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Como combinar inclusão digital e inovação em distribuição de produtos?


Imagem minimalista em estilo vetorizado para blog, mostrando um mapa digital com conexões e caixas de produtos, integrando símbolos de acessibilidade, em um layout limpo e profissional usando as cores azul, dois tons de verde, branco e preto.

Pense fora da caixa! O modo como você distribui produtos a clientes e usuários pode ser inovador.

Esse tipo de inovação pode ser ainda mais impactante com a inclusão digital.

Por isso, este texto tem três principais objetivos. Inicialmente, você vai descobrir o que é inovação em canal. Num segundo momento, o texto vai apresentar um exemplo dessa inovação que tem tudo a ver com distribuição de produtos.

O livro “Os Dez tipos de inovação: a disciplina de criação de avanços de ruptura” será usado como base. Os autores Larry Keekey, Ryan Pikkel, Brian Quinn e Helen Walters trazem definições científicas sobre o assunto.


Então, essa obra servirá como fonte de pesquisa. Em terceiro lugar, você vai entender como a inovação em canal pode ser potencializada pela inclusão digital.


O propósito desse post é inspirar você a conectar seu empreendimento com a inovações em canais. 


Além do mais, você vai poder potencializar sua performance empresarial agregando acessibilidade no seu site. Invista na sua marca!


Inove nos seus canais de distribuição!


As inovações em canais englobam formas pelas quais sua empresa conecta produtos e serviços com clientes. Comércio eletrônico pode ser considerado como uma inovação em canais e distribuição. Mesmo assim, canais tradicionais como lojas físicas continuam imprescindíveis.


Até porque lojas físicas oferecem uma experiência de imersão diferenciada do que o online.


Desse jeito, a inovação apresenta alternativas variadas e complementares de distribuir produtos e serviços aos clientes. O propósito desta inovação é possibilitar a compra dos clientes, quando e como desejam.


Para tanto, a experiência de compra deve priorizar o mínimo de atrito e o máximo de satisfação. 


Até porque inovações em canais são muito influenciadas por contextos de mercado, setor e hábitos dos consumidores. Lojas-conceitos são inovações citadas pelo livro.


Elas criam espaços marcantes que exibem a marca e os produtos da empresa.

Já as lojas pop-up são úteis para exibir e destacar produtos durante feriados.


Venda direta através de canais eletrônicos ou outros meios pode reduzir custos gerais indiretos e maximizar margens de lucro. Além disso, essa estratégia agrega vantagens de custo.


As seguintes perguntas podem ativar vários insights e ideias para você identificar possíveis inovações de canal.


  1. Sua empresa oferece seus produtos e/ou serviços aos clientes e usuários de melhores maneiras do que é o comum? A ideia é se diferenciar das práticas tradicionais do seu setor.

  2. Seus clientes falam a outras pessoas sobre as experiências que eles tiveram com sua organização?

  3. Sua empresa utiliza diferentes canais de formas complementares?Por exemplo: expor produtos em pontos de vendas, assim como canais diretos ou virtuais.

  4. Participantes, parceiros, clientes e concorrentes ajudam sua empresa a vender ou distribuir seus produtos?


A Nespresso foi um exemplo citado no livro. Essa empresa foi fundada na Suíça como uma marca voltada para o público amante do café. 

A tecnologia de cápsulas prende os clientes ao sistema desde o começo. A Nespresso apresenta um conjunto de canais para garantir que clientes tenham essas cápsulas com facilidade e praticidade.

O livro cita que a empresa tem mais de 270 lojas de varejo exclusivas. Ela também tem cafeterias próprias ao redor do mundo.

A Nespresso opera quiosques em lojas parceiras como a Macy’s e Bloomingdale’s. Há o Nespresso Club, um canal direto online para novos produtos de café.


Esse canal serve como alertas por e-mail para lembrar que produtos estão quase se esgotando. Assim, os clientes sempre ficam antenados com a marca. 


Desde 1996, a Nespresso comercializa soluções business to business (de empresa para empresa). São parcerias como hotéis e companhias aéreas.

A Nespresso Chef Academy oferece oportunidades de participar de aulas para os melhores chefs e estudar receitas de café.


O programa Nespresso Coffee Sommelier prepara sommeliers profissionais que desejam aprender a harmonizar café com vinho e alimentos. 


São canais que impulsionam as vendas de cápsulas de café e geram oportunidades para a empresa apresentar tecnologia para clientes.


Como a inclusão digital pode acelerar o desempenho do seu canal de vendas?


A inclusão digital é fundamental para suas vendas. Afinal, sites mais acessíveis garantem que seu negócio abarque um maior mercado, conquiste credibilidade e relevância digital.


Se seu empreendimento for um comércio eletrônico, por exemplo, a acessibilidade pode agregar muito valor na navegação do seu site.


Mesmo que seu negócio seja uma loja física e priorize a experiência humana, ele precisa ter um site. Até porque estar na web garante maior reputação e ampliação da marca para seu negócio.


Não importa se seu empreendimento for mais convencional ou uma startup.

Em ambos os casos, a inclusão para sites faz parte de inovação voltada para canais de vendas.


Uma jornada pelo seu site não apenas impacta positivamente as pessoas com deficiência.


A navegação e usabilidade mais simples e práticas beneficiam uma diversidade de perfis. 


Conecte seu empreendimento com o coração das pessoas e esteja mais perto do mercado!


A Perto Digital garante que seu empreendimento incorpore a acessibilidade digital e esteja mais próximo dos seus clientes.

Converse com nossa equipe de vendas e conheça nossos diferenciais.


Seja parte de uma web inclusiva e acolhedora para todas as audiências.


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