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Descubra como validar inovações com marketing acessível


Ilustração de equipe diversificada colaborando em frente a painel repleto de notas adesivas.

Validar inovações com marketing acessível pode ser uma prática que gera bastante resultados positivos. Lembrando que solução validada é aquela que gera lucro. Feedbacks construtivos vindos dos clientes é só parte do processo. A aceitação da inovação pelo mercado precisa ser sinônimo de vendas e dinheiro para a sua empresa.


Os clientes enfrentam desafios para escolher a melhor oferta, num mundo com tantas oportunidades diferentes.


Do mesmo modo, empreendedores lidam com muitas ideias concorrentes pela atenção do mercado. Por isso, este texto explica as principais dificuldades enfrentadas por empreendedores para colocar um produto no mercado. 


Colocar os desafios no papel ajuda empreendedores a identificar possíveis estratégias para contornar esses obstáculos.


Cada caso é um caso. Não há solução única para todas as situações pelas quais os empreendedores precisam passar. Mesmo assim, expor os desafios num texto motiva reflexões, tomadas de decisões e planos de ação.


Por último, você vai descobrir como o marketing e a acessibilidade digital podem auxiliar você a validar inovações.


Quais os maiores desafios para um empreendedor?


Há oportunidades desigualmente “espalhadas” numa região. Algumas instituições são mais “abertas” a ouvir ideias novas. Já outras organizações não possuem um mindset tão preparado para ouvir planos empreendedores. 


Há seletos grupos já instituídos e é lá que acontece todo o progresso tecnológico.


É como uma bolha que concentra recursos, dinheiro, capital humano e tecnologia.


Enquanto isso, as demais empresas ficam “presas” a modelos de gestão ultrapassados.  Mesmo assim, todas as organizações se dizem inovadoras, dificultando a tarefa do empreendedor em selecionar stakeholders e parceiros estratégicos. 


Falta tempo, integração de esforços e métodos para valorizar as melhores ideias e conexões promissoras. 


Além disso, há dificuldade em achar times, mentores, força de trabalho, sócios e colaboradores. Assim, alguns empreendedores acabam não despertando a atenção de clientes, incubadoras ou aceleradoras. 


São dilemas do contexto. São famosos "ruídos" na comunicação entre diversas partes.


Até porque apoiar times campeões envolve sempre focar na ideia

aparentemente mais executável e esquecer as demais. O foco do ecossistema de inovação precisa estar no mérito!


Porém, o resultado "indesejado" disso é que, muitas vezes, pessoas talentosas acabam sendo esquecidas.


As origens desse problema são variadas. Alguns do motivos são:


  • falta de tempo para ouvir todas as ideias;

  • ausência de critério técnico para selecionar o modelo de negócio mais vantajoso;

  • dificuldade para planejar a escolha das soluções mais adequadas.


O triste resultado é a alta mortalidade de startups. A desigualdade de informações e oportunidades acaba gerando crises que afetam todo um ecossistema de inovação. 


Por fim, o maior prejudicado é o consumidor final que não acessa boas soluções.


O cérebro humano tem uma capacidade de foco e atenção limitada. Com tantas informações geradas pela internet e tecnologias, a tarefa de selecionar uma boa ideia é cada vez mais complexa.


Dessa forma, o trabalho dos investidores fica cada vez mais desafiante. Em paralelo, consumidores ficam “afogados” com tantas propostas e opções.


Já os empreendedores sentem tremendas dificuldades para validar uma boa ideia, vender e buscar investimentos na porta certa. A produtividade da internet acaba tendo um efeito reverso: é contraprodutiva.


É um dilema econômico que afeta várias partes de uma mesma equação. Assim, trabalhar arduamente, em algum contexto, não é o suficiente.


É preciso combinar resiliência com direção, critério técnico e estratégias inteligentes. As diferenças no uso de tempo e recursos repercutem nos resultados empresariais.  


Um trabalho que não gera resultados tangíveis é um desperdício.

O que fazer para mitigar essas dificuldades?


Foque em validar inovações com marketing acessível


Acessibilidade em marketing pode reduzir a complexidade do cenário empreendedor. Afinal, sites acessíveis atingem uma fatia maior do mercado, porque:


  1. têm uma melhor performance nos mecanismos de busca e Google;

  2. apresentam uma navegabilidade acolhedora para pessoas com deficiência, o que significa vendas fechadas e solução validada;

  3. oferecem uma experiência digital prática e fácil para qualquer pessoa.


A inclusão digital agrega valor para muitos perfis de audiências, porque amplia a relevância online de um modelo de negócios.


É oferecer a proposta certa para o mercado certo usando mecanismos inteligentes para validar e lucrar mais rapidamente. 


Entregue soluções sob medida para pessoas verdadeiramente interessadas em seu marketing. É o único jeito de poupar tempo e transformar clientes em fãs apaixonados pela sua marca.


Assim, essas tecnologias trazem um benefício para todo o ecossistema de inovação.

O que o marketing acessível pode agregar nos seus negócios?


Acelere o desenvolvimento do seu empreendimento com acessibilidade para marketing. Graças à tecnologia, pessoas com deficiência podem comprar, vender, interagir digitalmente, empreender e procurar emprego.


É um ganho para o mercado e o empreendedor.


O Perto Digital oferece um conjunto de soluções capazes de agregar acessibilidade para o seu negócio. Entregamos recursos para:


  • Tornar seu site mais acessível;

  • Transformar áudios em textos e vice-versa;

  • Facilitar que pessoas com deficiência usem seus PDFs;

  • Escrita automática de textos alternativos;

  • Agregar qualidade nos seus textos.




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