Ativar a acessibilidade digital em seu negócio envolve quais obstáculos?
O nosso texto de hoje responde essa questão e apresenta bons motivos para seu empreendimento se conectar com a inclusão digital. Afinal, incluir digitalmente o público constituído de pessoas com deficiência é uma demanda mercadológica significativa e um compromisso ético!
Uma marca que abraça a diversidade se posiciona como uma empresa que colabora com um mundo melhor!
Confira os desafios e os benefícios da acessibilidade digital para seu sonho empreendedor.
Como sua empresa lida com a acessibilidade digital?
O maior foco da sua organização deve ser implementar canais digitais acessíveis quando se fala em inclusão para web. Não importa o nicho, atuação, tamanho ou complexidade da sua instituição empreendedora: o acesso digital é um direito do consumidor.
O próprio Estatuto da Pessoa com Deficiência diz isso no artigo 63!
Dessa forma, se seus canais são planejados com acessibilidade desde o começo das operações, você alcança mais resultados. Seu desempenho é otimizado e você reduz custo, tempo e amplia o engajamento dos times de colaboradores.
Assim, na prática, o primeiro grande desafio enfrentado por uma empresa é agregar acessibilidade desde o início! Toda uma cultura de excelência empresarial pode ser mudada se o acolhimento estiver presente nas atitudes e boas práticas. Outra grande questão é se colocar no lugar da pessoa com deficiência para oferecer uma jornada digital mais objetiva.
Pequenos cuidados são essenciais, como adicionar texto alternativo para que seu site seja acessível. Inclusive, suprir essa demanda tão específica significa melhor ranqueamento e maior alcance de pessoas usuárias.
Aliás, colocar sempre texto alternativo deve ser uma prática constante da rotina das equipes.
O cotidiano dos seus talentos deve estar bem alinhado com a acessibilidade! Outro desafio é implementar adaptações em projetos que já estão prontos. Para isso, a liderança deve construir um consenso e informar as pessoas sobre a importância do tema.
Dessa forma, todas as equipes devem “comprar” a ideia de criar produtos digitais mais acessíveis. A liderança não deve impor a acessibilidade! Todos os aspectos da inclusão devem ser alvo de negociação e muita escuta ativa.
Para tanto, a acessibilidade deve estar no briefing de projetos iniciais, o que facilita o entendimento acerca do acesso web. O escopo deve contemplar o atendimento das pessoas com deficiência desde a ideação até a implementação final do projeto.
A sua empresa deve ter um orçamento específico para implementar a acessibilidade e identificar se ela gera resultados.
A alocação de recursos estratégicos e a mensuração do desempenho são outros aspectos desafiantes para as empresas. Agir estrategicamente para contornar esses pontos é imprescindível. Além disso, você pode contar com apoio de uma instituição parceira para implementar a acessibilidade em seus produtos digitais acessíveis.
Dessa forma, sua empresa deve exigir a comprovação de projetos realizados com acessibilidade. Assim, você verifica se o parceiro tem experiência ou não. A conquista de certificações e uma boa nota em validadores automáticos ajudam seu site a incorporar a acessibilidade. Mais importante do que isso é ter a percepção do que a pessoa usuária necessita na jornada digital dela.
A sensibilidade para lidar com o público é imprescindível. Um site conectado com uma audiência mais diversa significa:
mais visitantes;
maior número de conversões;
melhor desempenho financeiro.
Dicas para implementar a acessibilidade digital
Sempre agregue descrição nos elementos informativos para facilitar a navegação e a usabilidade. Imagine que, por exemplo, um conteúdo do seu blog tenha uma tabela.
Agora, pense que essa tabela foi gravada como imagem porque foi feita por um designer. Num cenário ideal, essa tabela deveria ser tratada como código do site.
Como ela foi gravada como imagem, ela precisa de uma descrição. Há mais exemplos. Ícones, elementos clicáveis, setas, botões e sinais de “+” (soma) devem vir acompanhadas de elementos textuais.
Se isso não for possível, o site deve apresentar o tipo de ação que acontecerá a partir das interações.
Outra boa prática é alinhar seu projeto com as diretrizes da WCAG 2.2
Acompanhe mais dicas e orientações no nosso blog da Perto Digital.
Como a inclusão digital pode ativar o máximo desempenho da sua marca?
Um site acessível pode acelerar seus negócios! Para que isso aconteça, cuidados específicos devem ser tomados e toda a sua equipe deve “comprar” a ideia.
Nós oferecemos uma gama de serviços que agregam acessibilidade em variados aspectos do seu empreendimento.
São soluções que vão auxiliar você a divulgar e difundir a importância da web inclusiva para toda a sua equipe.
Com as funcionalidades oferecidas por nós da Perto Digital, você terá indicadores para identificar seus resultados de investir em acessibilidade.
Sua empresa terá muito mais argumentos para validar a inclusão digital internamente.
Converse com nossa equipe de vendas e surpreenda seus clientes.
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