Você saberia definir qual é o tipo de inovação que o Google entrega para o mercado? Pois a resposta para esta pergunta apresenta uma conexão muito forte com a inclusão digital!
Afinal, inovar exige criatividade: uma mesma ideia pode ser adaptada para diferentes contextos.
Assim, o propósito deste artigo é trazer algumas definições científicas sobre algumas das inovações praticadas pelo Google.
Os autores consultados são Larry Keekey, Ryan Pikkel, Brian Quinn e Helen Walters. Já a obra consultada é “Os Dez tipos de inovação: a disciplina de criação de avanços de ruptura”.
Este livro fornece conceituações bastante específicas sobre alguns dos atributos inovadores do modelo Google. Depois de deciframos essa parte conceitual com base no livro, você vai entender como isso se encaixa com a acessibilidade.
Algumas das característica da inovação Google virá acompanhada de uma pergunta para você se inspirar e aplicar no seu empreendimento.
Acompanhe nosso artigo para expandir suas ideias!
Por que o Google é tão inovador?
O Google classifica sites em função do conteúdo de valor, o que otimiza resultados de busca. Logo, este é um modelo autossustentável! Cada vez que a Web cresce, o Google também cresce.
Cada novo site é um ponto de informação e outro voto a ser contado.
Em 2000, o Google criou uma forma de desenvolver um negócio bilionário. Ele introduziu um programa de propaganda integral para criar campanhas online conectadas aos termos de busca.
Esse programa era o AdWords. O Google inova em aspectos como:
Modelo de lucro: o AdWords começou com anúncios textuais simples que os usuários podiam comprar através de lance. O Google, então, implementou um modelo “pague por clique”. Isso significa que ele só cobrava uma taxa quando o usuário clicava no anúncio. O AdWords inova o modo como o Google gera lucro. Como você pode inovar seu modelo de lucro?
Saiba mais no texto “Inove combinando modelo de lucro e inclusão digital”.
Modelo de Rede: A empresa Google estimula a atração de cientistas e engenheiros. A empresa oferece refeições saudáveis, nutritivas e gratuitas para que colaboradores trabalhem satisfeitos dia e noite. Os colaboradores podem usar 20% do seu tempo na empresa para criar um novo projeto próprio. A combinação de ativos numa rede pode ativar a inovação na sua empresa. Como você pode usar seus contatos e parcerias de forma estratégica?
Saiba mais no texto “Entregue soluções a partir de parcerias estratégicas e inclusão digital”.
Modelo de Processos: o algoritmo de link PageRank classifica as páginas Web de acordo com os links conectados a elas. Isso por si já é uma inovação em processos.
Quais são as formas do seu negócio inovar em processos?
Saiba mais no texto “Conecte inovação de processos com inclusão digital para alcançar máximo desempenho!”
Desempenho de produto: O Google oferece um serviço de busca simples, o que incrementa o desempenho. Como você pode melhorar a performance do seu produto?
Saiba mais no texto “Alcance mais resultados conectando inclusão digital e um produto diferenciado!”
Sistema de produto: No ano de 2003, o Google lançou o AdSense, um formato adicionado de propaganda. Assim, empresas de qualquer nicho podiam ganhar dinheiro de anúncios dirigidos do Google em sites. São soluções complementares! Como você pode adicionar serviços e produtos para inovar?
Saiba mais no texto “Como produtos, serviços, inovações e inclusão digital se complementam na sua empresa?”
Serviços: são ofertados serviços de propaganda integrada para apoiar clientes a se comunicar com os públicos-alvo. Equipes Google ajudam clientes a comprar AdWords que vão gerar maior volume de vendas. Como seu negócio pode inovar em serviços?
Saiba mais em "Agregue valor com inclusão digital e inovação em serviços".
Essas são algumas inovações do Google citadas pelo livro. Pense bem: se sua empresa inova em alguns atributos, como ela pode comunicar para o mercado?
Incremente sua comunicação com inclusão digital
Vários pontos de uma empresa podem ser otimizados com novas ideias.
Não é só o desempenho do produto que pode ser melhorado. Assim, sua empresa pode usar ferramentas de acessibilidade digital para comunicar sua proposta de valor para o mercado.
Um site mais acessível oferece uma experiência digital personalizada e que atende a cada condição de pessoas usuárias.
Uma pessoa com deficiência visual vai navegar seu site de uma maneira diferente do que uma pessoa surda, por exemplo.
A personalização e as adaptações da web são fundamentais para acolher e incluir variados perfis de audiências. A partir disso, seu site alcança maior credibilidade, autoridade, relevância digital e muito mais clientes.
Uma jornada digital descomplicada e simples atrai até mesmo pessoas sem deficiência. Todo mundo opta pela navegação e usabilidade mais intuitivas e práticas.
A Perto Digital oferece variados recursos para seu negócio ser mais inclusivo digitalmente. Consulte nossa equipe de vendas e conheça nossa proposta.
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