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Estratégias para impulsionar seu conteúdo com Língua Brasileira de Sinais (Libras) e marketing


Esta é uma ilustração colorida de duas pessoas conversando. À esquerda, há uma personagem feminina com pele escura, cabelo preto amarrado para trás, vestindo uma camiseta verde e gesticulando com o polegar para cima. À direita, há outra personagem feminina com pele mais clara, cabelo preto longo e vestindo uma blusa azul escura. Ela está com o polegar no queixo enquanto o dedo indicador da mesma mão parece estar fazendo um movimento de cima para baixo, um sinal que em Libras significa 'água'. Acima delas, há uma nuvem de pensamento com a imagem de um copo de água, sugerindo que elas podem estar discutindo algo relacionado à água ou bebidas. O fundo é simplista, com linhas que parecem fazer parte de uma estrutura ou design gráfico.

A Língua Brasileira de Sinais serve para sua empresa se posicionar diante da comunidade surda. Assim, seu site consegue oferecer uma experiência digital mais atrativa para o mercado, o que significa lucro.

Além do mais, apresentar uma identidade empresarial alinhada com a inclusão de pessoas com deficiência gera uma série de benefícios.

Os ganhos são ampliação da relevância no ambiente digital, melhor performance nos motores de busca e posicionamento mais assertivo.

Assim, os objetivos deste nosso texto são:



  • explicar a história da Libras:


  • citar como a Libras se encaixa no seu dia a dia empreendedor;

  • definir algumas estratégias de marketing;

  • apontar sobre como essas estratégias de marketing podem incorporar a Libras.


Qual é a história e o conceito de Libras?


A imagem mostra uma ilustração com um fundo circular azul claro. No centro, há um emaranhado de linhas pretas que parecem representar um novelo de lã ou uma metáfora visual para um problema complicado ou confuso. Duas mãos estilizadas, uma rosa na parte superior e outra marrom na parte inferior, seguram as extremidades de uma das linhas, sugerindo a ação de desembaraçar ou resolver o problema. Não há pessoas ou objetos reais na imagem, apenas uma representação gráfica que pode ser interpretada de diversas maneiras.

A Libras significa Língua Brasileira de Sinais. É a forma de comunicação usada pelas pessoas surdas.

A Libras não se baseia somente nas mãos, mesmo que os movimentos manuais assumam um papel protagonista nessa comunicação.

Expressões faciais e movimentos corporais como um todo são usados, o que define a Libras como uma língua espaço-visual.

A comunicação faz parte de um esforço da comunidade surda e pessoas com deficiência auditiva em serem incluídas.

Existem diversas línguas de Sinais pelo mundo, pois a Libras não é universal. A criação da Língua Brasileira de Sinais foi muito influenciada pela Língua de Sinais Francesa. A Libras está baseada em métodos criados no final do século XVIII pelos franceses.

Aliás, a história da Libras tem diversos marcos importantes.

Eduard Huet, importante ativista na luta pela educação de pessoas surdas e pessoas com deficiências auditivas, veio para o Brasil em 1857. Ele foi convidado pelo próprio D. Pedro II.

Dessa forma, foi fundada a primeira escola para surdos no Brasil chamada de Imperial Instituto de Surdos Mudos. Aliás, hoje em dia, o termo “surdo mudo” caiu em desuso. 

Infelizmente, em 1880, o Congresso de Milão determinou que a comunicação labial era melhor e mais efetiva do que a Libras. Esse fato atrasou a difusão e a disseminação da Libras no Brasil. 

O oralismo se tornou a comunicação oficial no Instituto e demais escolas para pessoas surdas no contexto brasileiro.

No final de 1980, surgiram grupos exigindo maior inclusão dessa comunidade.

Dessa maneira, a Constituição de 1988 passou a garantir a inclusão da comunidade surda por meio da educação e atendimento especializado.

Em 2002, a Língua Brasileira de Sinais foi reconhecida como uma língua do nosso Brasil, ao lado do português.

A Lei nº 10.436/2002 reconhece a Língua Brasileira de Sinais como meio legal de comunicação.

Além disso, em 2010, a profissão de Tradutor e Intérprete de Libras foi regulamentada, representando um enorme avanço cidadão.

O reconhecimento da Libras gerou enormes avanços em termos de acessibilidade e execução de políticas públicas.

As tecnologias também desempenham um papel fundamental! Elas são imprescindíveis para garantir que pessoas surdas e pessoas com deficiência auditiva possam se comunicar. 

Essas tecnologias são usadas em chamadas de vídeos, educação, aulas online em Libras e traduções simultâneas.  


Onde a Libras entra no seu cotidiano empresarial?


A imagem mostra quatro personagens em um cenário que sugere um ambiente de escritório ou de negócios. À esquerda, há uma mulher com cabelo encaracolado e uma roupa azul formal, segurando um laptop e acenando com a mão. No centro, dois homens estão apertando as mãos como se estivessem selando um acordo ou cumprimento; um deles tem um ícone de adição em uma estrela acima de sua mão, o que pode indicar uma ação positiva ou um ganho. À direita, outro homem de gravata verde está segurando um tablet e parece estar fazendo um gesto de fala ou explicação, com uma bolha de diálogo vazia ao seu lado. No fundo, há elementos que sugerem um espaço interno, como janelas, pinturas na parede e plantas, o que reforça a ideia de um ambiente de trabalho.

