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Descubra como a acessibilidade digital acelera seu marketing inclusivo


Foguete ascendendo com símbolos de acessibilidade digital ao seu redor, representando a aceleração do marketing inclusivo através da acessibilidade digital.

De que forma seu marketing pode comunicar que está comprometido com inclusão e diversidade? Afinal, este é um dos objetivos de uma marca comprometida com a causa das pessoas com deficiência.


O propósito deste texto é explorar o tema marketing inclusivo trazendo reflexão sobre:


  • A diferença entre diversidade e inclusão;

  • Conceito de marketing inclusivo;

  • Por que a acessibilidade digital acelera seu marketing inclusivo?


Qual é a diferença entre diversidade e inclusão?


A diversidade e a inclusão não são termos sinônimos. Entender essa diferenciação é imprescindível para modelos de negócios alinhados com tendências.


O artigo Diversity Doesn’t Stick Without Inclusion apresenta valiosos insights nesse sentido.


Nesse artigos, a autora Laura Sherbin cita que:


  • times diversificados agregam vantagem competitiva para empreendimentos;

  • diversidade é igual a representação. Já a inclusão é mais voltada para atrair talentos, incentivar participação, fomentar a inovação e o crescimento. É como se a diversidade fosse convidar alguém para uma festa. Já a inclusão envolve convidar essa pessoa para dançar.

  • não adianta ter representatividade sem oportunidade de permanecer e se desenvolver no ambiente de trabalho.


Em outras palavras, a inclusão é alinhar pessoas com perfis diversos com o propósito da empresa. Então, são 4 alavancas que impulsionam inclusão, de acordo com Laura Sherbin:


  • Lideranças inclusiva: envolve 6 comportamentos:

  • garantir a participação da equipe diversa e ter uma escuta ativa;

  • assegurar um bom clima organizacional para propor novas ideias;

  • capacitar colaboradores para a tomada de decisões;

  • receber e implementar sugestões e feedbacks;

  • fornecer feedback acionável;

  • compartilhar o sucesso do empreendimento com a equipe.


  • Autenticidade: um ambiente corporativo deve deixar que os colaboradores expressem seu jeito de ser. Um exemplo de falta de autenticidade é quando uma mulher age como um homem porque está num nicho predominantemente masculino. Seria o caso de nichos de mercado envolvendo indústrias intensivas em ciência, engenharia e tecnologia.

  • Networking e visibilidade: lideranças que apoiam pessoas são fundamentais para garantir o desenvolvimento de talentos.

  • Planos de carreiras: o caminho do sucesso profissional pode ser mais facilmente trilhado com planos de carreira claros. 


Um empreendimento deve trabalhar para identificar as barreiras que impedem o progresso dos talentos. Assim, as organizações podem formular planos específicos para ajudar pessoas a se desenvolverem dentro das empresas.


O progresso na profissão depende da eliminação de barreiras. As corporações que se concentram nessas quatro alavancas conseguem transformações reais. 


Diversidade combinada com inclusão proporciona o ambiente ideal para desenvolver e envolver talentos.


Qual é o conceito de marketing inclusivo?


O mercado publicitário almeja sempre fortalecer a marca diante do público, o que estimula a adoção do marketing inclusivo. No texto Entenda por que é fundamental investir em marketing inclusivo, este tipo de prática é definido.


É uma estratégia que almeja incluir públicos diversos para criar estruturas de campanhas, anúncios e conteúdo.


O marketing inclusivo tende a ser mais genuíno, pois tem o propósito de gerar uma identificação com as pessoas. Até porque o propósito não é atingir públicos específicos.


Focar em grupos minoritários amplia o impacto do seu marketing, porque representa melhor o cotidiano. A realidade dos clientes é diversa! Dessa forma, a diversidade representada nos anúncios gera conexão imediata com os mais variados tipos de públicos.


Outro ponto importante é a linguagem inclusiva. O tom de voz e a linguagem precisam ser cuidadosamente selecionados para que o conteúdo não seja superficial.


Portanto, a linguagem deve ser de fácil compreensão e assumir uma postura inclusiva.  


Sua mensagem deve atingir todas as pessoas. O impacto da sua comunicação deve ser direcionado para clientes de qualquer escolaridade, gênero e nível socioeconômico.


Evite termos complexos e opte pela simplicidade. A diversidade nas equipes pode gerar insights para criar um marketing ainda mais autêntico.


Profissionais com experiências e habilidades complementares podem destravar o potencial criativo da sua marca. Os processos internos e os fluxos de trabalho devem incorporar a diversidade desde a concepção da ideia até a execução.


Pessoas plurais devem ocupar todo tipo de cargo e profissões, contribuindo para consolidar uma cultura empresarial diversa. 


Além disso, é imprescindível criar anúncios fora do estereótipo. São exemplos:


  • mulher que cuida do lar;

  • homem branco e rico;

  • pessoa negra em situação de vulnerabilidade social.


Fugir do estereótipo envolve criar anúncios sem esses exemplos pré-concebidos e enraizados na publicidade tradicional.


Escapar do “lugar comum” envolve retratar grupos de formas diversificadas.  

Diversificar as narrativas e apresentar outras formas de ser e estar no mundo molda percepções.


Logo, a publicidade cumpre um relevante papel na construção de percepções coletivas.


Por que a acessibilidade digital acelera seu marketing inclusivo?


A síntese das ideias expostas nos itens anteriores pode gerar insights sobre marketing inclusivo e acessibilidade digital: 


  1. empresas que estimulam a inclusão e a diversidade garantem times diversos;

  2. ideias plurais garante que seu marketing fuga dos estereótipos e das ideias pré-concebidas;

  3. a comunicação diversificada atinge públicos maiores.


Soluções em acessibilidade digital consolidam um ambiente de trabalho ideal para perfis diversos.


Imagine, por exemplo, que um restaurante contratou uma pessoa com deficiência visual para atuar na parte de postagem de blog.

Esse mesmo restaurante vai precisar de recursos para permitir que esse colaborador navegue pelo blog dele.


Assim, esse empreendimento terá bons insights para criar marketing inclusivo. 

Posts para redes sociais que apresentam pessoas com deficiência almoçando no restaurante é um exemplo.


Para consolidar uma comunicação amigável e autêntica, é indispensável consultar colaboradores com deficiência.


Dessa forma, os temas diversidade, inclusão, diversidade, marketing inclusivo e acessibilidade digital acabam se unindo. O Perto Digital oferece diversas ferramentas para que seu negócio incorpore o acesso digital.


Consulte nossos diferenciais e converse com nossos vendedores. 



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