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Dicas para observar tendências, inovar e atingir um amplo público com inclusão digital


Esta imagem mostra uma ilustração de estilo vetorizado de uma mulher segurando uma lupa diante de seu olho, o que simboliza o ato de analisar ou examinar algo de perto. Ao redor da figura estão ícones conectados por linhas que parecem representar conceitos ou componentes de um processo. Os ícones incluem pessoas agrupadas (comunidade ou equipe), uma lâmpada (ideia ou inovação), uma mão (Distúrbio Habilidades motoras), um ouvido com um risco cortando ao meio (Deficiência Auditiva), engrenagens (trabalho ou mecânica), setas do teclado (navegação por teclado) e uma loja ou balcão de atendimento (análise de mercado). O design sugere um tema de colaboração, inovação, e análise estratégica em um contexto profissional ou educacional.


É possível analisar os padrões e as tendências do mercado para gerar soluções inovadoras. Dessa forma, você pode apresentar seus insights para a clientela usando a inclusão digital como estratégia. 


O objetivo deste texto é apresentar algumas boas dicas e práticas para você estudar as tendências. Com isso, você descobre possibilidades de agregar diferenciais competitivos no seu sonho empreendedor.


Para apresentar seu modelo de negócio diferenciado, você precisa de um site que seja relevante para o consumidor.


Neste aspecto, a acessibilidade agregada no seu site pode gerar ótimos resultados.


Em primeiro lugar, serão extraídas dicas da literatura científica sobre tendências, futuro e negócios. O livro em questão é “Dez tipos de inovação: a disciplina de criação de avanços de ruptura”.


Identificar e analisar tendências é uma mescla entre ciência e arte, requer conhecimento e aperfeiçoamento. Já na última seção, você vai compreender as conexões entre todos os assuntos mencionados. Confira nosso conteúdo!


Qual é o futuro da inovação do seu setor?


Você pode analisar a entender onde outras organizações estão investindo para realizar escolhas mais acertadas. Após isso, você pode investir em um padrão já estabelecido ou inovar numa outra direção.


Avalie primeiro o que é importante para os clientes. A percepção do que é viável hoje e amanhã é outro requisito fundamental para entender o contexto. Assim, você conseguirá entender a movimentação dos concorrentes diretos e indiretos.


Esse entendimento do cenário guiará sua análise sobre a direção e o ritmo das mudanças. Fica mais fácil avaliar as ações e reações dos concorrentes!

Em termos práticos, você precisa:


  1. Determine o escopo do estudo: inclua setores, categorias, empresas e organizações na sua análise para definir limites da sua pesquisa. Identifique empresas que estejam resolvendo os problemas dos clientes de forma inovadora. Estude mesmo aquelas que fujam da categoria concorrentes do seu nicho.

  2. Defina as inovações que você quer pesquisar. As inovações podem partir de aspectos como:

  •  novas formas de gerar receitas;

  • uso estratégico da rede de parcerias;

  • melhorar o desempenho da sua estrutura (ativos, capital intelectual e etc);

  • otimizar processos;

  • entregar produtos com desempenho superior;

  • combinar produtos e serviços de maneira única;

  • entrega de serviços diferenciados.

  • conexão entre clientes e canais de distribuição;

  • envolvimento dos clientes com a marca.



  1. Examine fontes variadas como jornais, periódicos, revistas, artigos científicos, dados de mídias e relatórios de análises.


  1. Avalie resultados: aborde grandes volumes de informações de forma estratégica. Você pode fazer isso através de gráficos topográficos ou mapas de calor. Identifique áreas do mercado em que as empresas não estão investindo. Elas são as mais propícias para gerar inovações.

  2. Pesquise sobre forças de mudança: Identifique o que está movimentando o cenário econômico. Pergunte para si mesmo e sua equipe:

  • Que tecnologias estão moldando o cenário?

  • Sua base de clientes tende a mudar?

Essas reflexões ajudam você a compreender melhor seu nicho no curto e longo prazo.


  1. Faça perguntas como:

  • No que as pessoas estão investindo atualmente?

  • Quais áreas estão sendo ignoradas?

Assim, você saberá onde investir, pois conhece as tendências.


Um exemplo ajuda a entender essa dinâmica.  No passado, a tendência era de que as pessoas desejariam comprar qualquer coisa do conforto do lar. Essa tendência se mostrou consistente e válida.


Como a Blockbuster não aproveitou esse comportamento do cliente que estava se manifestando, ela perdeu espaço para a Netflix. 


Exponha sua inovação para o mercado com a inclusão digital


Um site acessível comunica maior relevância, confiabilidade e tem potencial para fechar mais vendas. Isso porque as pessoas com deficiência constituem parte significativa do mercado consumidor.


Além disso, todas as pessoas gostam de usar um site com menos barreiras digitais. Um site que oferece uma jornada mais fácil para a pessoa usuária agrega muito valor.


A web inclusiva transforma a vida da sua audiência.


Assim, você pode usar esse potencial digital para apresentar suas ideias e inovações. Todo o processo de coletar feedbacks, interpretar tendências e interagir com o mercado será facilitado. 


Comunique mais e melhor! Já que uma experiência digital acessível é satisfatória, seu site pode ser recomendado pelo marketing boca a boca.


É um ganho para todo o ecossistema empreendedor.

A Perto Digital oferece um conjunto de ferramentas que agregam acessibilidade no seu modelo de negócio. Seu site será mais adaptado, adequado e acolhedor para atender diferentes públicos e perfis de pessoas usuárias.


Converse com nossa equipe e conheça nossa proposta de valor.


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