A Libras pode ser implementada em diversos aspectos diferentes do seu negócio.

Portanto, o propósito desta seção é exemplificar esta implementação com situações concretas da rotina empresarial.

Incrementar a Libras na sua tecnologia digital é abrir portas para a acessibilidade.

Além disso, e-commerces que traduzem conteúdo textual em Libras possibilitam uma experiência ainda mais memorável. 

Contar com recursos de acessibilidade agregam muito no diferencial da sua loja virtual.

A inclusão digital presente em um e-commerce é apenas um exemplo.

Todos os tipos de modelos de negócios podem se beneficiar com o acesso na web.

O foco nas necessidades das pessoas com deficiência é uma pauta para qualquer tipo de empreendimento.

Uma marca que oferece conteúdos acessíveis desfruta de ganhos como:


  •  Reconhecimento e visibilidade;

  • Alcance de um maior número de pessoas e visitantes;

  • Melhor desempenho econômico.


A acessibilidade ultrapassa o mundo digital. Validar diferentes formas de comunicar engrandece e enriquece a diversidade humana. 

Assim, eventos presenciais precisam incorporar a comunicação inclusiva como a Libras, por exemplo. 

Imagine, por exemplo, uma palestra presencial embasada em storytelling que conta com intérpretes de Libras!

Empreendedores podem seguir as estruturas de um bom storytelling para explicar e exemplificar narrativas envolvendo ideias vencedoras no ecossistema inovador.

Estruturas de narrativa simples, foco na mensagem-chave, uma chamada para a ação e um intérprete de Libras agregam enormemente para a comunicação.

Assim, todas as pessoas podem participar do compartilhamento do conhecimento em eventos presenciais. 

Disponibilizar intérpretes de Libras para acolher pessoas surdas e pessoas com deficiência auditiva representa um avanço significativo no acesso. 

Empresas que estão praticando uma comunicação inclusiva evitam problemas com as leis. Elas agem de acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência.


Estratégias de marketing que podem potencializar sua marca!


A imagem é uma ilustração que apresenta dois personagens em um ambiente de escritório ou de trabalho. À esquerda, há uma figura masculina apontando para um quadro branco onde há uma linha do tempo ou gráfico ondulado verde com pontos que marcam dados específicos. À direita, uma figura feminina está sentada em uma cadeira, segurando um tablet ou dispositivo eletrônico e parece estar analisando ou interagindo com ele.  O cenário inclui elementos típicos de um ambiente de trabalho, como uma planta em vaso, gráficos de barra em uma tela de computador, prateleiras com livros ou pastas, e um relógio na parede, indicando um foco no gerenciamento de tempo e produtividade. A imagem também possui um ícone de um alvo com uma seta no centro, que pode simbolizar metas ou objetivos.  Essa representação é comum em materiais de marketing ou educacionais para ilustrar colaboração, análise de dados, apresentações ou trabalho em equipe focado em resultados.

O seu marketing pode executar diferentes estratégias para chegar no seu público ideal e fechar vendas.

Com a execução de um marketing inclusivo, por exemplo, você atinge perfis de consumidores mais diversificados.

Utilizando esse tipo de anúncio, campanha e conteúdo, você comunica uma imagem empresarial mais genuína.

A realidade e os contextos dos seus clientes são plurais. Por isso, a diversidade e a representatividade na sua forma de comunicar geram conexão imediata.

Além do mais, a multiplicidade de ideias pode destravar a criatividade do seu marketing e quebrar estereótipos.

Assim, a execução de um bom diálogo com o mercado requer a inclusão de times diversificados nas suas equipes.

Até porque a diversidade se traduz em inovação e resultados mais consistentes para o marketing.

Logo, contar com um colaborador surdo no seu time demanda adaptações específicas no seu dia a dia empreendedor.

O Perto Libras, por exemplo, possibilita que você ofereça um intérprete virtual em 3D que utiliza a Língua Brasileira de Sinais. Dessa forma, seu conteúdo textual fica melhor adaptado para um público bem mais diverso. 

Imagine que um texto do seu blog da sua empresa requer algum ajuste no conteúdo. Agora, imagine que o especialista em marketing da sua empresa seja uma pessoa surda.

O Perto Libras pode apoiar o entendimento desse especialista, fazendo com que ele adeque a mensagem.

Isso é a inclusão, diversidade e uso estratégico da Libras na sua empresa e marketing.

Validar inovações exige anúncios bem feitos para que seu público compre sua solução.

Lembre-se: solução validada é solução comprada. Recursos de acessibilidade no seu marketing trazem um maior público para seu site. Com essas ferramentas, você consegue comunicar sua proposta com maior facilidade e para um público amplo.

