, o usuário pode viver uma história própria assim como nos jogos. Isso significa respeitar as regras na narrativa e no jogo.


A gamificação é o aproveitamento dos recursos do jogo e da narrativa para resolução de problemas.  É o contexto perfeito para o desenvolvimento de habilidades, engajamento e motivação.


A motivação do usuário consiste em elementos intrínsecos e extrínsecos. O primeiro conceito consiste na motivação natural da pessoa. Já  o segundo é a motivação despertada por alguma coisa externa como um prêmio, progresso ou medalha. 


Bons jogos conciliam ambas as motivações. Dessa forma, a gamificação é definida como:


  • sistema utilizado para resolução de problemas através do engajamento e estímulos à motivação intrínseca do sujeito;

  • Esse cenário lúdico explora cenários lúdicos para estimular a motivação extrínseca da pessoa. 

  • Oferta de um cenário controlado para aplicar uma solução.


Como aplicar essas características no marketing e na comunicação da sua marca?


Boas práticas para conectar marketing e gamificação podem ser:

  • colaboração entre a equipe de uma marca e um conjunto de usuários para cocriar um eBook e recompensar esses usuários;

  • Debates para cocriar um efetivo storytelling;

  • Pedir apoio de clientes já fidelizados para cocriar argumentos capazes e quebrar objeções de novos consumidores;

  • Prêmios para melhores ideias do público em criar e-mail marketing que convertem mais;

  • Criar regras de colaboração e ganho entre empresas concorrentes para compartilhar recursos de ganho de escalabilidade;

  • fórum de discussões que apresentam um problema, as regras para cocriar uma solução e prêmios específicos para grupos de usuários;


É importante envolver a audiência no jogo e no sistema narrativo! Marcas poderosas conseguem engajamento emocional pelo propósito e história apresentada!


Marketing gamificado e inclusão digital


Um conteúdo que abraça a pauta da pessoa com deficiência adota sites e blogs mais acessíveis para acolher a diversidade. O lúdico pode e deve ser uma forma de inclusão digital. Até porque gera um maior engajamento, consolida uma presença virtual poderosa, traz experiências marcantes e envolve a audiência em narrativas.


É uma melhor performance e desempenho do empreendimento! A comunicação que segue os moldes da gamificação pode ser desdobrado em várias estratégias para conquistar o mercado!


O jogo é uma excelente forma de exercer a empatia, educar o mercado e entreter!

Cada jogada é um acréscimo para a sua credibilidade empresarial. O cliente precisa ser cocriador e dividir o protagonismo com a sua marca.

Seu negócio precisa ter uma boa tecnologia para suprir as necessidades de todas as pessoas com deficiência.


Como transformar seu marketing gamificado em inclusão digital para pessoas com deficiência?


A Perto Digital oferece uma gama de recursos específicos para promover a inclusão digital. É a combinação perfeita entre tecnologia, internet acessível e pessoa usuária com deficiência.

Assim, você pode utilizar as boas práticas em gamificação trazidas por este artigo como insights para combinar jogos e marketing.

A Perto Digital oferece uma série de plugins capazes de entregar a melhor experiência possível. 

Dessa forma, você conecta sua proposta de valor com o contexto da pessoa usuária com qualquer tipo de deficiência. A combinação entre acessibilidade digital e marketing gamificado tem um potencial sem limites para atingir o mercado!


Consulte nossos especialistas pelo chat e veja como as soluções do Perto Digital podem transformar a sua comunicação no mundo online.


Komentarze


© 2022 Perto Digital. Todos os direitos reservados

bottom of page