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Como produtos, serviços, inovações e inclusão digital se complementam na sua empresa?


Esta é uma ilustração em estilo minimalista e moderno, predominantemente em tons de verde, branco e preto. No centro da imagem, dois personagens estão dando um 'high five'. Ambos têm um visual estilizado e usam roupas verdes; o personagem à esquerda usa uma calça preta e camisa de manga comprida, enquanto o da direita veste uma saia preta e camisa de manga curta. Eles parecem animados e felizes.  Atrás deles há uma mesa com um monitor de computador sobre ela, sugerindo que estão em um ambiente de escritório. À esquerda da cena, há uma planta em um vaso preto, e à direita, outra planta menor. Há linhas curvas e pontos que se assemelham a um diagrama ou um gráfico estilizado de fundo, e no canto superior esquerdo, um relógio de parede minimalista indicando que são quase 3 horas. A cena evoca produtividade, colaboração e sucesso profissional.


Produtos e serviços podem ser complementares, o que agrega no seu desempenho organizacional.


Além disso, a inclusão digital pode potencializar ainda mais essa complementaridade. Então, o propósito deste texto é examinar o tipo de inovação chamada “Sistema de produtos”. 


Essa inovação consiste em encontrar oportunidades em soluções complementares.


Posteriormente, você vai descobrir como sites acessíveis e inclusivos podem ampliar o alcance do seu sistema de produtos. Acredite! Vale a pena inovar e ser uma marca acolhedora.


O livro “Os Dez tipos de inovação: a disciplina de criação de avanços de ruptura” traz definições sobre “sistema de produtos”.


Os autores Larry Keekey, Ryan Pikkel, Brian Quinn e Helen Walters trazem muitas ideias sobre o tema. Todos esses insights servirão para ampliar o impacto do seu sonho empreendedor.


O que é um sistema de produtos?


Esse tipo de inovação consiste em agrupar ou associar produtos e serviços para criar um sistema escalável e robusto. 


Conexões entre produtos e serviços servem como ecossistema que atraem e encantam clientes, reforçando a defesa contra a concorrência. Agrupar produtos e vender várias soluções em um pacote são formas de inovar.


As empresas de tecnologias são exemplos desse tipo de inovação. Elas criam plataformas que servem para outras empresas criarem produtos e serviços como aplicativos, APIs e kits para desenvolvedores.


Outras inovações de sistema de produto consistem em extensões para soluções já existentes, associações e serviços complementares.  


Mesmo que essas soluções sejam úteis vendidas como únicas, elas se tornam ainda melhores quando vendidas em conjunto. As seguintes perguntas servem para seu negócio encontrar oportunidades e inovações em sistema de produtos:


  1. Seu empreendimento cria vários produtos que se associam de um jeito exclusivo e diferenciado?

  2. A concorrência cria produtos que se conectam com os da sua organização? Esses produtos dependem dessas conexões para funcionar?

  3. A sua empresa oferta serviços distintos e produtos que podem ser associados ou comprados em pacotes?


Um exemplo citado pelo livro é a Microsoft. Anteriormente, os programas do MS Office eram vendidos como produtos separados. Atualmente, são soluções vendidas em pacote.


É exemplo de sistema integrado e usado por empresas do mundo inteiro.

Não são só as empresas de tecnologia que comercializam inovações em sistemas de produtos.


O livro cita o exemplo da Lunchables, pacote de bolachas, queijos e sobremesas anteriormente vendidos separadamente. Todos esses alimentos se tornaram lanches vendidos para crianças levarem para a escola. 


Os lanches vendidos desse jeito são mais divertidos para crianças comerem e mais fáceis para os pais prepararem.


Como a inclusão digital pode ampliar o alcance do seu sistema de produtos?


Imagine que sua empresa seja uma startup que venda soluções em plataforma. 

Seriam disponibilizadas diversas soluções digitais integradas e associadas. Se seu site for inclusivo, seu negócio conseguirá atingir um mercado maior.


Pessoas usuárias com deficiência poderão comprar e usufruir de seus serviços.

Só o fato do seu empreendimento conseguir alcançar essa audiência diversificada já significa mais vendas.


Além disso, essa jornada digital inclusiva e simplificada é um diferencial competitivo, pois facilita a experiência da pessoa usuária. 


É uma ferramenta bem mais direta, memorável e atrativa para seu nicho.

A inclusão digital é uma boa alternativa mesmo que você venda produtos mais convencionais.


Imagine que sua empresa vende pacotes de lanches. É um bom exemplo de sistema de produtos, itens associados. 


Mesmo neste contexto, você vai precisar de um site acolhedor e acessível. 

 Assim, seu modelo de negócios abarcará toda a diversidade de audiências.


Conquiste mais clientes com a inclusão digital!


A acessibilidade em sites é uma forma inteligente e poderosa para atrair novas oportunidades. A Perto Digital fornece serviços para que seu site seja inclusivo para variados clientes e as respectivas condições deles.


Toda a jornada da sua pessoa usuária será transformada! Empreendimentos que celebram as diferenças humanas têm uma preocupação genuína em servir às pessoas.


Converse com nossa equipe e traga forte impacto para a vida dos seus clientes.


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