top of page

Como melhorar a acessibilidade de um site?




A acessibilidade da internet é fundamental para todas as pessoas com deficiência interagirem com o universo web e dados.


Uma sociedade inclusiva só é construída com acesso digital e todos os usuários desenvolvendo habilidades digitais. Informações são imprescindíveis para reivindicar direitos, participar da vida social e econômica. É uma questão de ampliar a cidadania. O tema deste post é a inclusão digital como um ganho importante para os diferentes perfis e necessidades.


O acesso para a internet

A acessibilidade tecnológica é essencial até por uma questão jurídica. O texto “Direito à informação” do site Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios esclarece alguns pontos. O artigo explica os direitos básicos do consumidor com uma linguagem simples e acessível.


Um desses direitos é contar com a informação clara e adequada sobre todas as características de um produto, serviço e solução empresarial.


Até mesmo os riscos da solução precisam ficar especificados. Logo, contar com sites bem acessíveis e páginas web bem acolhedoras é cumprir a legislação! Participar do mercado, comprar, vender e negociar e entender uma proposta de valor são pontos fundamentais de uma economia inclusiva. Portanto, seu site precisa contar com os recursos certos para comunicar os atributos do seu negócio. Deixe que seu empreendimento transforme a vida da sua persona!

Além disso, a acessibilidade tecnológica não fica restrita ao mercado. Participar da vida social e política envolve acessar informações certas para acessar direitos.


Diferentes grupos de usuários como pessoas com deficiência podem ser beneficiados tanto no papel de clientes quanto no papel de cidadãos. Até mesmo interpretar uma lei ou textos jurídicos exige acessibilidade digital, por exemplo. Sites que informam o horário de funcionamento de serviços públicos precisam entregar a informação de forma clara, noutro exemplo.


Existem diferentes tipos de deficiência: visual, auditiva, motora e cognitiva. Como a tecnologia pode beneficiar e contemplar todos esses públicos?


Diretrizes para a acessibilidade:


Um mínimo de critérios específicos são básicos para definir o que é um site acessível.


Há as diretrizes de acessibilidade para conteúdo Web (WCAG 2.1) que tecem diversas recomendações neste sentido. Cada diretriz é subdividida em diretrizes menores.


A internet evolui e a inovação avança. Assim, a WCAG é atualizada para abarcar o maior número de possibilidades inclusivas.


As diretrizes mais básicas são assim descritas:

  • Perceptível: as informações e recursos da interface devem ser apresentados de forma que o usuário possa perceber;

  • Operável: os itens, funcionalidades da interface e a navegação devem ser operáveis.

  • Compreensível: a informação e as operações online devem ser compreensíveis.

  • Robusto: o conteúdo web deve ser suficientemente robusto para ser interpretado por uma ampla gama de usuários, incluindo o uso de tecnologias assistivas.

  • Conformidade: esta diretriz estabelece como apresentar reivindicações de conformidade e descreve o que é suporte a acessibilidade.


A característica “perceptível” engloba a “Diretriz 1.1: Alternativas em textos”, por exemplo. É a oferta de alternativas textuais para conteúdos não textuais. A transformação de um texto com letras pequenas em linguagem braille é um exemplo da aplicação dessa diretriz.

Como seguir todas essas diretrizes se a diversidade humana apresenta perfis com necessidades bem únicas?


A acessibilidade aplicada no seu site


A solução Perto Plugin permite que o próprio usuário selecione a maneira mais confortável de navegar por um site de acordo com a deficiência. Essa tecnologia contempla pessoas com baixa visão, epilepsia, daltonismo, TDAH, dislexia e demais deficiências.


O Perto Plugin oferece um manuseio mais adequado, inclusivo e intuitivo, porque atende às necessidades individuais.


Este plugin fornece uma experiência mais personalizada, adaptada, compatível com as conformidade com as diretrizes (WCAG 2.1). Só isso já agrega mais profissionalismo e credibilidade para seu modelo de negócios e seu espaço virtual! A solução apresenta mais de 30 recursos para que seu usuário tenha maior autonomia e independência quando navegar pelo site.


A acessibilidade digital deve estimular o protagonismo das pessoas! Colocar o poder nas mãos do usuário é mais do que inovação: é um acréscimo de muita empatia na internet.


Acesse e conheça mais sobre o Perto Plugin e transforme seu site ou plataforma em um espaço de pertencimento para todas as pessoas.

תגובות


© 2024 Perto Digital. Todos os direitos reservados

bottom of page