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Conheça características dos modelos de negócios B2B acessíveis


Ilustração isométrica de uma pessoa usando um laptop com gráficos de dados e ícones de tecnologia ao redor.

Sendo que B2B é uma empresa que vende para outras empresas, soluções inclusivas devem ser adotadas nesse caso? Afinal, não é um produto vendido diretamente para o cliente! Qual é o impacto de negócios B2B acessíveis no mercado?


Pode parecer que apenas modelos B2C devam se preocupar com inclusão digital, já que lidam diretamente com pessoas. 


Mesmo assim, em ambos os casos, a acessibilidade é uma vantagem competitiva e estimula o crescimento de vendas.  O objetivo deste artigo é explorar três motivos pelos quais as empresas B2B devem adotar acessibilidade.



Por que clientes priorizam negócios B2B acessíveis?


Compradores priorizam produtos acessíveis. 


Na maior parte do tempo, a acessibilidade digital é um requisito para a compra de um software. Contratos de venda podem lidar com riscos gigantescos se esse requisito não for atendido.


Essa realidade acontece por vários motivos:


  • a compra de softwares acessíveis de terceiros faz com que as empresas forneçam experiências para todos os usuários;

  • o acesso deve ser encarado como um processo holístico e estratégico para negócios;

  • se um software de terceiros for integrado num sistema bancário e ele for inacessível, pode haver conflitos com a legislação. Da mesma forma, o banco pode perder clientes; 


A Lei 13.146, Estatuto da Pessoa com Deficiência, fornece detalhes sobre como os negócios devem incorporar a inclusão digital. 


Da mesma forma que empresas B2C estão se preparando para adotar o acesso digital, modelos B2B devem fazer o mesmo.



Produtos digitais acessíveis agregam na retenção de clientes


Empresas devem saber lidar com pessoas e ajudá-las a resolver problemas.

Afinal, lucro é consequência de um serviço bem entregue. Na atual conjuntura econômica, a retenção de clientes garante a sustentabilidade do crescimento. 


Esse raciocínio se aplica aos negócios B2B e B2C. 


O fornecimento de soluções acessíveis B2B ajuda empreendimentos B2C a manter a satisfação dos clientes. É um ciclo virtuoso. Esse quadro gera uma maior retenção de clientes em ambos os casos. 


Se um empreendimento integrar um software inacessível, ele receberá reclamações de clientes, o que torna improvável a renovação de contrato.


Ainda há o fator de incorporar a diversidade, equidade e inclusão (DEI) em compromissos corporativos.  Adotar DEI em estratégias empresariais impulsiona programas de acessibilidade digital.


Empresas podem priorizar fornecedores alinhados com DEI para consolidar parcerias e relacionamento.


Uma empresa comprometida com DEI oferece experiências digitais inclusivas para os times de colaboradores. Isso envolve a garantia de que softwares e sistemas de intranet sejam acessíveis.


A Lei 8.213 de 24 de Julho de 1991 estabelece cotas de vagas para colaboradores com deficiência em empresas.


Já que times diversos são mais inovadores, fazer mais do que a lei demanda é uma boa ideia! Para isso, o ambiente corporativo precisa oferecer recursos acessíveis.


É imprescindível que empresas B2C comprem produtos digitais acessíveis. 


A acessibilidade digital garante que empresas B2B não sofram ações judiciais


Empresas que não incorporam a inclusão digital podem sofrer quais impactos judiciais? Se uma empresa B2C não tiver um site acessível, ela vai conflitar com a legislação.


Esse fato pode causar problemas para a empresa construtora do site.


Todos os empreendimentos precisam assumir compromisso com os requisitos de conformidade.

Agregue acessibilidade B2B em seu modelo empresarial


A acessibilidade B2B se traduz em ganhos para todo o ecossistema de inovação, pois reduz riscos comerciais e legais. Oferecer um produto que incorpora o acesso digital somente no final do ciclo de vida não é uma boa prática.


Um produto deve estar em conformidade desde o começo do ciclo de vida dele, na ideação e pesquisa. Assim, as chances de sucesso se tornam reais.


Um negócio B2B precisa incorporar um mindset acessível desde agora. Por isso, conte com as soluções do Perto Digital. Oferecemos plugins que agregam acessibilidade em sites, recursos para simplificar conteúdos e converter PDFs em documentos acessíveis.


Além disso, nossas ferramentas ofertadas geram textos alternativos. 


Entregamos diagnósticos periódicos sobre a acessibilidade do seu negócio para você tomar as decisões mais acertadas possíveis. São muitas entregas para sua empresa B2B se inserir com maior facilidade no mercado e se conectar com empresas B2C.


Todos acabam ganhando com a adoção da inclusão digital:


  • Empresas B2B fidelizam clientes porque oferecem soluções inclusivas e memoráveis;

  • Negócios B2C aumentam a lucratividade, credibilidade e conquistam maior relevância digital;

  • Pessoas com deficiência têm as necessidades satisfeitas porque usam soluções acessíveis;

  • Pessoas sem deficiência podem usufruir de experiências digitais simples e intuitivas. A acessibilidade traz maior praticidade para o online.

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