O que é o capacitismo? Quais os efeitos dele na sociedade? Qual é o papel da sua empresa no combate ao capacitismo?
Essas três questões fundamentais vão servir como linha de raciocínio para este texto.
Assim, o propósito deste artigo é trazer direcionamentos estratégicos para você refletir!
Seu jeito de empreender e a acessibilidade digital podem mitigar os conceitos pré-concebidos erradamente contra as pessoas com deficiência!
Afinal, a inovação pode gerar impactos benéficos que mudam a percepção das pessoas.
Confira o que você vai encontrar neste artigo:
A definição de capacitismo.
Qual é a responsabilidade da sua empresa no combate ao capacitismo?
Quais as estratégias envolvendo a acessibilidade digital para lidar com o capacitismo?
Quais os benefícios acessados por um ambiente empresarial que combate o capacitismo?
Qual é a definição de capacitismo?
As palavras têm um poder fantástico! Quando nomeamos alguma coisa, ela passa a existir no nosso cotidiano.
Assim, o preconceito contra pessoas com deficiência tem um nome bem específico: capacitismo. Quando nomeamos preconceitos, a luta por um mundo mais acessível e inclusivo é facilitada!
A Lei 13.146 de 6 de Julho de 2015 traz algumas definições e insights para entender esse cenário.
O Artigo 4º cita que toda a pessoa com deficiência tem direito a oportunidades iguais. Neste sentido, a lei protege contra qualquer forma de discriminação.
Logo adiante, a lei define o que é a descriminação:
a descriminação pode ser uma ação ou omissão. Por exemplo: não contratar uma pessoa só porque ela tem deficiência e desconsiderar as habilidades dela;
todo comportamento discriminatório pode ter o motivo de prejudicar, impedir ou anular o reconhecimento ou exercício dos direitos e liberdades;
é considerado comportamento discriminatório mesmo não tendo motivação. Basta causar impacto negativo na vida da pessoa com deficiência Por exemplo: a descriminação acontece se uma empresa não fornecer adaptações físicas para clientes com deficiência. Basta não fornecer as adaptações para configurar descriminação, tendo ou não um motivo para excluir pessoas com deficiência.
A recusa em fornecer tecnologias assistivas é, também, uma forma de descriminação.
Toda a descriminação é baseada em uma ação ou ou omissão que provoca um efeito negativo na vida de alguém. Essa atitude pode ter uma intenção ou não.
Já o preconceito é uma crença, uma avaliação negativa sobre uma pessoa ou grupo que privilegia outro.
O capacitismo (pensamento) é expresso na descriminação (ação ou omissão) que inferioriza pessoas com deficiência. A falta de acesso digital interfere negativamente na liberdade da pessoa em comprar, vender, empreender e procurar emprego no mundo virtual. Sem a tecnologia, a pessoa não pode se expressar ou construir relacionamentos.
Assim, ela fica em desvantagem perante esse mundo tão hiperconectado.
Qual é a responsabilidade da sua empresa no combate ao capacitismo?
Toda a inovação pode causar um impacto positivo ou negativo. Tudo varia em função do contexto! A inclusão digital por si só já é uma inovação porque oferece funcionalidades específicas que agregam no seu desempenho empresarial. Por isso, sua empresa pode contar com um site acessível e inclusivo para ter maior contato com o mercado!
Além do mais, contar com a inclusão digital pode facilitar a tarefa de divulgar a sua inovação. Com um site acessível, seu empreendimento pode impactar uma audiência muito maior e fechar mais vendas.
Dessa forma, a responsabilidade da sua empresa em combater o capacitismo pode ser resumida nestes aspectos:
oferecer um site acessível é essencial para que o público com deficiência possa comprar de você;
o consumo vira uma questão cidadã. A oferta de acessibilidade digital permite que a sua persona exerça os direitos de cidadão e consumidor.
A oferta de serviços de “Customer Success” (Sucesso do cliente) através de canais acessíveis é uma boa prática, por exemplo.
Afinal, atender clientes com deficiência de acordo com as necessidades de acessibilidade é combater o capacitismo. É uma questão de acolher as demandas sem descriminação, pois você fornece todos os canais de comunicação necessários.
Cada ponto de contato entre o seu negócio e o cliente necessita de uma acessibilidade específica. Isso acontece desde a etapa do marketing até o pós-venda e recomendação da marca para as demais pessoas.
É inegável que o consumo tem uma dimensão cidadã. A oferta de uma boa jornada digital engloba os direitos do consumidor. Se sua marca disponibiliza meios mais fáceis de construir conexões com o mercado, ela ganha relevância digital. Uma marca que apoia a efetivação de direitos do consumidor com deficiência está colaborando com a expansão de um conjunto de direitos. Por exemplo:
Uma loja de materiais escolares que oferece uma experiência de consumo acessível está apoiando o acesso à educação. É o alinhamento entre web inclusiva e acesso ao ensino. Marcas acessíveis podem fomentar o acesso à participação social. Comprando de uma loja de materiais escolares com site acessível, o consumidor pode usufruir de acesso à educação. Assim, ele pode matricular seus filhos na escola, o que significa inclusão na vida escolar, convívio e socialização. O digital acaba migrando para a vida real! Sua marca pode auxiliar na quebra de barreiras sociais e fomentar a participação cidadã. Há, portanto, uma conexão entre inclusão digital e social. Todas essas estratégias e movimentos reforçam o papel da sua empresa em lutar contra o capacitismo e agregar qualidade de vida. Acessar informações e uma experiência de consumo digital mais fácil significa acompanhar as competências exigidas pela Revolução 4.0. A transformação digital exige novos conhecimentos e formas específicas de lidar com a internet. De uma forma indireta, sua marca empresarial que oferece acessibilidade está apoiando a atualização digital da sua persona.
