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Como convencer sua liderança a adotar a inclusão digital?


Ilustração minimalista mostrando o processo de persuasão da liderança e a adoção da inclusão digital, simbolizada por uma lâmpada representando ideias, um dispositivo digital para inclusão, e figuras em acordo, em cores verde limão, verde floresta, azul escuro, branco e preto.


Qual é o jeito certo de apresentar os benefícios da inclusão digital para a gerência da sua empresa?


 Qual é a ação e a comunicação que geram mais resultados? Como você pode agregar maior efetividade nas negociações e minimizar o risco da empresa não aprovar sua ideia?


Assim, a atitude correta pode gerar interesse genuíno por uma internet mais acessível para pessoas com deficiência. 


Quer ser o colaborador que trouxe inovação, tecnologia e novos modelos de atendimento aos clientes? Então, apresentar os ganhos da inclusão digital pode facilitar a incorporação dela nos sites corporativos.


Essa combinação pode significar um tremendo diferencial competitivo para a empresa onde você atua!


Logicamente, iniciar essas negociações e sugerir essas mudanças demandam estratégias e palavras certas. A partir do texto abaixo, você vai saber todos os pontos principais para sugerir a inclusão digital para sua liderança.


O que significa persuadir?


Antes de mais nada, você precisa entender o significado de persuadir.


Sua comunicação conquistará maior efetividade conhecendo melhor esse conceito. No site da Neil Patel, há o texto “16 Técnicas de Persuasão e Convencimento para Vendas”, onde o autor cita esses significados.


Em termos bem simples, o significado do verbo “persuadir” tem essas características:


  • é uma palavra vinda do latim “persuadere” e quer dizer convencer;

  • é convencer uma pessoa a acreditar em algo ou fazer alguma coisa;

  • consiste em convencer, instigar, induzir, estimular as pessoas a agirem da forma como você planeja;

  • pode ser considerado como o compromisso do vendedor em oferecer uma proposta que seja boa para ele e o mercado;

  • envolve comportamento, argumentos lógicos, simbólicos e emocionais;

  • persuadir é diferente de manipular. Até porque se você manipula um cliente, significa que sua oferta traz ganhos só para você.


Então, é como se você estivesse “vendendo” a ideia de inclusão digital para seu líder. Algumas pontos importantes apresentados pelo blog de Neil Patel e adaptados para esse novo contexto são:


  • Saiba o que o seu chefe entende sobre inclusão digital. Se, por exemplo, é um assunto novo para ele, você terá que argumentar de forma específica. Seria uma situação diferente se ele conhecesse um pouco sobre o tema.

  • Apresente o principal problema da sua empresa que a inclusão digital pode resolver. Imagine, por exemplo, que seu site não consegue um bom ranqueamento no google e as vendas da solução são baixas. Nesse caso, apresente recursos que garantem a acessibilidade digital como um apoio para obter melhores ranqueamentos.

  • Seja flexível em seus argumentos e investigação das dores da sua organização.

  • Bons colaboradores quase sempre conseguem o apoio da liderança para a implementação de novas ideias. É a ideia da reciprocidade entre colaborador e liderança. Invista em entregar valor, maximize seus resultados e deixe o campo preparado para apresentar a inclusão digital.

  • Use provas sociais. Pesquise empresas que já incorporam a acessibilidade e a inclusão digital. O benchmarking estimula o que há de melhor em se tratando de insights.

  • Diga que a inclusão digital está sintonizada com a Lei nº 13.146 que obriga sites a serem mais inclusivos. Isso agrega autoridade no seu discurso, pois demonstra que você sabe do que está falando. Mencione que uma web mais acessível é um passo além da Lei, o que pode se transformar em diferencial competitivo. Portanto, com essa comunicação mais suave, você conquista a afeição e a confiança da sua liderança.

  • Saiba os ganhos da inclusão digital para saber alinhar esses pontos com as expectativas da sua empresa.

  • Comunique a ideia com clareza, objetiva e foco.

  • Cite a inclusão digital como sinônimo de inovação. A ideia de novidade pode despertar o interesse da sua liderança.

  • Apresente os porquê. Gere conexões! 


Quais são os ganhos da inclusão digital?


Os recursos que garantem a inclusão digital facilitam a navegação e o manuseio no seu site. Com essa estratégia, o empreendimento conquista maior mercado e fecha mais vendas. Afinal, o modelo de negócios abraçará consumidores com deficiência.

  • Melhor ranqueamento, posicionamento e relevância digital;

  • Oferta de uma navegação mais fácil e intuitiva, o que agrega valor para o público em geral;

  • Alinhamento com critérios ESG;

  • Apresentação do propósito empresarial e o desejo de querer um mundo mais acessível;

  • Maior atração de investidores e colaboração com stakeholders;

  • Ser um exemplo de inovação para os demais empreendimentos do ecossistema.


Seja qual for o problema que a inclusão digital resolva na sua empresa, conte com a proposta da Perto Digital.

Converse com nossos consultores e equipe de vendas para conhecer mais sobre a nossa proposta de valor.






























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