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Customer success e sites acessíveis


A imagem apresenta uma ilustração estilizada de um atendente de suporte ao cliente ou trabalhador de call center. O personagem ilustrado é um homem usando fones de ouvido com um microfone e operando um laptop. Ao lado dele, há uma planta em um vaso sobre a mesa, indicando um ambiente de escritório organizado e amigável. Acima da área de trabalho, há várias bolhas de fala e ícones que podem representar várias tarefas ou notificações relacionadas a comunicações de serviço ao cliente, como mensagens, avaliações de satisfação e chamadas telefônicas. O estilo e os elementos da ilustração sugerem um foco em eficiência e comunicação em um contexto profissional.


Um bom site acessível faz toda a diferença para seu negócio conseguir gerar conexões duradouras com seus clientes. Afinal, saber lidar com pessoas sempre será imprescindível!


Da mesma forma, se seu empreendimento oferecer um atendimento inclusivo, ele estará no coração do mercado. A acessibilidade deve estar presente em todas as etapas do CS (Customer Success).


Sua marca precisa garantir que seus clientes sejam bem atendidos de maneira acolhedora e inclusiva. Essa característica agregará enormemente na reputação do seu sonho empreendedor e ampliará o número de vendas.


Neste texto, você vai aprender sobre o conceito de Customer Success, sucesso do cliente. A partir dessa definição básica, você vai aprender como sites acessíveis se encaixam nesse contexto.


Qual é a definição de Customer Success (sucesso do cliente)?


A equipe de CS atua no pós-venda e vai além disso! O propósito é apoiar o cliente a alcançar uma experiência satisfatória com a solução entregue.


Para que isso ocorra, o time precisa de informações bem específicas sobre o perfil do consumidor. O CS faz parte das operações de qualquer tipo de empresa, seja B2B, B2C e B2B2C. Até porque o sucesso do cliente significa êxito e bom desempenho de um negócio.


A conexão entre atendimento ao cliente e sites acessíveis


A equipe de CS deve incorporar a acessibilidade para garantir que todas as pessoas sejam bem atendidas.


A diversidade humana deve ser celebrada. Um site acessível pode proporcionar uma experiência de pós-venda equitativa e positiva para todos os públicos.


Um site que cumpre as Diretrizes Mundiais de Acessibilidade Digital (WCAG) segue práticas específicas para acolher a pessoa com deficiência.


Essas boas práticas podem otimizar a comunicação entre o time de CS e os clientes. Além do mais, a acessibilidade para sites é uma demanda da Lei nº 13.146. São muitos os motivos para você entregar experiências digitais inclusivas para sua audiência. 


Confira uma das nossas soluções para tornar seu site acessível:


  1. Perto Libras: com esta ferramenta, você pode oferecer um  intérprete virtual em 3D que utiliza a Língua Brasileira de Sinais. Assim, seu conteúdo se torna mais fácil de entender para pessoas que usam Libras. Sua proposta de valor e seus diferenciais serão mais facilmente compreendidos por uma fatia maior da audiência. Assim, existem maiores chances do cliente validar sua solução e atingir uma experiência satisfatória. Todos esses detalhes colaboram para uma boa performance do time de CS. Alguns aspectos que otimizam o recurso de Perto Libras são:

  • A ferramenta demora menos tempo para carregar no seu site;

  • Segue as diretrizes da WCAG. Essas diretrizes garantem um padrão internacional para a acessibilidade online;

  • Serve para desktop e mobile;

  • Compatibilidade com outros plugins.


Como seus canais de atendimento podem ser acessíveis?


A oferta de pós-atendimento através de uma comunicação via Libras é um investimento para gerar um relacionamento com seus clientes. Times que saibam se comunicar através de Libras conseguem apoiar um maior número de pessoas usuárias de soluções empresariais.


A diversidade de necessidades do seu público demanda atendimento especializado e adequado para cada condição. A acessibilidade nas comunicações é fundamental para ajudar cada pessoa dentro do seu contexto específico.


Além do já citado Perto Libras, boas práticas incluem:


  • conhecer preferências e restrições das pessoas usuárias;

  • uso de recursos para aumentar ou reduzir fonte,

  • dashboard numa cor cinza.

  Focar no sucesso do cliente exige agregar acessibilidade nas comunicações e satisfazer um conjunto de necessidades das pessoas usuárias. Clientes satisfeitos significam aprendizado para o time de CS e toda a empresa! Dessa forma, você terá chance para aprimorar suas estratégias comerciais, validar know-how e alcançar mais clientes.


Investir em sites acessíveis demonstra o foco da sua empresa em se adequar aos critérios do ESG. Negócios focados em inclusão educam o mercado, gerando maior proximidade entre pessoas e seu empreendimento.


Essa proximidade garante que suas soluções sejam reconhecidas com as melhores opções do mercado. Sua marca será recomendada através do marketing boca a boca.


Conte com a Perto Digital


Seu negócio pode contar com as soluções trazidas pela Perto Digital para oferecer uma experiência digital inclusiva.


Oferecemos um conjunto de recursos para que seu empreendimento possa atender todos os tipos de necessidades das pessoas com deficiência.


Não importa o perfil, as preferências ou as condições das pessoas usuárias dos seus produtos e/ou serviços. Nossa tecnologia entrega uma experiência digital personalizada e adaptada.


Converse com nosso time de vendas e entregue um maior resultado para seu mercado.

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