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Como o Guia WCAG 2.2 pode ajudar você a tangibilizar sua proposta de valor?


Ilustração colorida destacando acessibilidade na web com ícones e pessoas interagindo com tecnologia.

O WCAG é um conjunto de boas práticas para oferecer produtos digitais acessíveis e inclusivos.


As Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG) 2.2 abarcam recomendações para agregar acessibilidade para o conteúdo web. Além disso, quando essas diretrizes são seguidas, os benefícios da sua oferta se tornam mais claros e específicos.


O propósito de seguir essas diretrizes é garantir um fácil acesso às informações. Assim, você pode comunicar a importância da sua proposta de um jeito mais compreensível.


Noutras palavras, os ganhos que sua marca oferece se tornam tangibilizados, perceptíveis. 


A linguagem mais objetiva, suave e focada em apresentar os valores da oferta mercadológica é um diferencial competitivo fundamental!


Seguindo a WCAG, você pode fazer mais do que praticar a inclusão digital e acolher pessoas com deficiência. Será muito mais fácil montar uma explicação sobre sua oferta que faça sentido para seu cliente.


Afinal, tudo começa com a estratégia de educar o mercado, assim como transformar clientes fidelizados em apóstolos da marca.


Como o WCAG pode aumentar a efetividade das suas vendas e apresentação da oferta? Descubra nas linhas abaixo:


Qual é a essência e a base da WCAG 2.2?


Um modelo de negócios que segue essas diretrizes conseguem atingir um público bem diversificado. Assim, será oferecido um conteúdo bem mais acessível para pessoas com deficiência como:


  • cegueira e visão subnormal;

  • surdez e perda auditiva;

  • limitações de movimento;

  • dificuldade de fala;

  • fotossensibilidade;

  • dificuldade de aprendizagem e limitações cognitivas;

  • combinação dessas características.


Mesmo que a WCAG não contemple todas necessidades desses públicos na totalidade, é um importante passo para incorporar acesso. 


O conteúdo todo ficará mais acessível para usuários em geral. A WCAG obedece a uma hierarquia:


  • Princípios: eles constituem o fundamento da acessibilidade web e são definidos como perceptível, operável, compreensível e robusto;

  • Diretrizes: São 13 diretrizes posicionadas logo abaixo dos 4 princípios. Essas 13 diretrizes fornecem objetivos básicos para criar um conteúdo atrativo e acessível para audiências com diferentes deficiências;

  • Critérios de Sucesso: Cada diretriz tem um conjunto de critérios de sucesso. São esses critérios que possibilitam a testagem da acessibilidade de um site, por exemplo. Através desses critérios, podem ser usados requisitos e testes de conformidades em diferentes etapas do projeto. Será possível averiguar se o site é acessível em diferentes fases da programação dele. O nível de conformidade varia. Há o critério de sucesso A (o mais baixo), o A e o AAA (mais elevado);

  • Técnicas de tipo necessária e de tipo sugerida: cada uma das diretrizes e critério de sucesso corresponde a técnicas. Uma técnica pode ser necessária para garantir o critério de sucesso e a acessibilidade. Agora, a técnica do tipo sugerida vai além do que é exigido pelo critério de sucesso e permite um melhor cumprimento das diretrizes. 


Como você pode tangibilizar a proposta de valor com o apoio da WCAG 2.2?


Um exemplo prático pode ajudar a entender melhor esse contexto. Nas linhas abaixo, será apresentado uma estratégia de tangibilização da sua oferta. 

Assim, foi selecionado um trecho bem específico da WCAG 2.2 para exemplificar essa boa prática de apresentação de propostas. Sua linguagem na web será muito mais objetiva e focada em detalhar os benefícios da solução de um jeito acessível. Essa maneira de especificar ganhos e o diferencial competitivo serve para organizar melhor as informações.

Portanto, sua comunicação será bem mais efetiva, contemplando públicos com e sem deficiência. No princípio “compreensível”, temos a “diretriz 3.1 Legível”. Essa diretriz tem o objetivo de tornar todo o conteúdo legível e compreensível. Para validar se seu público consegue interpretar as informações do seu site, há um critério de sucesso bem específico.

É o critério de sucesso “3.1.5 Nível de Leitura”. Esse critério de sucesso faz uma recomendação bem específica: O texto do site deve exigir um nível de interpretação assegurado pelo ensino fundamental completo.


Assim, seu post de blog deve ter uma linguagem suficientemente simples para ser assimilada por pessoas com baixa escolaridade. 


Esse cuidado é fundamental para que você sempre apresente uma proposta de valor combinando informações consistentes e simplicidade. Até porque ser simples não é apelar para um vocabulário pobre!


É ter um jeito especial de apresentar as palavras sem muitos obstáculos, termos técnicos e complexidade. 


Já a “diretriz 3.2 Previsível” tem como objetivo fazer com que as páginas web apareçam e funcionem de modo previsível.


O critério de sucesso "Alteração mediante solicitação 3.2.5" apresenta medidas para garantir a previsibilidade. Isso acontece se as alterações de contexto são iniciadas apenas a pedido do usuário. Outra medida é se as alterações são iniciadas com um mecanismo para desativar essas alterações.


Então, se seu blog tiver um pequeno vídeo explicativo sobre sua oferta, o usuário pode desativar esse recurso. 


Até porque algumas pessoas com deficiência não gostam desse tipo de estímulo sensorial. Esse manuseio de recursos garante que seu site seja previsível, o que significa acessibilidade.


Nessa situação, seu site deve ter mais do que uma funcionalidade para explicar sua proposta de valor.


Ainda, no caso do exemplo citado, mais caminhos comunicacionais devem ser oferecidos. O usuário poderia optar entre ler um texto ou assistir um vídeo explicativo para entender a oferta, por exemplo. 


Assim, seu site terá um maior potencial para atrair clientes. Sempre valide esses recursos de acessibilidade com usuários para ter certeza de que está de acordo com a WCAG 2.2. 


Abrace a WCAG 2.2 com a tecnologia certa


A tecnologia da Perto Digital facilita que seu site atinja todos os critérios de sucesso da WCAG 2.2. Agregar acessibilidade na sua comunicação fará você atingir mais clientes.


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