Todos esses casos citados anteriormente exemplificam a responsabilidade do seu empreendimento em lutar contra o capacitismo.
Quais as estratégias envolvendo a acessibilidade digital para lidar com o capacitismo?
Criar websites, aplicativos e plataforma online que garantem o fácil uso por pessoas com diferentes deficiências;
Garantir que a usabilidade e a navegação estejam à serviço da diversidade e do acesso igualitário às informações;
fomentar políticas corporativas e uma cultura empresarial que valoriza a diversidade;
desenvolvimento de soluções sob medida para as pessoas com deficiência.
Aplicação de maneiras mais inclusivas de contratar e desenvolver talentos diversos;
Uso de textos alternativos de qualidade e ferramentas de adaptação do seu site ou plataforma.
Essas são algumas formas da sua empresa combater o capacitismo e promover a inclusão digital. Uma outra forma de combater o capacitismo é prestar atenção nos pensamentos e frases que usamos e que reforçam o preconceito. O capacitismo se esconde nas seguintes maneiras de pensar:
Ser uma pessoa com deficiência é ser uma pessoa:
incapaz;
com falta de fisioterapia.
com falta de fé;
preguiçosa.
doente;
fresca;
com má vontade.
Da mesma forma, você pode incorporar expressões anti-capacitistas no seu vocabulário. Por exemplo:
Substitua “dando uma de João em braço” por “a pessoa é preguiçosa”.
Substitua "que mancada!” por “que vacilo!”.
Substitua “Está cego/surdo?” por “Você prestou atenção no que eu falei?”
Substitua “finge demência” por “Finge que não sabe!”.
Substitua “Mais perdido que cego em tiroteio” por “Não estou conseguindo entender nada.”
Existem várias maneiras da sua empresa incluir incorporar boas práticas de comunicação inclusiva em sua cultura interna.
Todo esse esforço comunicacional em atender as necessidades das pessoas com deficiência é válido para romper com o preconceito.
Palavras tem poder para agregar humanismo na sua forma de lidar com todas as pessoas.
Quais os benefícios acessados por um ambiente empresarial que combate o capacitismo?
Uma empresa com uma intensa força de marca sabe transformar clientes em fãs e atinge um público bem diverso. Se seu empreendimento fosse uma pessoa, ela teria as características certas para atrair a atenção da audiência? Seu marketing e sua comunicação conseguem despertar as emoções certas? Seu marketing pode gerar ainda mais impacto e ter melhor performance se for autêntico. É comunicar humanidade e bons sentimentos para o seu mercado! Com uma mensagem suficientemente impactante, sua marca vai ganhar a atenção de um público variado e maior relevância digital. Essa boa performance em comunicação gera um maior lucro e consolida uma forte presença na vida das pessoas. Portanto, é indispensável que sua marca vá além da autenticidade na comunicação e abrace a diversidade. Ofereça uma experiência digital através de um site amigável e simples. Assim, a identidade da sua organização fica conectada com o combate ao capacitismo. É um comprometimento com a inclusão que reverte numa potente imagem institucional positiva. Por isso, sua organização deve estar sintonizada com a inclusão em todos os detalhes e aspectos:
posicionamento de marca para gerar maior desempenho;
ambiente colaborativo para que a diversidade seja sinônimo de inovação;
atração de talentos específicos e diversos para alavancar a performance da sua equipe;
palavras certas para evitar expressões capacitistas;
web inclusiva para ativar um marketing poderoso e atrativo.
Seu entusiasmo pela inclusão digital pode influenciar todo um ecossistema de inovação!
Com tudo o que já foi exemplificado e conceituado neste artigo, fica fácil concluir que a acessibilidade não é um hype! Uma web acessível é uma inovação que veio para ficar.
Priorizar as demandas específicas do consumidor através de um site acessível significa que sua empresa tem uma apurada escuta ativa.
O exercício de empatia sempre será uma forma de quebrar preconceitos, barreiras sociais e atingir um máximo desempenho empresarial.
Ofereça qualidade, personalização, excelência, conexão e adaptação para a sua pessoa usuária.
Nós podemos apoiar sua empresa a combater o capacitismo
Combater o preconceito e construir um mundo melhor sempre será a sua melhor opção mercadológica!
Conforme citam as primeiras ideias do texto, a tecnologia precisa da inteligência humana para gerar efeitos positivos.
Sendo assim, o progresso tecnológico pode significar maior equidade e oportunidade para todas as pessoas se bem conduzido.
Uma internet acolhedora traz inúmeros benefícios para sua empresa, seu cliente, seus fornecedores e demais stakeholders.
Um bom critério técnico, estratégia e visão empresarial são imprescindíveis para que o seu negócio vire sinônimo de transformação social.
O acesso digital é um diferencial competitivo para qualquer tipo de empreendimento! Não importa o tamanho, nicho, tipo ou modelo de negócio:oferecer uma jornada digital significa vencer a concorrência. Investir em pessoas consolida uma maior reputação para o seu sonho empreendedor.
Seu comprometimento com um amanhã mais inclusivo, acessível e diverso pode gerar maior engajamento e conexão com o mercado.
Nós oferecemos um conjunto de recursos e ferramentas para que sua comunicação digital seja mais acessível e acolhedora.
Com a nossa tecnologia, seu empreendimento vai impactar um público ainda maior!
Nossa proposta de valor consiste em funcionalidades que farão sua marca proporcionar uma experiência digital inigualável e muito acessível.
Traga a transformação para a vida do seu cliente!. Converse com nossa equipe de vendas e conheça nossa oferta de valor.
Comments