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Exemplos de nichos que são potencializados pela acessibilidade digital


Círculos interconectados com símbolos de educação, saúde, e-commerce e entretenimento, destacando alguns nichos potencializados pela acessibilidade digital.

Cada modelo de negócios é beneficiado pela acessibilidade digital de uma forma específica.


Até porque a inclusão envolve desenvolver soluções customizadas para as pessoas com deficiência, assim como impactar empreendimentos de jeitos únicos. 


Assim, o propósito deste post é apresentar como diferentes nichos de mercado podem ser beneficiados por uma web inclusiva.


São exemplos que podem servir para pessoas empreendedoras se inspirarem nesses cases. Em primeiro lugar, é importante que se diga que a acessibilidade em negócios nasceu como estratégia de responsabilidade social.


Aqui, neste texto, o foco é outro: negócios acessíveis são um diferencial competitivo adaptado para qualquer mercado.


Organizações desempenham uma função muito importante para promover a inclusão e se destacar na economia.  Uma internet mais inclusiva é uma necessidade sólida do novo ambiente empresarial.


Quais as vantagens gerais da acessibilidade digital?


A acessibilidade digital oferece oportunidades de negócios para qualquer tipo de modelo empreendedor.


Os mais variados segmentos podem performar melhor se incorporar este elemento-chave na proposta de valor e na experiência do cliente. 

É um crescimento sustentado! No geral, as vantagens são:


  • Investir numa web inclusiva amplia o alcance do seu modelo de negócios. Até porque você pode atingir um público maior e com diferentes perfis. Diversas audiências podem ser beneficiadas como as pessoas com deficiência e idosos, por exemplo;

  • A acessibilidade é um requisito legal. Empresas em conformidade com regulamentações usufruem de maior reputação e proteção contra multas;

  • Empresas comprometidas com a inclusão web conquistam a fidelidade dos clientes. Até porque marcas socialmente responsáveis têm maior impacto mercadológico e estão na memória afetiva das pessoas;


  • Acessibilidade é sinônimo de inovação e pode significar uma maior conexão com o mercado. Assim, sua marca pode coletar feedbacks preciosos, o que melhora suas soluções;

  • Gera maior engajamento e atração de talentos;


Qual o público atingido pela acessibilidade digital?


Sua proposta de valor pode impactar muito mais positivamente a vida dos clientes através da acessibilidade digital! O público de pessoas com deficiência é uma diversidade dentro da diversidade.


Uma jovem mulher cega requer soluções diferentes do que um homem surdo com idade maior que 60 anos, por exemplo.


O público pode apresentar diferenciação em função do gênero, tipo de deficiência, idade e muitas outras características. São alguns exemplos delas:


  • gravidade da deficiência;

  • situação econômica;

  • raça;

  • localização da moradia (as necessidades da área rural diferem das necessidades da área urbana);

  • profissão;

  • grau de instrução;

  • redes de apoio.


O jeito das marcas empresariais resolverem o problema da persona precisa incorporar a acessibilidade digital para ser ainda mais significativo.


É uma questão de alinhar aspectos qualitativos e quantitativos! Em palavras mais simples, é a combinação do lucro com impacto da solução.


O efeito da acessibilidade digital nos nichos de mercado


Esta seção do texto apresenta exemplos de nichos mercadológicos que podem ganhar ainda mais relevância com a acessibilidade digital.


Direitos sociais: há todo um conjunto de leis brasileiras para garantir a acessibilidade e equidade para pessoas com deficiência. Um exemplo é a Lei Brasileira de Inclusão (13.146/2016). Essa regulamentação cria oportunidades de negócios para negócios:

  • Criarem culturas corporativas inclusivas e equitativas. Esse tipo de medida promove práticas e políticas empresariais que direcionam esforços organizacionais focados na transformação social. Afinal, uma organização empresarial que oferece uma experiência digital inclusiva impacta o dia a dia das pessoas;

  • atuarem com foco em educação e sensibilização. Afinal, uma marca que incorpora a acessibilidade digital fornece um valioso exemplo para muitas instituições e pessoas.

  • Além disso, escritórios de advocacia podem:

  1. apoiar os direitos das pessoas com deficiência;

  2. prestar consultoria e serviços de auditoria para alinhar empresas com a legislação da acessibilidade digital. 


Criadores de conteúdo: a acessibilidade digital pode agregar muito em vídeos, produtos, transmissões ao vivo e comunicação. É a perfeita conexão entre responsabilidade social e inclusão de um público bastante relevante. Essa estratégia tem potencial para chamar a atenção de um público bem mais amplo. Boas práticas nesse nicho são:


  • descrições alternativas;

  • intérpretes de língua de sinais;

  • legendas de alta qualidade;

  • transcrições;

  • interfaces de usuário amigáveis.


 

Educação à distância: Ferramentas de acessibilidade e tecnologias assistivas podem agregar muito para alunos com deficiência aprenderem. É o usufruto pleno das oportunidades educacionais. Algumas boas soluções para aplicar nesse nicho são:

  • conteúdo educacional personalizado;

  • descrição de imagens;

  • legendas em vídeos.

Além disso, a acessibilidade digital amplia o lucro dos negócios focados em educação à distância. Já que mais alunos podem estudar à distância, o número de matrículas aumenta. Todo modelo de negócios baseado em EAD conquista maior reputação e credibilidade.

Tecnologia: o desenvolvimento de soluções acessíveis é uma oportunidade para as empresas inovarem. Um caso que merece atenção é a criação de sites e aplicativos que incorporam a inclusão desde o começo. Outros exemplos que merecem destaque são dispositivos de controle por voz e comunicação alternativa.

Lojas online: Neste nicho de mercado, a acessibilidade pode aumentar as vendas para clientes com deficiência. Muitos e-commerces podem enfrentar obstáculos para crescer por conta de limitações como:


  • Imagens das ofertas sem descrição adequada. Essa barreira prejudica a experiência de compra das pessoas com deficiência visual. 

  • Produtos sem informações detalhadas e imagens sem texto alternativo;

  • Vídeos sem legendas ou conteúdo de áudio impede que pessoas com deficiência auditiva possam comprar;

  • Pessoas com deficiência de mobilidade podem sentir dificuldades para navegar por sites sem acessibilidade digital; 

  • Há muitos canais de comunicação que não são projetados para funcionar bem com tecnologias assistivas. Assim, essa dificuldade para acessar informações pode impedir a finalização de compras.

Bem-estar e saúde: A acessibilidade neste nicho é imprescindível. A oferta de serviço médicos acessíveis demanda:

  • adaptação de instalações físicas;

  • treinamento de especialistas em saúde para atender diferentes deficiências;

  • disponibilidade de intérpretes em língua de sinais;

  • personalização de programas voltados para o bem-estar.


Esteja mais perto dos clientes!


O Perto Digital oferece recursos que adequam seu negócio às necessidades das pessoas com deficiência.


A nossa tecnologia agrega acessibilidade digital para empreendimentos.


Por isso, venha conhecer soluções da Perto Digital e entenda como elas podem ajudar a sua marca.

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