top of page

Como trazer acessibilidade para um site de notícias?


Arte em 2D com várias pessoas mexendo em um site

Com o avanço contínuo da tecnologia e a crescente importância da inclusão digital, tornou-se fundamental garantir que todos os indivíduos, independentemente de suas habilidades ou limitações, possam acessar plenamente um conteúdo online.


Em um portal de notícias, onde o acesso rápido e preciso à informação é essencial, a acessibilidade desempenha um papel crucial.


Além de cumprir com obrigações éticas e legais, a busca pela acessibilidade também resulta em benefícios significativos, tanto em termos de alcance quanto de impacto positivo na experiência do usuário.


Os principais tópicos abordados neste conteúdo serão:


- Por que um site de notícias precisa ser acessível?

- Texto alternativo: como ele ajuda na acessibilidade?

- Como a tecnologia e os plugins podem facilitar a vida da sua audiência?


Por que um site de notícias precisa ser acessível?


Um portal de notícias tem uma dimensão cidadã. Na própria Constituição Federal, o preâmbulo da Convenção sobre Direitos das Pessoas com Deficiência traz uns insights muito interessantes. Confira:


Reconhecendo a importância da acessibilidade aos meios físico, social, econômico e cultural, à saúde, à educação e à informação e comunicação, para possibilitar às pessoas com deficiência o pleno gozo de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais;


Em palavras mais simples, esse trecho já reconhece a relevância da informação para o dia a dia dos cidadãos e a necessidade de facilitar o acesso à comunicação.


Até porque seu site e o modelo de negócios focado em divulgar notícias têm a responsabilidade de fomentar debates e formar a opinião pública.


Agora, se a informação é o ouro do século XXI, a rotina das pessoas é a mina.


Essa metáfora poderosa quer explicar como o dia a dia dos indivíduos e cidadãos pode virar conteúdo capaz de esclarecer, entreter, informar e formar ideias nas mãos de bons comunicadores, repórteres, blogueiros e conteudistas.


Além disso, se a notícia for bem relevante e conseguir engajar o maior número de pessoas, ela tem o potencial de viralizar e garantir a sustentabilidade financeira do seu site e projeto empreendedor. Logo, um blog que comenta assuntos de interesse público pode se conectar com uma fatia ainda maior do mercado se for acessível para pessoas com deficiência.


Os fatos do cotidiano afetam todos os segmentos populacionais. O aumento dos preços dos alimentos noticiado pela imprensa, por exemplo, pode facilitar o planejamento financeiro dos cidadãos e um consumo mais responsável. É a voz dos comunicadores que permite isso.


Da mesma forma, o exemplo da subida dos preços dos alimentos precisa ser comunicado às pessoas com deficiência, pois, assim, elas conseguem ter uma vida mais independente, maior autonomia, lutar por direitos e lidar com os desafios diários.


Texto alternativo: como ele ajuda na acessibilidade?


Tudo comunica algum significado e tem o poder de atrair a atenção do público. Em geral, sites, blogs e redes sociais usam muito o poder da imagem para gerar engajamento.


Por isso, por exemplo, um post com elementos visuais impactantes oferece variados estímulos para os usuários. Da mesma forma, o texto alternativo pode ser um elemento bem potente que comunica toda a beleza visual do seu design ou foto, o que acaba atraindo pessoas com deficiência visual.


Confira boas práticas se tratando da escrita de textos alternativos:


  • Foque numa escrita bem objetiva;

  • Não escreva elogios, críticas ou o estado emocional das pessoas numa foto.

Exemplos de textos alternativos elaborados de maneira errada:

  • A foto apresenta 3 pessoas sorrindo bem felizes. Eles estão usando casacos lindos.

  • A foto apresenta 3 pessoas chorando muito tristes. Eles estão usando casacos horríveis.

(frases com muitas opiniões pessoais do escritor).


Exemplo de textos alternativos escritos da maneira certa:

  • A foto apresenta 3 pessoas sorrindo. Eles estão usando casacos.

(frase bem objetiva e sem opinião pessoal).



Como a tecnologia e os plugins podem facilitar a vida da sua audiência?


A tecnologia do Perto Digital oferece um conjunto de plugins específicos para que o seu site seja mais acessível e compatível com as necessidades das pessoas com deficiência.


Os recursos que oferecemos simplificam a experiência de navegação, não importando qual é a deficiência do usuário.


Se sua notícia quer fazer a diferença para a vida da população, ela precisa ser comunicada pelos meios mais acessíveis. Agregue estratégia para impactar os cidadãos que dependem do seu trabalho como comunicador. Diga tudo o que precisa ser comunicado com acessibilidade e inclusão digital.


O Perto Plugin é uma solução para que o seu público-alvo ajuste o conteúdo do seu site. Assim, sua audiência consegue alterar o tamanho da fonte, ajustar cores, modificar contrastes e a disposição dos elementos visuais. Um design acessível e que acolhe a persona independentemente das habilidades visuais.




Comentarios


© 2024 Perto Digital. Todos os direitos reservados

bottom of page