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E se sua empresa errar em implantar inclusão digital?


"Ilustração vetorial minimalista de um dispositivo digital com um ícone de erro na tela, cercado por símbolos que representam barreiras e desconexão, simbolizando a falha de uma empresa em implementar a inclusão digital. As cores da marca são utilizadas para enfatizar a importância da inclusão digital correta."

Empresas inclusivas adotam políticas de gestão de talentos flexíveis para praticar a inclusão digital.

Assim, boas práticas consistem em oferecer sites acessíveis, texto alternativo em imagens e a possibilidade de transformar áudios em textos. São várias opções e estratégias para facilitar o acesso no universo online. Esse investimento em tecnologia e acessibilidade são indispensáveis para acolher diversos perfis de pessoas com deficiência. 


Até porque a variabilidade e a diversidade de perfis e talentos só tende a agregar no desempenho dos times. Além disso, ser uma empresa inclusiva significa maior participação no mercado e conquista de mais clientes.


Sites acessíveis engajam e se conectam mais com a audiência porque a acessibilidade digital ajuda no ranqueamento.


Por isso, a inclusão digital precisa ser analisada como um investimento e não como um gasto ou luxo. Mesmo assim, sempre existe a possibilidade de empresas errarem na implementação desse tipo de recursos.


Afinal, não há como saber de todas as necessidades de um colaborador com deficiência recém-ingressado na empresa. 


Da mesma forma, não é possível “adivinhar” tudo o que a clientela com deficiência necessita para navegar no site. Portanto, o objetivo deste texto é apresentar estratégias que possam minimizar esse tipo de erro.


A tecnologia é só uma ferramenta. O maior desafio é lidar com diferentes perfis de pessoas e contemplar as demandas de todas as audiências.


Como a inclusão digital lida com as diferenças humanas?


Uma pessoa com deficiência auditiva, por exemplo, pode não saber como a inclusão digital afeta uma pessoa cega.


Da mesma forma, lideranças e equipes de trabalho podem não identificar de antemão as demandas de perfis recém-chegados de colaboradores. Por isso, a atitude de perguntar é poderosa!


Questões bem formuladas podem gerar muitos insights. A implementação da gestão de talentos diversos exige que o erro seja fonte de aprendizado.


Feedbacks, escuta ativa e atitudes proativas são três aspectos fundamentais para alinhar demandas e um site mais acessível, por exemplo. Não é só a liderança que precisa saber e entender o contexto dos colaboradores com deficiência.


 A inclusão digital é um debate coletivo e que exige a participação de todas as pessoas e departamentos empresariais.


Imagine a riqueza e a potência de uma boa troca de idéias e insights! Um colaborador com deficiência auditiva pode aprender sobre as necessidades de um colega com autismo e vice-versa, por exemplo.


É imprescindível que as pessoas se apropriem da tecnologia para fomentar esses tipos de aprendizados compartilhados.


Uma empresa inclusiva pode documentar os erros e aprendizados num programa focado na melhoria contínua da acessibilidade no universo online.

Até porque existem diferentes situações e contextos.


O site Câmara Paulista para Inclusão da Pessoa com Deficiência menciona que existem esses tipos de deficiências:


  • física;

  • visual;

  • intelectual;

  • múltipla.


Além dos conceitos estratégicos já mencionados para promover a inclusão digital, há o diagnóstico. Essa ferramenta específica pode reduzir ainda mais a possibilidade de sua empresa cometer algum erro.


É um ganho para o colaborador e os clientes.


Um diagnóstico sobre inclusão digital pode acelerar a transformação do seu negócio!


A Perto Digital oferece um serviço que diagnostica a acessibilidade em seu site.

Você pode receber periodicamente esses resultados dessa análise.


Até porque sites empresariais mudam a todo instante. Em alguns casos, uma nova funcionalidade é implantada, por exemplo. Em outras circunstâncias, o blog recebe um melhoramento, um upgrade e novos posts.


Tudo isso demanda que seu empreendimento esteja sintonizado com a acessibilidade e as mudanças que vão impactar seu público. 


Seu site é um exemplo de como a inclusão digital exige estratégias bem alinhadas para atender as expectativas das pessoas. Portanto, examinar periodicamente o modo como seu usuário utiliza seu site pode gerar inéditos insights.


Em algumas circunstâncias, os serviços da sua empresa podem ser otimizados e melhorados.


Sites mais acolhedores funcionam como conexão poderosa com a audiência, facilitando a coleta de opiniões sobre seu modelo de negócio. Times empresariais, colaboradores e clientes podem ser ótimas fontes de ideias.


Empreendedores de sucesso estão sempre revisitando a dor de mercado que resolvem.


A concorrência e tendências exigem estudar se a dor mudou ou permaneceu com as mesmas características. Por esse motivo, é tão estratégico oferecer acesso digital fácil para muitas partes interessadas e perfis de pessoas com deficiência.


Há muitos aprendizados que você pode assimilar a partir dos erros e acertos da implementação da inclusão digital.


Tanto conhecimento prático pode fazer muita diferença em todas as áreas da sua empresa.


O presente texto só exemplificou os casos da gestão de talentos e vendas.


A inclusão digital pode ser potencializada com soluções da Perto Digital!


A Perto Digital oferece um conjunto completo de soluções para efetivar a inclusão digital no seu empreendimento. Fale com nossa equipe de vendas para minimizar o risco de errar na entrega de experiências online acessíveis.












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