O resultado dessa maior exposição é aumentar as chances de vender e, consequentemente, validar sua inovação.

Isso vale tanto para startups quanto para empresas já consolidadas e que tem um mindset inovador.

Uma empresa que consegue se posicionar no Google já nos primeiros lugares consegue criar e executar anúncios mais baratos. A acessibilidade digital no seu marketing promove essa maior economia.

Um marketing de uma empresa bem-sucedida molda a percepção do cliente. 

As aventuras dos super-heróis  exemplificam esse tipo de lógica no qual o marketing se baseia.

Super-heróis são símbolos que comunicam valores e significados, o que modifica a forma como as pessoas entendem esses mesmos símbolos.

O Super-Homem, por exemplo, é associado com valores como altruísmo, bondade, esperança e justiça. 

O funcionamento do marketing tem uma estrutura parecida. Todas as pessoas estão numa posição específica na hierarquia social. Assim, elas usufruem de um status de acordo com esta posição. 

Logo, uma marca só vai efetuar uma venda se ajudar a pessoa a subir, manter ou descer de status.

Por exemplo:

  • Um médico de desempenho mediano de um famoso hospital pode usufruir de um bom status;

  • Por outro lado, um excelente cirurgião de um hospital não tão conhecido tem menos status;

  • Logo, uma boa estratégia de marketing do hospital mais famoso seria usar essa força de marca para atingir mais mercado. Pessoas com maior poder aquisitivo podem preferir esse hospital famoso porque ele tem valores associados com fama, prestígio e sofisticação. Já pessoas com menor poder aquisitivo podem preferir o hospital de menos status porque ele é vinculado com preços menores. Dessa forma, em ambos os casos, as marcas moldam a percepção dos consumidores.


Como essas estratégias de marketing podem incorporar a Libras?

A imagem mostra uma ilustração de dois personagens que parecem estar envolvidos em uma atividade profissional ou de negócios. À esquerda, uma mulher de pele escura, vestindo uma blusa azul escura e calça preta, está segurando uma lupa que amplia um gráfico de barras ascendente. À direita, um homem de pele clara, com uma camiseta verde escura e calça preta, está olhando para um tablet ou bloco de anotações, com a mão no queixo como se estivesse pensando ou analisando algo. Acima dele, há uma caixa de diálogo com um calendário mostrando o número 17, o que pode indicar uma data importante. Há ícones relacionados a negócios e análise, como gráficos em crescimento e uma lâmpada, sugerindo ideias ou inspiração. O fundo é simples e claro, enfocando a atenção nas figuras e elementos infográficos.

Se sua comunicação digital e seu marketing apresentarem um conteúdo com Libras, você alcançará um maior mercado.

Sua marca terá um bom posicionamento diante da comunidade de pessoas surdas.

Incluir é, sobretudo, oferecer recursos para a pessoa usuária desfrutar de uma jornada sem obstáculos. 

Ferramentas de acessibilidade garantem um duplo ganho: sua persona é incluída no mercado consumidor e sua marca lucra. 

Com a inclusão de Libras na comunicação, você pode apresentar propostas comerciais de um jeito que todas as pessoas entendam.

Você pode validar inovações, serviços e produtos se tiver um contato com um universo maior de pessoas usuárias. 

A experiência de sua persona fica facilitada, direta e objetiva, sem complicações ou complexidades desnecessárias. 

Libras no seu conteúdo textual garante um melhor posicionamento do seu conteúdo nos motores de busca. Esse atributo faz com que seu marketing seja mais econômico. Investimentos são feitos de maneira mais estratégica e com resultados mais precisos. 

A comunicação feita por vários formatos como Libras faz com que sua marca ganhe um status de acessibilidade e inclusão.

Com isso, pessoas podem se sentir acolhidas, incluídas e amparadas pela sua proposta de valor.

Ter uma marca associada com uma internet mais inclusiva e acessível atrai um perfil de clientes mais crítico. Seu marketing pode moldar percepções do seu público se conectando com uma web feita para todas as pessoas.


Inclua a Libras no seu marketing digital para causar impacto!

Nós oferecemos o recurso Perto Libras para que sua comunicação seja feita com intérpretes virtual em 3D.

Assim, sua oferta será apresentada também com a Libras. 

Sua mensagem pode ser potencializada se atingir um número cada vez maior de públicos.

Para tanto, cada perfil de audiência requer um recurso de acessibilidade específico em função da condição e do contexto.

Cada visitante do seu site vai usar as informações de acordo com as necessidades e preferências. 

Além da Perto Libras, oferecemos vários recursos que contribuem para que sua empresa seja mais acessível digitalmente.

Entregamos bem mais do que inovações e tecnologias! Ampliamos a possibilidade de você ativar conexões genuínas com o mercado.

Uma jornada digital que empodera e fornece autonomia para a pessoa usuária é muito mais atrativa.

Seu sonho empreendedor pode desempenhar um papel importantíssimo em um ecossistema digital que transforma e impacta positivamente.

Converse com nosso time de vendas e conheça as funcionalidades da nossa plataforma.





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