top of page

Como as empresas ativam o potencial da Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI)?


Grande engrenagem central cercada por engrenagens menores com símbolos de diversidade, equidade e inclusão, representando a ativação do potencial de DEI nas empresas.

As empresas inclusivas desenvolvem uma forte cultura focadas em Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI). O artigo escrito por Judá Nunes, Letramento em futuros inclusivos na era da diversidade corporativa, apresenta insights nesse sentido. 


São estratégias para fortalecer a cultura corporativa. O texto de Judá apresenta a inclusão empresarial como meio para agregar vários tipos de audiência.


Assim, perfis pertencentes à LGBTI+, pauta das pessoas com deficiência e causas raciais podem ser contemplados com oportunidades de trabalho.

É uma perspectiva bastante abrangente sobre a inclusão.


Apesar disso, o blog da Perto Digital vai focar em combinar a pauta das pessoas com deficiência com os insights de Judá.


A DEI e a consolidação de uma cultura empresarial inclusiva precisam estar bem ajustadas e integradas. As práticas cotidianas e processos rotineiros devem incorporar o acesso em cada aspecto.


Todo o meio ambiente corporativo e as equipes devem ser mais receptivas e acolhedoras.  O propósito do texto de Judá, então, é apresentar o conceito de Letramento em futuros ou Letramento inclusivo.


Essa habilidade foi definida no artigo original e será conceituada no presente post nas linhas abaixo. Assim, o blog da Perto Digital vai associar inclusão digital de pessoas com deficiência e Letramento em futuros.


Dessa forma, será possível mostrar como esses temas estão conectados com Diversidade, Equidade e Inclusão.


O objetivo é aproximar ainda mais a definição de empresa inclusiva de boas práticas.



O que é o Letramento em futuros numa empresa inclusiva?


É uma habilidade imprescindível para consolidar uma cultura empresarial mais acessível e acolhedora. É a capacidade de ensinar e/ou aprender a valorizar as diferenças entre pessoas existentes no ambiente corporativo e sociedade.


Numa empresa, por exemplo, equipes desenvolvem uma interação mais positiva com as diferenças.


Para tanto, o cultivo de boas práticas relacionais, comunicacionais e gerenciais é imprescindível. Tolerância e aceitação das diferentes origens, identidades, perspectivas e experiências acontecem no dia a dia.


Outro aspecto importante é a desconstrução de crenças e atitudes em relação a si mesmo e à diversidade.


Afinal, a força de trabalho nas empresas e nos times é bastante diversificada! 

Abraçar a inclusão de pessoas com deficiência é agregar inteligência nas estratégias mercadológicas e uma questão ética.


A justiça social e uma boa performance econômica são resultados da adoção dessas boas práticas.


Um bom início para o Letramento em Futuros pode contemplar os seguintes pontos:

  • Realização de uma avaliação interna para saber como o seu modelo de negócios pode ser mais inclusivo;

  • Envolver equipes, times e lideranças em pesquisas de clima organizacional, grupos de discussão e entrevistas com funcionários;

  • Identificação de barreiras e obstáculos para que seu ambiente de trabalho seja mais receptivo;


Letramento em futuros, Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI)


A implementação dessas boas estratégias visa garantir o atendimento personalizado para cada colaborador. Assim, a alta gerência e lideranças poderão alocar talentos com maior critério técnico e avaliar o desempenho com maior precisão.


A atração, desenvolvimento, gestão e fidelização de bons colaboradores são consequências.


Esses planos de ação resultarão no enriquecimento do trabalho em equipe. Seu espaço de atividade proporcionará uma maior experiência de pertencimento!


Neste ponto, a inclusão digital pode fortalecer ainda mais o Letramentos em Futuros!


Até porque essas práticas têm tem uma forte conexão com a Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI). Afinal, um site acessível que contemple pessoas com deficiências visuais, auditivas ou cognitivas é um exemplo.


São usos específicos e alternativos da tecnologia que agregam na aceitação do diferente e do singular.


É a promoção de uma melhor qualidade de vida. A inclusão digital das pessoas com deficiência e o letramento em futuros promovem um repensar sobre a cultura empresarial.


Alinhando o seu mindset com esses conceitos, seu modelo de negócios atingirá uma fatia maior do mercado.


Sites mais acessíveis não são só bons para colaboradores, pois beneficiam clientes com deficiência, por exemplo. Saber lidar com as particularidades e necessidades das pessoas é operar empreendimentos com maior probabilidade de alcançar sucesso.


Tenha empatia pela sua equipe assim como você tem empatia pela clientela!


Todas as pessoas merecem igualdade de oportunidades, equidade e tratamento digno! Essa parte mais humana é fundamental em qualquer empresa.


Essa abordagem de aceitar as diferenças consolida ambientes inovadores, onde pessoas se sentem valorizadas.


Essa sintonia entre empresa inclusiva e capital humano pode ser potencializada pelos recursos, tecnologias e acesso online. Dessa forma, a inovação e o trabalho em equipe produzirão um futuro melhor e ampliarão o desempenho da corporação. 


Escreva o futuro da sua empresa!


A proposta de valor da Perto Digital consiste em recursos para adicionar acessibilidade digital na sua rotina empresarial.


Nossos plugins e funcionalidades permitem que seu site seja mais acessível, assim como documentos eletrônicos e demais aspectos virtuais. Descubra um novo jeito de atender as necessidades dos seus colaboradores e clientes através da inclusão digital!


Seja uma empresa inclusiva com a nossa tecnologia e gere mais resultados!


Comments


© 2022 Perto Digital. Todos os direitos reservados

bottom of page