Este post é elaborado com dicas para criar conteúdo acessível. Por isso, além de fornecer estratégias, vamos explorar como agregar acessibilidade digital em sua comunicação.
Até porque a combinação entre bons processos de criação e soluções acessíveis potencializam a penetração da sua marca no mercado.
Em termos práticos, a produção de conteúdo significa oferecer materiais para conectar sua marca com o coração das pessoas. Assim, seu sonho empresarial se torna uma referência no seu segmento.
Com os passos certos, seu empreendimento estará sempre presente na memória afetiva dos consumidores.
Esse critério técnico que guia seu marketing resulta em atração de audiência qualificada e maiores chances de fechar negócios.
Por isso, é imprescindível que seu site seja acessível. Oferecer uma jornada digital de fácil acesso complementa o seu marketing em vários aspectos.
Confira esse nosso post no blog e ative a transformação digital no seu negócio!
Confira as bases de um bom marketing - Dicas para criar conteúdo acessível
A produção de seu conteúdo deve estar baseada em diferentes formatos como ebooks, textos, vídeos ou podcasts. A finalidade é a entrega de informações de alto valor para sua audiência.
Por isso, além de conhecer as melhores práticas, é fundamental que sua comunicação digital seja acessível e inclusiva.
Até porque um conteúdo sem a acessibilidade pode representar um impacto negativo para empresas e pessoas usuárias.
Todas as pessoas devem ter o direito de acessar sua proposta de valor!
Então, o objetivo desta seção é fornecer insights para tornar sua produção de conteúdo eficiente, acessível e inclusiva.
O primeiro insight sobre o tema é posicionar sua empresa como uma aliada do seu cliente. Na entrega de artigos, imagens, vídeos e textos, você apoia seu cliente a solucionar um problema ou conhecer algum assunto.
Desse modo, seu negócio fica mais próximo do cotidiano da audiência.
A pessoa passa a entender seu negócio como um parceiro, alguém que ajudou a solucionar um problema. Desse jeito, as pessoas iniciam um relacionamento com seu empreendimento que pode resultar em uma venda.
O segundo insights é entender que um site acessível e inclusivo que oferece material de alta qualidade se posiciona como aliado da inclusão.
Afinal, sem as funcionalidades certas, seu público pode enfrentar dificuldades para:
compreender os diferenciais da sua oferta;
finalizar um pedido de compra;
usar seu site;
pedir suporte;
acessar o conteúdo do seu blog;
compartilhar posts em redes sociais;
lidar com o seu chatbot.
Logo, a incorporação da acessibilidade digital em seu conteúdo requer estratégias como conhecer tecnologias assistivas, linguagem simples e descrição de imagens.
11 boas dicas para melhorar a performance do seu conteúdo
Seu processo criador precisa de uma rotina, processos, métodos e organização;
Conheça as necessidades da sua persona;
Estude para ter boas referências e inspiração;
Invista pesado em boas práticas de SEO;
Aprimore seu conteúdo continuamente;
Use o feedback dos seus clientes para ativar a sua inspiração;
Use e abuse do ChatGPT para ter insights e criar copys, e-mail marketing e muito mais.
Mas atenção: use o ChatGPT com cautela e como um complemento da atuação do redator.
Foque em anúncios personalizados;
Entregue uma boa experiência do usuário focando em ótimo layout, versão mobile e recursos que otimizem o uso.
Invista em conteúdos interativos.
Por exemplo: pesquisas personalizáveis e gráficos interativos. São soluções que garantem a interatividade e a conexão com seu público.
Integre seu conteúdo com outros departamentos da sua empresa.
Por exemplo: Se sua empresa executar uma estratégia de inbound marketing, ela precisa conectar time de conteúdo e vendas.
Todas essas dicas para produção de conteúdo se harmonizam com a acessibilidade digital. Assim, sites otimizados com essas estratégias e recursos que facilitam a jornada da pessoa usuária geram um duplo impacto!
