top of page

Dicas para implementar a acessibilidade digital de acordo com a maturidade do seu empreendimento


Ilustração vetorial minimalista que retrata uma trajetória de crescimento ou evolução, com etapas ou estágios simbolizando a progressão de uma startup até uma empresa madura. Cada etapa é acompanhada por símbolos de acessibilidade digital, como interfaces simplificadas, comandos de voz e ícones de texto alternativo, apropriados para cada estágio de maturidade do negócio. Isso pode ser visualizado como um caminho ou escada que leva a um pico, onde a acessibilidade digital é totalmente integrada. A paleta de cores da marca Perto é utilizada para criar uma mensagem clara e coesa.

A dinâmica do mercado exige que a acessibilidade digital seja adotada.


Assim, as estratégias de implementação devem estar sintonizadas com o momento da sua empresa. Até porque a inclusão digital é:


  • uma vantagem competitiva;

  • encoraja uma organização a adotar acessibilidade em sentido amplo;

  • gera retorno financeiro e acréscimo em credibilidade.


A conformidade com os padrões e requisitos da web inclusiva é um sinal de como organizações lidam com pessoas. Portanto, expandir e melhorar a acessibilidade exige estratégias alinhadas com o estágio, tamanho e o nicho da empresa.


O propósito deste artigo é listar dicas e boas práticas para que você possa incorporar a web inclusiva na sua empresa.



Seu empreendimento é novo na acessibilidade digital


O foco da sua empresa deve ser a usabilidade. A adoção da acessibilidade digital não deve estar restrita apenas a cumprir normas e conformidades legais.


O desenvolvimento de um negócio consistente e acessível não se sustenta apenas em estar alinhado com a legislação. Até porque uma empresa pode deixar de prestar atenção nos padrões legais porque foca em seguir checklist mecanicamente. 


Isso acaba provocando novos atritos com a justiça. Portanto, o foco principal deve ser a usabilidade. Uma empresa que oferece uma experiência mais amigável para o usuário consegue envolver e reter clientes com maior facilidade.


A acessibilidade não deve ficar restrita apenas à conformidade legal. 


Coletar depoimentos de clientes com deficiência satisfeitos com sua marca pode ilustrar o impacto que seu empreendimento deixa no mercado. Comunicar essa narrativa para equipes, programadores e desenvolvedores gera muitos insights para aprimorar o uso. 


Entender a percepção do usuário sobre seu site ou aplicativo direciona esforços coletivos para melhorar a acessibilidade cada vez mais.


Seu foco deve ser criar experiências otimizadas para o usuário e não se contentar com o básico existente. Para isso, você deve incorporar a acessibilidade no trabalho das equipes criativas.


Incorporar a acessibilidade no design, por exemplo, gera mais receita e retenção de clientes. 


Avaliar a conformidade da organização pode fornecer o pontapé inicial para adotar boas práticas inclusivas. Investimento em inclusão web ajuda a economizar dinheiro e reduzir despesas inesperadas.


Desse modo, um diagnóstico pode facilitar que equipes se concentrem em áreas que mais impactarão o usuário.



Seu empreendimento está amadurecendo  estratégia de acessibilidade digital



Contar com uma equipe responsável para impulsionar a inclusão web é uma boa prática. O trabalho de acessibilidade deve ser desenvolvido de modo descentralizado e envolver todos os departamentos. 


Apesar disso, uma equipe defensora centralizada pode garantir que a acessibilidade seja uma prioridade e receba investimentos necessários. 


Esse modo de lidar com a inclusão web pode trazer ganhos significativos como estar alinhado com a conformidade. Cursos podem ser oferecidos pela própria empresa para que colaboradores entendam a importância da acessibilidade.


Ambientes empresariais precisam garantir que, por exemplo, colaboradores com deficiência visual possam acessar sites sem complicações.


Assim, todos os times e equipes conseguem entender melhor as consequências da falta de inclusão web. O conhecimento sobre acesso digital contribui para a tomada de decisão corporativa. 


Construir acessibilidade é um processo contínuo e nunca está finalizado. Nesta jornada, as equipes devem desenvolver resiliência e motivação.


Esse comprometimento é fundamental para garantir a adoção da acessibilidade nas prioridades e agendas da empresa. O problema de demandas conflitantes pode ser resolvido se o foco permanecer no longo prazo e na melhoria contínua. 


Colaboradores devem comemorar o progresso e a evolução em cada passo dado. 


São exemplos de conquistas que devem ser celebrados:


  • aprimoramento dos processos que incorporaram acessibilidade digital;

  • alcance de marcos;

  • inclusão de talentos em equipes responsáveis pelo acesso;

  • Reservar um tempo para felicitar os times pela vitórias consolida uma cultura positiva.


Além disso, esta estratégia ajuda a manter o comprometimento.

Se a acessibilidade estiver se expandindo no seu empreendimento



Empresas devem incorporar a demanda por acessibilidade no processo de comprar novas tecnologias. Algumas perguntas são fundamentais para conhecer se o fornecedor de tecnologia leva a inclusão digital a sério:


  1. Seu produto está em conformidade com quais padrões de acessibilidade?

  2. Qual é a garantia que sua tecnologia é acessível?


Num mundo ideal, os contratos de compra deveriam incorporar a acessibilidade.


Assim, os fornecedores são responsáveis por vender soluções alinhadas com padrões acessíveis. Empreendimentos devem comprar produtos tecnológicos em conformidade desde o começo para não prejudicar os usuários ou conflitar com a justiça.


Os relatórios devem expressar todo o progresso da empresa em direção às melhorias contínuas.


Apresentar a verdade e a evolução garante que equipes se sintam mais motivadas a adotar a inclusão digital. Um bom relatório tem:


  • aborda a acessibilidade de forma objetiva;

  • comunica com uma linguagem clara;

  • engaja as lideranças e times;

  • auxilia os líderes na tomada de decisão.


Conhecendo o cenário, as lideranças podem alocar tempo e recursos para otimizar o desempenho de projetos alinhados com acesso.


Conte com o Perto Digital para implementar o acesso digital em seu empreendimento


As soluções do Perto Digital permitem que empresas incorporem a acessibilidade digital, independentemente da maturidade do empreendimento.


  • Focamos em seguir conformidade, determinação legal e oferecemos sempre a melhor usabilidade para usuários com deficiência. Desse jeito, nossos recursos estão bem alinhados com as necessidades de empresas iniciantes;

  • Nossos times estão comprometidos com a melhoria contínua de ferramentas acessíveis. Esse foco em aperfeiçoamento satisfaz as demandas de empresas que estão amadurecendo estratégias de acessibilidade. Além disso, corporações já maduras nesse quesito são igualmente beneficiadas.


Converse com nossa equipe e conheça nossos diferenciais.

 




Comments


© 2022 Perto Digital. Todos os direitos reservados

bottom of page