top of page

Foque na sua pessoa usuária com deficiência para adequar a acessibilidade em sites


Esta é uma ilustração de uma mulher com um braço robótico. Ela está sorrindo e levantando o braço robótico, como se estivesse exibindo ou saudando. A mulher tem cabelos pretos longos e está vestindo uma camisa verde de manga curta. No fundo, há uma série de engrenagens e ícones que sugerem um tema de tecnologia ou inovação. É uma imagem estilizada e colorida que pode ser usada para representar avanços em tecnologia de acessibilidade.


Como você pode oferecer acessibilidade em sites, seguir as conformidades e adequar seu espaço web às demandas específicas da audiência?


Esse equilíbrio requer atender essas três necessidades de forma estratégica.

Dessa forma, sua empresa evitará ações legais! Até porque a Lei 13.146 exige que todos os sites de empresas ou órgãos públicos sejam acessíveis. 


Por isso, neste texto você descobrirá boas práticas em se tratando de pensar como usuário. Assim, você saberá como oferecer uma jornada digital simplificada para as pessoas usuárias com deficiência.


O primeiro ponto é oferecer uma experiência sem barreiras para a audiência. A acessibilidade deve estar em conformidade com privacidade, segurança e outras prioridades.


Oferecendo recursos digitais confiáveis, a sua empresa ganhará maior reputação positiva e atingirá metas corporativas. 

Caso contrário, um site sem acessibilidade pode:


  • expor as pessoas usuárias com deficiência a riscos de segurança e privacidade;

  • prejudica a usabilidade;

  • gerar uma experiência insatisfatória.


Do que se trata a acessibilidade em sites?


Pensar como a pessoa usuária é a grande chave! Assim, seu site deve seguir as Diretrizes de Acessibilidade de Conteúdo Web (WCAG) para oferecer uma boa experiência. É um documento de referência!


Leve em consideração que:


  1. as experiências digitais podem ser usufruídas por todas as pessoas usuárias;

  2. as organizações devem atualizar os sites delas em relação a acessibilidade ao longo do tempo;

  3. as organizações devem se comunicar eficazmente com todas as audiências e pessoas com deficiência. Por exemplo: as informações comunicadas pela sua empresa devem ser perceptíveis, operacionais e compreensíveis. 


O presente texto vai explorar mais a usabilidade para pessoas com deficiência. A jornada digital oferecida ao seu público deve priorizar uma melhoria contínua.


O site deve ser testado e corrigido para estar de acordo com as expectativas dos visitantes. Essa abordagem envolve otimizações graduais. Não tente resolver tudo de uma só vez!


Testes abrangentes são ótimos para você ter uma compreensão básica da acessibilidade do site. Mapeie as páginas que são importantes para seus clientes, assim como as tarefas que eles precisam concluir.


A partir desse mapeamento, você planeja testes e corrige partes específicas da jornada digital. Neste processo de testagem e correção, você deve incluir componentes e modelos como:


  • menu ou barra de pesquisa;

  • páginas de alto tráfego;

  • página inicial;

  • página de contato;

  • o espaço do seu site dedicado a produtos;

  • páginas que fornecem localização física da sua empresa.


Estude as principais jornadas de pessoas usuárias dentro do seu site como:


  • selecionando e comprando produtos;

  • finalizando a compra;

  • acessando o suporte;

  • fazendo login;

  • pedindo extratos de conta.


Um site sem barreiras às funcionalidades e informações são os mais práticos e intuitivos para o público. Assim, você mitiga o risco legal.


Priorize boas práticas para contemplar as pessoas usuárias


A gestão do seu trabalho rumo à conformidade depende de priorizar as partes da jornada digital que são mais importantes. 


Com essas prioridades em ordem, você pode abordar a testagem, a correção de componentes, páginas e fluxos. Testes feitos por especialistas e pessoas usuárias de tecnologia assistiva devem ser realizados manualmente.


Uma pessoa usuária com deficiência completando todo um fluxo de jornada com tecnologia específica pode gerar muitos insights. Os testes feitos por pessoas de forma incremental são importantes para detectar problemas que os testes automatizados não conseguiram. 


No caso de organizações com orçamentos pequenos, melhorias incrementais são boas estratégias para compensar todo o investimento. 


Esse foco ajudará sua organização a oferecer uma experiência digital equitativa. 

Um bom lembrete é nunca considerar a conformidade como uma caixa de seleção.


Em outras palavras, mesmo que seguir diretrizes e protocolos seja importante, a acessibilidade abrange bem mais do que isso. Experiências digitais estão sempre em mudança. Um site, por exemplo, pode receber novos conteúdos, atualizações ou ferramentas de terceiros. Tudo isso tem impacto profundo na acessibilidade da web.


A garantia da acessibilidade sustentável e contínua demanda:


  • Configurar o monitoramento contínuo do seu site com testes automatizados de fluxos de pessoas usuárias. Esses testes poderão servir para detectar novos problemas fruto de atualizações;

  • Implemente formação em acessibilidade para que equipes internas tenham condições de resolver novos problemas;

  • Uso de ferramentas que possam ajudar você a incorporar acessibilidade em funções do seu site;

  • Apresente uma declaração de acessibilidade que inclua maneiras das pessoas usuárias acessarem e fornecerem seu feedback;


Priorizar o público envolve alinhar as perspectivas de todas as pessoas usuárias com a experiência digital. Em termos práticos, isso significa:


  • Inclusão de pessoas usuárias com deficiência em grupos focais para pesquisa de UX;

  • Oferecer navegação por formas alternativas como o teclado e a voz para pessoas com dificuldades motoras.


Considere todas as maneiras que seu público interage com seu site, produto ou aplicativo na elaboração do design.


Como seu negócio pode incorporar a acessibilidade digital?


A Perto Digital oferece inúmeras soluções para que seu negócio seja mais acessível digitalmente. Um empreendimento mais inclusivo alcança maior número de clientes e relevância digital.


Converse com nossa equipe de vendas e conheça a nossa proposta de valor.


Comments


© 2024 Perto Digital. Todos os direitos reservados

bottom of page