Conheça os principais tipos de conteúdo para ativar a boa performance da sua marca
A produção de conteúdo não deve se limitar apenas à criação de posts para blogs!
O texto em blogs é somente uma das possibilidades para que seu empreendimento conquiste a sua audiência. Outros recursos em se tratando de conteúdo são:
Ebooks: os temas tratados pelo ebook são mais aprofundados do que um blog post. Esse conteúdo exige uma maneira mais didática e explicação detalhada. Traga novos pontos de vista para seu público! Agregue uma boa diagramação, fotos bonitas e uma landing page cativante! Você precisa se lembrar que os ebooks são materiais comerciais. Assim, eles precisam informar diversos perfis de pessoas com deficiência. Afinal, a inclusão é para todos os tipos de personas. Com o recurso Texto em Fala, seu conteúdo pode ser convertido em versão áudio. Dessa forma, fica mais fácil comunicar suas ideias presentes no seu ebook.
Post em redes sociais: o conteúdo criado para redes sociais é uma possibilidade interessante em se tratando de marketing digital. Por isso, adapte a linguagem e escreva textos que engajam, despertam a curiosidade e estimulam os comentários e a leitura. Uma dica: Seguir modelos de posts facilita a escrita para as redes sociais. Com essa escrita elaborada segundo critérios técnicos, o impacto do seu marketing é maior!
Aqui, novamente, entra a demanda por acessibilidade digital. Seus posts altamente cativantes podem levar a pessoa usuária ao seu site. Espaços web acessíveis e inclusivos garantem uma jornada digital mais fácil para todas as pessoas.
Vídeos: é um exemplo de conteúdo que não usa diretamente textos corridos. Boas práticas na produção de vídeo envolvem entrevistar autoridades ou apresentar provas sociais. Demonstrar o funcionamento da sua solução na prática é válido também. Além disso, seus vídeos precisam de uma boa legenda para serem inclusivos e acessíveis.
Imagens: Elas têm um potencial incrível de engajar e atrair a atenção das pessoas.
Nichos como moda e decoração demandam muito do compartilhamento de imagens, por exemplo. Seu site empresarial pode contar com imagens marcantes para comunicar sua essência empreendedora. Imagens precisam de textos alternativos para impactar pessoas cegas. Assim, a solução Perto Texto Alternativo serve para automatizar a escrita do texto alternativo das suas imagens.
Estratégias voltadas para a produção de conteúdo engajante
Você pode contratar uma pessoa ou um time para criar conteúdo. Nesse ponto, essa pessoa ou equipe ficará com a responsabilidade de atualizar as suas redes sociais.
Em alguns contextos, uma pessoa não conseguirá reunir todas as habilidades necessárias para executar a produção de conteúdo.
Criar uma arte memorável é diferente do que produzir um vídeo, por exemplo.
Por isso, caso monte uma equipe de conteúdo, reúna pessoas com habilidades complementares. Você pode pedir que pessoas de outras áreas apoiam a sua criação.
Sua equipe comercial pode participar da produção de um vídeo sobre vendas, por exemplo.
Além disso, você pode terceirizar a produção de conteúdo para uma agência.
A vantagem é que você pode investir pesadamente em sua atividade principal, enquanto outras pessoas cuidam do seu marketing.
Outro boa opção é combinar as duas estratégias. Tenha uma equipe interna responsável por atender determinadas demandas de conteúdo enquanto uma empresa externa executa outras ações. Nesse caso, o responsável interno manterá o diálogo com a empresa e a execução de objetivos.
Como sua empresa pode combinar acessibilidade e bom conteúdo?
Nós da Perto Digital oferecemos um conjunto de soluções que acessibilizam seu site. Temos uma variedade de recursos para que seu negócio seja mais acolhedor digitalmente.
Assim, seu site atenderá as necessidades comunicacionais de uma variedade de pessoas com deficiência.
Converse com nossa equipe de especialistas e entregue um conteúdo para uma audiência ainda maior com nossas soluções.
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