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Como a acessibilidade digital e as atualizações do Google se complementam?


Ilustração minimalista representando um dispositivo com recursos de acessibilidade e símbolos de atualizações do Google, destacando como ambos se complementam.


Por que sua marca deve investir em acessibilidade para sites? O Google está sempre sendo atualizado para oferecer uma melhor experiência para o usuário. 


Logo, essas mesmas atualizações moldam o jeito do Google encaminhar conteúdo para o usuário. Nesse aspecto, se seu conteúdo for acessível, ele atingirá um mercado mais abrangente. 


Assim, o propósito deste artigo é apresentar como essas duas coisas estão relacionadas.


Como funciona essa última atualização?


O Google EAT é uma atualização do algoritmo surgida em 2018. O foco dessa atualização foi otimizar o SEO (Search Engine Optimization). Dessa forma, o mecanismo de busca impede que conteúdos duvidosos apareçam logo nas primeiras páginas. 


O texto Google EAT: O Que É e Como Melhorar o Seu Ranking (2023) fornece maiores explicações.


Cada uma das letras de EAT representa um significado:


E: Expertise (especialização)


A:  Authoritativeness (autoridade)


T: Trustworthiness (confiança).


Seu conteúdo deve seguir esses critérios para conseguir um bom desempenho nos motores de busca.


  1. Expertise (especialização): seu conteúdo deve ser aprofundado. O google leva muito em consideração se o conteúdo é de um iniciante ou especialista. As respostas oferecidas pelos sites devem contar insights e direcionamentos de especialistas. Um site que consegue se manter relevante amplia o fator de expertise.

  2. Authoritativeness (Autoridade): páginas de alta relevância conseguem ter maior autoridade. Se muitos usuários acessam seu site através do Google e encontram boas respostas, acontece um ganho de autoridade. O tempo de permanência numa página influencia nesse critério. Algumas páginas apresentam links que encaminham a pessoa usuária para outra página. Esses links são chamados de Backlinks. Se uma página estabelece um link para outra, ela repassa autoridade. Assim, um link em uma única página de grande relevância agrega muito mais autoridade. Já vários links em conteúdo de baixa qualidade não agrega tanta autoridade assim.

  3. Trustworthiness (Confiabilidade): nesse caso, as páginas precisam ser confiáveis. Nesse caso, o site deve apresentar segurança. As páginas devem estar sem links quebrados ou que levam a páginas não-relacionadas. Já excesso de itens, baixa velocidade do site e presença de malwares reduzem a confiabilidade. O mesmo raciocínio se aplica a conteúdos de baixa qualidade, erros gramaticais, falta de escaneabilidade e navegabilidade comprometida. Sites sem design responsivos e proteção de dados são penalizados também.


Assim, cada domínio, autor e página têm EAT próprios. Na prática, a relevância do autor de um blog empresarial é avaliada pela procedência de outros artigos dele.


Menções sobre o autor é uma das formas de mensurar o EAT. Consistência e qualidade do conteúdo criado dizem muito sobre se um autor é autoridade ou não.


Da mesma forma, o Google avalia positivamente artigos com provas científicas, pesquisas e materiais complementares.


Conteúdos que recebem atualizações conquistam maior EAT. Blogs de empresas que recebem avaliações positivas de usuários e clientes conquistam maior ranqueamento. Boas práticas para garantir o EAT são:


  1. Investir em reputação: sites conquistam credibilidade a partir de avaliações dos clientes e usuários.

  2. As menções de sites com autoridade alta: as páginas com links que levam ao seu site devem ter alta autoridade. Ter o seu blog citado num site de relevância garante ranqueamento, por exemplo. Menções em fóruns de discussão, redes sociais e enciclopédias digitais consolidam relevância do seu negócio.


Como a atualização EAT e a acessibilidade digital estão conectadas?


Por que sites com acessibilidade digital podem se beneficiar com a atualização EAT? Se, por exemplo, um site de receitas culinárias tiver um conteúdo adequado para pessoas com deficiência, ele receberá mais visitas. Esse fato pode:

  • fazer com que seu site receba avaliações positivas, já que o número de visitas aumentou;

  • gerar mais insights sobre o tipo específico de conteúdo que sua audiência consome. Assim, você segmenta com maior critério;

  • posicionar seu site como especialista e autoridade para um público maior. A confiabilidade no seu negócios aumenta.

Empreendimentos tradicionais podem se beneficiar amplamente dessa atualização se criarem um bom conteúdo. O mesmo acontece com modelos de negócios inovadores.


Se uma solução que o mercado desconhece aplica a estratégia de um bom marketing, ela conquista autoridade e confiabilidade.


Então, ela vira referência no assunto e o nicho que vende essa solução vira especialista.


Com ajustes e refinamento, seu site ganha relevância e outros sites de grande valor empresarial podem citar seu conteúdo. Essa é uma forma de construir autoridade. Sua mensagem estará espalhada por toda a internet!


Por isso, a acessibilidade digital é imprescindível para um ganho de reputação.


Além disso, outros sites e negócios podem se inspirar em você e implementar o acesso digital. Marketing de conteúdo serve a todos os públicos!


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