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Como aumentar as vendas da Black Friday com a Perto Digital - o caso dos e-commerces


Ilustração de mulher sorridente com cabelo preto segurando sacolas de compras coloridas em cada mão, fundo branco com círculos cinza.

Impacte seu mercado! Como aumentar as vendas da Black Friday? A resposta para essa pergunta pode gerar inúmeros insights para o seu e-commerce!

O propósito deste texto é pontuar algumas dicas estratégicas para sua marca empreendedora performar. 

Assim, vamos explorar as dores enfrentadas pelo e-commerce que não conta com a acessibilidade digital. Posteriormente, você vai descobrir como nossa proposta de valor pode ativar ganhos em seu modelo de negócio.


Estratégias focadas em como aumentar as vendas da Black Friday


Ilustração com alvos, engrenagens, peças de xadrez e lâmpada, símbolos de estratégia e inovação.

De acordo com Pesquisa feita pelo Idec (Instituto de Defesa de Consumidores)  em 2017, o Brasil corresponde a 53% do comércio eletrônico na América Latina. Ainda, a pesquisa revela que o lucro somado das dez maiores empresas nacionais de comércio eletrônico somaram R$25,4 bilhões em vendas em 2016.

Em virtude desse cenário econômico positivo no passado, cabe a questão: qual é a estratégia para ampliar as vendas na sua loja eletrônica?

Toda a pessoa com deficiência tem o direito de participar da vida online assegurado pela Lei 13.146

Essa Lei afirma que a concepção e implantação de projetos de informação, comunicação, sistemas e tecnologias devem atender ao desenho universal. A referência é a norma de acessibilidade.

Logo, seus projetos digitais devem incorporar o acesso e boas práticas inclusivas desde o começo.

Há, portanto, boas razões para seu e-commerce adotar ferramentas acessíveis.

Afinal, contar com esse tipo de soluções significa que seu negócio promove a inclusão e atinge um público maior. Empresas têm responsabilidade no combate ao capacitismo. Além das soluções em acessibilidade, seu e-commerce pode contar com as seguintes estratégias para se comunicar bem com o público:


  • personalize sua comunicação: ofereça propostas com atributos diferenciados;


  • estude o seu público e as características mais marcantes dele: essa análise contribuirá para personalizar sua oferta;

  • apresente soluções que sejam únicas, ultra-específicas, úteis e urgentes;

  • traga simplicidade e objetividade para a sua comunicação.


A acessibilidade em e-commerces é uma inovação por si só

Aliás, toda a experiência do seu cliente com sua marca deve ser considerada. 

Não é só o produto em si: todo o contexto da compra deve ser acessível para agregar valor. É uma questão de simplificar a jornada da pessoa usuária. 


Quais são os recursos em acessibilidade que melhoram a jornada digital?


Ilustração de um monitor, tablet e smartphone exibindo ícones de acessibilidade: cadeira de rodas, áudio desligado e deficiência visual.

As principais soluções que acessibilizam seu e-commerce são:



  • Compatibilidade entre leitores de tela e site. A conexão com tecnologias assistivas é imprescindível. Sua loja virtual deve contar com ofertas detalhadas, páginas bem estruturadas e títulos explicativos;

  • Facilidade em navegar e usar. Design responsivo e simplicidade nos menus de navegação são fundamentais. Eles agregam facilidade na interação em computadores e dispositivos móveis;

  • Seu e-commerce deve contar com contraste suficiente para fazer com que textos e elementos visuais sejam distinguíveis:


  • Pessoas usuárias devem poder navegar em seu e-commerce de variados jeitos. Mouse, touchscreen e teclado são exemplos dessas maneiras variadas;

  • A avaliação periódica possibilita identificar problemas na acessibilidade do seu e-commerce.


A Perto Digital conta com o Perto Plugin que permite modificar o contraste. 

Além disso, a solução possibilita que a pessoa usuária possa usufruir de variadas formas de navegar. 


O que o passado diz sobre o futuro do seu e-commerce?


Ilustração com ampulheta, foguete, cronômetro, calendário, lista de tarefas, gráfico de eficiência e lâmpada representando produtividade.

Analisar um caso do passado pode trazer luzes para o debate envolvendo comércio eletrônico.

Os dados da pesquisa Click-Away Pound 2019 apresentam muitas reflexões.

Quase três quartos dos consumidores online com deficiência (69%) sairão de sites se forem difíceis de navegar. A falta de acessibilidade digital pode ser um grande motivador para deixar sites.

Esses 69% representam 4,9 milhões de compradores online, o que equivale a £ 17,1 bilhões.

Esse valor, por sua vez, corresponde a 10% do gasto online do Reino Unido. Os varejistas do Reino Unido perdem £ 17 bilhões todos os anos por não atenderem às necessidades dos clientes com deficiência. No Reino Unido, o número de pessoas com deficiência com necessidades de acesso era de 6,10 milhões em 2016. Esse número saltou para 7,15 milhões em 2019.

O crescimento desse número significa um aumento do poder de compra para pouco menos de £ 25 bilhões. O tamanho deste mercado revela o quanto é importante ter um site acessível para usufruir de boas oportunidades.

Essa mesma pesquisa demonstra que 86% das pessoas usuárias com necessidades de acesso gastariam mais se houvessem menos barreiras. 

Já a edição da pesquisa Click-Away Pound em 2016 demonstra que 82% das pessoas usuárias gastariam mais com menos barreiras em sites. A conclusão dessa parte do relatório é bastante óbvia. O aumento entre os anos de 2016 e 2019 demonstra que pessoas com deficiência compram mais quando o serviço é acessível.

A edição da pesquisa Click-Away Pound 2019 afirma que 83% dos participantes limitam suas compras a sites que sabem que são acessíveis.

O número confirma: sites com acessibilidade fidelizam clientes. 86% dos entrevistados disseram optar por pagar mais por um produto de um site acessível. 

Aliás, 75% das pessoas usuárias com necessidades de acesso afirmam que acessibilidade é mais importante do que preço. 

35% das pessoas usuárias com necessidades de acessibilidade escolhem o smartphone como dispositivo preferido para comprar. 

Simultaneamente, o computador de mesa como dispositivo preferido caiu de 38% para 24% entre usuários com necessidades de acesso. Já para o caso do laptop, o número caiu de 38% para 29%. A preferência por smartphones aumentou de 11% para 41% entre pessoas usuárias de leitores de tela no Reino Unido.

Todo esse contexto demonstra que é imprescindível garantir acessibilidade para sites através de dispositivos móveis e computadores de mesa.

Essa pesquisa do Reino Unido do ano de 2019 demonstra que vale a pena investir em acessibilidade. 

Casos internacionais do passado podem validar relevantes insights e apontar para os caminhos tomados pelo mercado.


Como nós podemos potencializar as vendas do seu e-commerce?

Nossa proposta de valor agrega acessibilidade em seu site.

Nós, a equipe da Perto Digital, temos soluções para que seu site e seu negócio alcance clientes com deficiência.

Esse atributo agregado no seu negócio fará com que seu e-commerce conquiste maior credibilidade e competitividade.

Contar com essa nossa tecnologia é importantíssimo em qualquer época do ano, ainda mais nessa Black Friday.

Afinal, a combinação entre preço baixo, qualidade e acessibilidade é imbatível!

Converse com nossa equipe e conheça nossa oferta.


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