top of page

Descubra como a acessibilidade digital pode aumentar a sua base de clientes

A acessibilidade digital é um tema cada vez mais importante para empresas de todos os setores. Isso porque garantir que o seu site ou aplicativo seja acessível para todos, incluindo pessoas com deficiência, pode aumentar significativamente a sua base de clientes.


De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 15% da população mundial tem algum tipo de deficiência, o que representa cerca de 1 bilhão de pessoas. Além disso, a proporção de idosos na população mundial está aumentando, e muitos deles também podem precisar de acessibilidade digital para acessar conteúdo na internet.



Uma das principais formas de garantir a acessibilidade digital é através da criação de conteúdo que seja compatível com leitores de tela, que são programas que permitem que pessoas com deficiência visual acessem conteúdo na internet. Isso inclui garantir que o seu site ou aplicativo tenha descrições de imagens, botões e outros elementos da interface, além de usar técnicas de codificação para garantir que o conteúdo seja facilmente navegável pelos leitores de tela.


Além disso, é importante que os vídeos e áudios disponíveis em seu site ou aplicativo tenham legendas e descrições de áudio, para que pessoas com deficiência auditiva possam acessá-los. Outras medidas incluem oferecer opções de tamanho de fonte e contraste, e garantir que o conteúdo seja facilmente navegável com teclado.


Além de aumentar a sua base de clientes, garantir a acessibilidade digital também pode ter benefícios adicionais, como melhorar a experiência de usuário para todos, aumentar a sua reputação como uma empresa responsável, inclusiva, que promove e pratica a inclusão.

Outra forma de aumentar sua base de clientes através da acessibilidade digital é tornando seu site ou aplicativo fácil de usar para pessoas com diferentes habilidades e necessidades. Garantindo que o conteúdo seja fácil de ler e entender, usando linguagem simples e evitando jargões técnicos. Além disso, é importante garantir que o site ou aplicativo seja fácil de navegar e que as informações sejam organizadas de forma lógica.


A acessibilidade digital também pode ser melhorada através da criação de conteúdo em diferentes formatos, como áudio, vídeo e texto. Isso garante que pessoas com diferentes necessidades possam acessar e entender o conteúdo de acordo com suas preferências. É importante também garantir que o conteúdo seja compatível com diferentes dispositivos, incluindo desktops, laptops, tablets e smartphones.



Com a implementação da acessibilidade digital sua empresa garante o cumprimento das leis e regulamentos aplicáveis. Em alguns países, as empresas são obrigadas a garantir a acessibilidade digital para pessoas com deficiência, e não cumprir essas regras pode resultar em multas e outras sanções. Além disso, garantir a acessibilidade digital pode ajudar a evitar ações judiciais por discriminação.


No Brasil, em 2015 foi criada a Lei Brasileira de Inclusão, nº 13.146 que tem como objetivo “assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais da pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.”


Se você está interessado em descobrir mais sobre como a acessibilidade digital pode aumentar a sua base de clientes, não hesite em entrar em contato conosco.


Nós possuímos uma solução capaz de transformar seu site em um site acessível a todas as pessoas e assim garantir a acessibilidade digital, e estamos sempre dispostos a ajudar. Clique aqui para entrar em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo.

Comments


© 2022 Perto Digital. Todos os direitos reservados

bottom of page